8 ESTRATÉGIAS SPONSORSHIP PARA LÍDERES - ABA

ABA

8 ESTRATÉGIAS SPONSORSHIP PARA LÍDERES

Liderança é algo que requer uma série de habilidades para ser bem desempenhada. Todas as pessoas que assumem o posto de líder desejam se destacar. Afinal, ser líder significa ser uma espécie de regente em uma orquestra. Algo que confere um certo poder, uma espécie de governança.

Sponsorship: O patrocinador, portanto, deve compreender muito bem o projeto e seus resultados esperados. Ele deve ainda conhecer o contexto organizacional e os desafios internos e externos da organização.

Sobre o papel do Sponsor (patrocinador) do projeto. Certamente, um bom patrocínio é um fator crítico de sucesso para os projetos, principalmente projetos grandes e complexos.

8 estratégias para Sponsorship de um líder

  1. Estimule a criatividade da equipe: Pensamentos engessados e atividades feitas no “piloto automático” não rendem bons resultados. Por isso, para se tornar um bom líder é preciso uma boa dose de liberdade de criação, para si e para a equipe.
  2.   Tenha atitudes inspiradoras: Líderes são como representantes. Não se trata apenas de alguém conduzindo a equipe, mas um espelho para o trabalho dos colaboradores que estão sob sua liderança.
  3.   Sinta entusiasmo pelo trabalho: Liderança requer dedicação e uma boa dose de energia positiva. Não há como liderar de maneira eficaz sem paixão e entusiasmo pelo trabalho que está sendo realizado.
  4. Saiba ouvir tão bem quanto falar: A boa comunicação é um dos pontos mais importantes quando se fala em liderança. Afinal, não há como transmitir a mensagem correta ao grupo quando há ruídos na comunicação. Pior ainda é um líder saber falar muito bem, mas não ter bons ouvidos.
  5.  Um bom líder é positivo e motivador: Imagine quão desagradável pode ser a convivência com um líder rabugento, reclamão e negativo. Ninguém gosta de pessoas assim por perto, menos ainda quando é justamente delas que esperamos motivação e otimismo.
  6.  Esteja aberto a novas ideias: Não pense que sabe tudo ou que sabe mais do que qualquer membro da sua equipe. Ser um líder de sucesso é estar aberto a propostas e ideias novas, levando em conta o conhecimento e a experiência de cada colaborador.
  7.  Reconheça e recompense um bom trabalho: Todos nós buscamos reconhecimento. Não é diferente com as pessoas que trabalham sob sua liderança. Por isso, uma das qualidades do bom líder é saber reconhecer o trabalho do grupo e recompensar um desempenho satisfatório.
  8.  Invista em autoconhecimento: Para ser um bom líder é preciso reconhecer as próprias habilidades e limitações. Existem diversos estilos de liderança. Se você descobrir qual é o seu, será muito mais fácil alcançar bons resultados. Todavia, buscar o autoconhecimento pessoal juntamente com as questões profissionais é o mais recomendado e, para isso, fazer psicoterapia pode ajudar muito!

Wideman (2004), reforça as atribuições do Patrocinador:

  • Participar da seleção e priorização de projetos
  • Participar da alocação de recursos
  • Compreender e defender a necessidade do projeto
  • Alertar o gerente do projeto a respeito de fatores externos ao projeto que podem impacta-lo (circunstâncias econômicas, ambientais, sociais, organizacionais etc)
  • Auxiliar o gerente do projeto nas decisões do projeto, oferecendo mentoring e assumindo decisões além da responsabilidade do gerente
  • Assumir a responsabilidade pelo projeto, acompanhando seus resultados e progresso
  • Reportar desempenho e resultados para a gerência sênior ou alta administração

Como um líder, o patrocinador defende o projeto. Líderes são aqueles que andam na frente, genuinamente comprometidos (Peter Senge).

Foco do Sponsor é facilitador da Gestão da Mudança como?

  • Comunicar com seus liderados sobre a mudança.
  • Demonstrar suporte à mudança.
  • Apoiar os empregados ao longo da mudança.
  • Engajar-se com a equipe do projeto e prover suporte.
  • Identificar e gerenciar a resistência.

Neste sentido, o patrocinador também alivia a pressão sobre o gerente do projeto, cuja principal responsabilidade é gerenciar o trabalho do projeto e a entrega dos resultados (Wideman, 2004).

Gostou do nosso conteúdo?

Comente aqui se você já adota ESTRATÉGIAS DE SPONSOR ou quer saber mais, nos conte alguma situação para poder ajudar você.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.