ESG: quais os pilares e como aplicar no seu negócio? - ABA

ABA

ESG: quais os pilares e como aplicar no seu negócio?

ESG: quais os pilares e como aplicar no seu negócio?

A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance, que em português significa governança ambiental, social e corporativa.

O conceito é um conjunto de práticas utilizadas para medir a sustentabilidade e o impacto ético dentro da sua empresa, combinando práticas ambientais, sociais e de governança no mundo corporativo.

O seu objetivo principal é alinhar o retorno financeiro com o impacto social e ambiental na sua empresa, estreitando o laço existente entre o propósito do seu negócio com a necessidade de obter o maior lucro possível, de maneira ética e sustentável.

Continue lendo e saiba mais sobre o ESG.

Quais são os pilares do ESG?

A base do ESG está fundamentada em 3 pilares principais, o ambiental, o social e o de governança:

  • Ambiental: no que se refere ao impacto ambiental gerado através de seus produtos ou serviços da sua empresa. Assim, envolve práticas para o controle de resíduos, emissão de carbono, emissão de gases, poluição do ar, desmatamento e entre outros, isso para reduzir danos causados ao meio ambiente.
  • Social: diz respeito à forma que a sua empresa trata os seus colaboradores, fornecedores, clientes e a comunidade em que está inserida. É necessário que dentro do seu negócio seja pensado e investido em engajamento de colaboradores, segurança de dados dos clientes e em como sua empresa pode contribuir para o crescimento da sociedade. Também atenta-se a questões como direitos humanos e a diversidade dentro da sua empresa.
  • Governança: refere-se às práticas estabelecidas dentro do mundo corporativo, na gestão da empresa e nas conformidades exigidas através das leis e regulamentos. De forma que esse ponto garanta o cuidado social e ambiental, combate à corrupção, transparência, normas de conduta e a harmonia interna necessária para que o seu negócio alcance o sucesso almejado.

 O que motivam as empresas a utilizarem o ESG?

Entenda porque o ESG se tornou uma tendência no mundo corporativo.

Lucro

É fato que para um negócio existir e se manter no mercado competitivo é necessário que exista lucro.

Para aumentar a margem do lucro no seu negócio é essencial que se tenha um controle financeiro eficiente, que alcance redução de custos operacionais, aumente a produtividade da sua equipe, bem como, tornar possível o melhor uso de recursos da sua empresa, além de estar atento às possibilidades de inovar. 

Imagem da empresa

Empresas que adotam boas práticas de ESG no seu negócio, tendem a ser bem vistas e reconhecidas não só pelos consumidores de seus produtos ou serviços, bem como por investidores, que dão preferência em fornecer seus recursos em empresas que possuam uma marca sólida, ética e com grande perspectiva de atingir maiores resultados. 

Redução de riscos

As empresas que adotam ESG reduzem inúmeros riscos, como multas por eventuais danos causados ao meio ambiente ou outros problemas que podem trazer prejuízo para o negócio.

Como aplicar o ESG no seu negócio?

Veja os passos para aplicar o ESG no seu negócio.

Definir uma estratégia de ESG

O primeiro passo para implantar ESG no seu negócio deve ser a criação de uma estratégia para ser colocada em prática na sua empresa, envolvendo um processo de melhoria contínua.

É ideal utilizar ferramentas como PDCA, 5W2H, ou análise Swot para listar de forma objetiva e clara as estratégias e como elas serão devidamente aplicadas por colaboradores e líderes na sua empresa.

Estruturar os dados

No caso do ESG não existe uma aplicação única que serve como padrão para todos os tipos de negócios, é necessário validar uma estrutura única e específica na criação de relatórios, com padrões e diretrizes para avaliar as ações e os impactos que geram no seu negócio com relação às métricas sociais, ambientais e de governança. 

É essencial que toda a estrutura de dados, inclusive do planejamento, sejam criados com base nas necessidades específicas do seu negócio. 

Análise de resultado e aprimoramento contínuo

A implementação das práticas de ESG no seu negócio não deve ser algo pontual, mas sim constante e permanente, o que irá demandar de esforço, trabalho e aprimoramento contínuo por parte de toda a sua empresa.

Para isso, faz-se necessário que sejam realizadas, de forma constante, análises e aprimoramentos de ações com o objetivo principal de alcançar excelência no uso dessas práticas para alavancar o seu negócio. 

Como vimos até aqui, a humanidade no geral está cada vez mais preocupada e atenta às questões relacionadas à responsabilidade social, ambiental e governamental, e de olho na postura das empresas a quem interagem frente a importância a essas questões.

Dessa forma, para que sua empresa se mantenha de forma competitiva no mercado, é necessário entender a importância e o poder de boas práticas de ESG para a sua empresa, além de ampliar conhecimento e estratégias relacionadas a esses temas e considerar os impactos financeiros, sociais e ambientais que estes trazem para o seu negócio.

Se você gostou desse conteúdo, continue no nosso blog e leia Como aplicar estratégias de Gestão de Desempenho na sua empresa.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.