Comportamento humano nas organizações – ABA

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Comportamento humano nas organizações

Você sabia que, de acordo com a SBDC: Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental os fatores que mais impactam no comportamento das pessoas na organização são:

  • 92% Desenho organizacional – a ascensão das equipes
  • 89% o despertar da liderança – gerações, equipes e ciência

E nessa mesma pesquisa foram apontados os fatores abaixo como impactantes no comportamento:

  • Desenho organizacional – a ascensão das equipes
  • O despertar da liderança – gerações, equipes e ciência
  • Nova cultura – foco em estratégia
  • Engajamento – sempre ligado
  • Aprendizado – profissionais assumem o controle
  • Design thinking – como melhorar a experiência do funcionário
  • RH – inovação e visão estratégica mais ampla
  • People analytics – como ganhar agilidade nas decisões
  • RH digital – revolução, não evolução
  • Gig economy – distração ou disrrupção?

Comportamento humano nos faz pensar no comportamento orientado para a satisfação das suas necessidades pessoais e para alcançar seus objetivos, por isso reage e responde ao seu ambiente tanto na organização como fora dela. As pessoas podem resistir ou colaborar com as políticas e os métodos da organização, e vai depender das estratégias de liderança adotadas. 

Portanto o comportamento dentro da organização é deliberado tanto pelas práticas organizacionais como pelo comportamento proativo dos colaboradores.

3 níveis de comportamento:

1. MACROPERSPECTIVA – foco na dinâmica organizacionais;

2. MICROPERSPECTIVA – foco no indivíduo;

3. PERSPECTIVA INTERMEDIÁRIA= foco no grupo

Para desenvolver o comportamento nas organizações 3 papéis são importantes:

Papeis de Informação: obter e disponibilizar informações de outras organizações e instituições. 

Papeis de Decisão: estimular e supervisionar novos projetos para a melhoria do desempenho de suas organizações. 

Papeis de Relacionamento Interpessoal: realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica.

Expectativa do que as organizações esperam das pessoas e o que as pessoas esperam das organizações.

Você sabia que uma das formas de TRANSFORMAR nossos comportamentos é através do PNL?

Mas o que é PNL?

A PNL surgiu nos E.U.A nos anos 70 quando também apareceram os computadores pessoais. É vista como um software para a mente, faz a ponte entre linguagem e comportamento. Para alguns, é a mais importante síntese da comunicação humana. 

Uma nova forma de modificar comportamentos “prejudiciais” ao ser humano, através de um conjunto de técnicas que transformam elementos lingüísticos, fisiológicos e de representação interna da realidade individual, é a proposta da Programação Neurolingüística.(PNL).

Comportamento humano está vinculado a vários fatores que são eles, desde a natureza Humana até sistema sensorial, personalidade, auto estima, caráter, sentimentos até gerar aprendizagem, sendo eles componentes somáticos em nossas vidas que são responsáveis em moldar nosso comportamento e nos permitindo adaptar-se aos meios que atuamos

Em comportamento…

“Se você acha que pode ou se você acha que não pode em todo o caso você está certo“

 – Henry Ford 

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