Bem-estar: O papel da empresa na qualidade de vida dos colaboradores. - ABA

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Bem-estar: O papel da empresa na qualidade de vida dos colaboradores.

bem-estar no trabalho

A sua empresa possui ações para promover a qualidade de vida dos colaboradores?

Toda empresa comprometida com o bom desenvolvimento de suas equipes tem como foco a qualidade de vida no trabalho.

Embora a produtividade seja uma busca importante para o crescimento de uma empresa, quando se busca somente a ela, pode-se ter a irônica queda na produção.

Por outro lado, gestores que, junto do departamento de RH, prezam por seu capital humano, colhem frutos enriquecedores e duradouros.

O que é qualidade de vida no trabalho?

Seu intuito é de conseguir acompanhar, mensurar, remediar, preparar e aumentar o bem-estar da corporação; em nível coletivo e individual.

É o entendimento do impacto que a empresa tem sobre seus colaboradores. Ou seja, quando feita sem cuidado nem consideração pelo trabalhador, a atuação da empresa tem um efeito nocivo na vida de seu funcionário. Já o desenvolvimento de programas de qualidade de vida no trabalho age de modo a criar um efeito positivo da empresa em cada um.

A QVT está diretamente ligada à produtividade e, também, à motivação. Ela permite um maior grau de satisfação do colaborador, seja com suas responsabilidades, seja com a equipe e o ambiente como um todo. Além disso, compreende uma noção de que é preciso permitir e incentivar a busca pessoal das pessoas, fora da empresa, mas facilitada por essa.

A qualidade de vida no trabalho também engloba

  • Condições plenas para exercer suas funções de maneira saudável;
  • Acolhimento emocional genuíno;
  • Acesso a benefícios que atendam necessidades reais;
  • Comunicação aberta e generosa entre as diferentes partes;
  • Remuneração condizente e igualitária;
  • Amparo para grupos oprimidos e minorias;
  • Percepção de eficiência e eficácia no trabalho realizado;
  • Oportunidade de desenvolvimento profissional.

Principais problemas no ambiente de trabalho

Em 2005, dois pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, conduziram um grande estudo sobre a arquitetura interna dos prédios comerciais. O que a pesquisa concluiu foi que ambientes com maior isolamento causam maior grau de satisfação entre os colaboradores.

A principal queixa relacionada aos ambientes abertos foi relacionada à falta de privacidade sonora — ou o fato de todos ouvirem as conversas o tempo todo.

Os participantes da pesquisa reconheceram uma maior facilidade de interação nos ambientes abertos. Mas isso, para eles, não compensa o estresse causado por esse tipo de ambiente.

Entre os maiores problemas no ambiente de trabalho se encontram:

  • Estresse: Um ambiente estressante pode causar não só problemas de saúde, mas também levar a erros na execução das tarefas. Problema que pode piorar quando colaboradores se sentem pressionados pela competição, pulando férias ou trabalhando doentes.
  • Barulho: O ruído além de trazer problemas de dores de cabeça, também prejudica a concentração, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores.
  • Qualidade do ar: Num ambiente onde não há uma ventilação adequada, os níveis de ácaro aumentam, e a qualidade do ar diminui. O resultado é o comprometimento da saúde dos trabalhadores.
  • Ergonomia: Altura da mesa de trabalho inadequada, cadeiras desconfortáveis e posição errada de teclado e monitores podem gerar dores aos colaboradores, que não conseguirá manter sua produtividade.

Como promover a qualidade de vida no trabalho?

Então, como é possível sair de um cenário de insatisfação, com reclamações e muitos sinais de estresse, para um de verdadeira qualidade de vida no trabalho, com boa comunicação e proatividade?

É preciso agir e mudar algumas culturas organizacionais. Assim sendo, o RH encontra diferentes ações pontuais que podem promover essa transição – que não ocorre de uma hora para a outra – em busca de mais qualidade de vida no trabalho.

  • Promover desenvolvimento

Permita que seus colaboradores cresçam dentro e fora da empresa. Ofereça treinamento e educação. Seu funcionário precisa do seu apoio para ganhar conhecimento e recursos para se desenvolver. Uma boa ideia também é dar educação financeira, unindo interesses profissionais e pessoas do trabalhador.

  • Não deixa o básico de lado

Remuneração adequada e com equidade faz toda a diferença, já que o salário demonstra o valor que um funcionário tem para a empresa. Além disso, dê espaço e flexibilidade para o seu funcionário. Sair de um ambiente rígido, e mal remunerado, para um flexível, e justo, atualiza sua empresa para o século XXI e a aproxima de suas diferentes equipes.

  • Saúde física e emocional

Através de uma escuta próxima e de benefícios, a organização consegue cuidar melhor da saúde de todos os seus trabalhadores. Isso quer dizer não ser uma fonte de desgastes, seja por aparelhos, rotinas e ambientes inadequados, e oferecer ajuda quando necessário, facilitando o acesso a consultas e respeitando as limitações de todos.

  • Apoio à diversidade

Indivíduos de grupos oprimidos (seja por gênero, raça, sexualidade ou qualquer outra característica, física ou não) podem experimentar problemas com a qualidade de vida no trabalho que outros não vivenciam. Então, além de trazer mais dessas pessoas para dentro, com oportunidades justas, sensibilize todos os funcionários para um trato adequado e boa recepção.

  • Comunicação não violenta

Deixar para trás uma situação de clima organizacional desfavorável é lidar com uma herança de comunicação ruim. Para ajudar, eduque seus colaboradores sobre comunicação não violenta – e os incentive a construir trocas mais produtivas e respeitosas. Manter o bom relacionamento é crucial para aumentar a QVT.

Uma relação que só oferece benefícios para ambos os lados precisa ser desenvolvida nas corporações. Por isso, apostar em programas de bem-estar no trabalho, pode melhorar o físico e emocional dos colaboradores assim como trazer vantagens que podem mudar a realidade já estabelecida na empresa.

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