Empreendedorismo e Gestão Feminina - ABA

ABA

Empreendedorismo e Gestão Feminina

Como o empreendedorismo tem ajudado a consolidar o espaço feminino na economia?

Estamos retomando nossos conteúdos por aqui, e nada melhor para o mês da mulher que trazer conteúdo voltado a elas, mulheres empreendedoras! Quais as dificuldades que mulheres líderes enfrentam nas empresas, como aflorar o espírito empreendedor e ainda teremos dicas para as empreendedoras de primeira viagem.

Competência que transforma

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), negócios que possuem mulheres em postos de liderança têm melhor desempenho.

O estudo “Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança”, que ouviu mais de 13 mil empresas em mais de 70 países, mostra que as instituições que passaram a ser lideradas por mulheres tiveram aumento nos lucros, mais habilidade para prospectar e manter talentos, desenvolveram melhor a criatividade e a inovação e também a evolução em relação à reputação das empresas.

Confiança da equipe masculina

Isso costuma ser sutil a ponto de muitas pessoas acharem que não acontece, mas é uma realidade que muitos homens, mesmo que inconscientemente, não confiam nas decisões e na capacidade das mulheres no mercado de trabalho.

O questionamento da sociedade em relação às mulheres não se limita apenas ao tipo de função, mas ao ato de empreender em si. O mito de que “lugar de mulher é na cozinha” ainda está presente — e, para mudar esse cenário, as mulheres precisam se provar o tempo inteiro.

O preconceito, o machismo e questões como a “dupla jornada” da mulher, que obriga a conciliar a rotina de atividades domésticas e o trabalho, dificultam a inserção no mundo do empreendedorismo. Muitas vezes a inteligência e a capacidade são postas à prova por quem questiona antigos “papéis sociais”. Entretanto, a resiliência feminina tem dado a volta por cima no enfrentamento a esses embates.

O ato de empreender por necessidade

É muito comum encontrar pessoas que, ao ficarem desempregadas, passam a empreender para gerar alguma renda — e, geralmente, vendem algo que já sabem fazer.

Contudo, visto que existem menos mulheres do que homens com experiência em gerenciar um negócio, há um desfalque de conhecimento que dificulta a vida da mulher, o que se torna mais grave quando ela começa a empreender por necessidade.

Nesse caso, a empreendedora que não conseguiu se planejar deve começar logo. Afinal, mesmo um grande número de vendas pode ocasionar um problema de logística por falta de planejamento.

Não confiar em si mesma

É muito comum que a empreendedora iniciante fique insegura quanto à própria capacidade e, então, seja demasiadamente cautelosa no momento em que deve se dedicar ao máximo e até mesmo correr pequenos riscos calculados.

Entretanto, quando ela se compara a outros empreendedores, a confiança em si mesma fica ainda mais abalada.

Quando a pessoa decide empreender, ela precisa evitar ao máximo, se comparar: a comparação é a mãe da frustração.

Essas comparações que muitas vezes acontecem podem gerar frustrações muito grandes, pois são sempre construídas em bases irreais, principalmente quando há comparações com negócios semelhantes tocados por homens. São comparações que não levam em conta o gênero do empreendedor, o contexto social das pessoas, a maturidade do negócio. Então, a inspiração é positiva, a comparação não.

Dicas para as mulheres empreendedoras de primeira viagem

Para as novatas vamos deixar algumas dicas importantes.

  • Entenda por que você quer empreender

É por que você tem um produto ou serviço muito bom, é por que você tem uma habilidade para isso… Entenda porquê você teve essa decisão. E isso está totalmente ligado ao autoconhecimento. Ao identificar as habilidades que que você tem e que não tem, você pode adotar caminhos que complementem as suas habilidades.

  • Estude o mercado no qual você pretende trabalhar

É importante estudar o mercado onde você quer se inserir. Existe alguma coisa que o mercado não faz dentro dessa área que você quer trabalhar? Quando você consegue identificar esse gap, a chance de conseguir um produto ou serviço que atenda essa população descoberta de forma estratégica pode ser um diferencial.

  • Planeje o seu negócio em cima disso

Defina objetivos, metas a curto, médio e longo prazo. Procure informações disponíveis na internet sobre o empreendedorismo. É possível passar por essa fase de compreensão de forma que você não gaste um real.

Dado esse cenário, os grandes desafios das mulheres empreendedoras estão muito ligados à confiança, seja da sociedade para com elas, seja de si para consigo mesmas. Para mudar isso, elas precisam provar para si mesmas que são capazes de coisas grandiosas e, tendo em mente a própria capacidade, precisam mostrar isso para o mundo. É assim que elas inspirarão outras mulheres ao seu redor.

O mundo precisa saber que as mulheres estão chegando no mundo dos negócios para ficar, e essa é única coisa que não é negociável

Para empreender é preciso coragem e muita vontade, a luta é diária e nunca tem fim, mas se você acredita no que faz isso não é problema, é estímulo!

Gostou do nosso momento? Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou no seu processo de líder e empreendedora ou pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.