Como aplicar técnica de Mindfulness na sua empresa – ABA

ABA

Como aplicar técnica de Mindfulness na sua empresa

Você tem práticas de atenção plena aplicada a seus líderes e colaboradores?

O que é Mindfull?

A prática do mindfulness é, portanto, o exercício de se concentrar no momento presente, mantendo uma constante consciência do agora – nossos sentimentos, emoções, desconfortos, ambiente

Para que serve o mindfulness?

Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade. Não importa o quão longe nossa mente consiga se afastar, a atenção plena ajuda a nos encaminhar de volta para onde estamos e o que estamos fazendo e sentindo.

Em que lugares o mindfulness pode ser feito?

Com treino, você consegue fazer em qualquer lugar e já no modo automático quando estiver diante de alguma situação de estresse. Essa técnica de controle de ansiedade é bem útil. Tente ir para um lugar tranquilo, foque nesse exercício e sempre que sentir que está perdendo o foco na respiração, recomece.

6 benefícios de mindfulness comprovados pela ciência!

A importância de se distanciar dos fatos e observar como a sua mente os interpreta, para que não seja um escravo do passado e nem um refém do futuro.

  • 1 Diminui a ansiedade.

Possibilidade de antecipar no trabalho todas as situações que podem acontecer – condições propícias à ansiedade.” E trazer para consciência.

  • 2 Reduz chance de viés implícito quanto à idade e raça.

No futuro, e desenvolveram um estudo focado em detectar mudanças no comportamento consciente também. O resultado também foi positivo: o grupo exposto à prática fez escolhas menos enviesadas de idade e raça.

  • 3 Pode prevenir a depressão.

A terapia cognitiva baseada em mindfulness (mindfulness-based cognitive therapy – MBCT) ajuda as pessoas a terem respostas biológicas diferentes ao que acontece.

  • 4 Aumenta a satisfação com o corpo.

Em comparação com o grupo de controle, as mulheres no grupo de intervenção “experimentaram uma redução significativamente maior na insatisfação corporal, vergonha do corpo e autovalor contingente com base na aparência, bem como maiores ganhos em autocompaixão e apreciação corporal”. Esses efeitos foram mantidos até três meses depois.

  • 5 Melhora a cognição.

O treinamento de mindfulness melhorou significativamente o processamento visual-espacial, a memória de trabalho e o funcionamento executivo do cérebro. Os pesquisadores de Harvard concluíram: “Nossas descobertas sugerem que quatro dias de treinamento de meditação podem aumentar a capacidade de manter a atenção; benefícios que foram previamente relatados com meditadores de longo prazo ”.

  • 6 Ajuda a diminuir as distrações do cérebro.

Pesquisadores de Harvard explicaram que “as células cerebrais usam frequências específicas, ou ondas, para regular o fluxo de informações da mesma maneira que as estações de rádio transmitem em frequências específicas. Uma freqüência, o ritmo alfa, é particularmente ativa nas células que processam o tato, a visão e o som na camada mais externa do cérebro, o que ajuda a suprimir sensações irrelevantes ou perturbadoras e a regular o fluxo de informações sensoriais entre as regiões do cérebro.”

Como começar a praticar a atenção plena

As formas mais simples de praticar são baseadas em criar um ponto de atenção – chamado de âncora. Os exercícios abaixo, indicados por Marcelo Demarzo, coordenador do curso de especialização no tema da UNIFESP e fundador do Centro Brasileiro de Mindfulness, devem ser feitos com regularidade, em ambientes silenciosos e posições confortáveis.

  • 3 minutos (ou 3 passos) de mindfulness

De olhos fechados, levar a atenção para o corpo – pode ser para as sensações físicas ou até pensamentos e sentimentos. Em seguida, se concentrar em movimentos ou sensações da respiração. E, o terceiro passo, voltar a atenção para o corpo, incluindo as percepções do local.

  • Mindfulness da respiração

Também consiste em levar a atenção para o corpo – que serve como a âncora. Mas, nesse caso, deixar que a mente divague naturalmente. Então, ao perceber a distração, levá-la de volta para o corpo. O ideal é fazer isso quantas vezes forem necessárias durante o tempo em que pratica o exercício.

Gostou do nosso momento?

Comente aqui se pratica Mindfulness na sua vida pessoal e profissional ou saber mais sobre esse tema, me conte alguma situação para poder te ajudar.

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.