Como pôr em prática a estratégia Phygital na sua empresa - ABA

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Como pôr em prática a estratégia Phygital na sua empresa

Como pôr em prática a estratégia Phygital na sua empresa

O novo consumidor busca por praticidade e uma experiência diferente em sua jornada de compra. Para isso, estar presente nos canais e plataformas que ele utiliza e oferecer novas possibilidades é essencial. Para isso, surgiu a estratégia phygital.

Essa abordagem contribui para aumentar o engajamento do cliente com soluções físicas e digitais, integradas de ponta a ponta. Assim como o omnichannel, é uma evolução que promete estar presente em todos os segmentos do mercado.

Engajar o cliente em todas as plataformas envolve definir recursos para diversificar as soluções. Isso engloba canais de atendimento, ações de marketing e vendas integradas. Tudo isso considerando o comportamento e preferências do consumidor, além de dados precisos.

Continue lendo para saber mais e entenda o que é estratégia phygital.

O que é phygital?

A palavra é uma junção de physical (físico) e digital. De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico com o mundo digital ou, em outras palavras, o offline com o online.

Tudo isso deve ser integrado na experiência do consumidor, sendo que a sua marca deve marcar presença em ambientes físicos e digitais para oferecer uma boa experiência para o seu consumidor.

Dessa forma, é possível construir relevância e engajamento da marca em todos os “universos”.

Para fazer essa integração e centralização da jornada do cliente, é necessário ter as ferramentas certas. Além disso, é fundamental conhecer bem o consumidor e o seu comportamento.

Entre as diversas tecnologias que podem ser utilizadas, as mais conhecidas são o QR Code e a realidade aumentada, que colaboram para experiências fluidas.

Como se adequar a estratégia phygital

As estratégias phygital estão, principalmente, focadas em melhorar a experiência do usuário, conseguindo uma maior rentabilidade e possibilitando a fidelização deste consumidor.

Para isso, siga esses passos:

Dê atenção ao omnichannel

É importante que se tenha integração na comunicação entre todos os canais que são oferecidos para os clientes, já que deve-se focar em envolver o consumidor. Lembre-se que o seu público deve ser o centro da atenção, o que fará a sua jornada ser única.

Promova ações que integre o online e offline

É necessário conhecer todos os canais e explorá-los para se relacionar com os clientes, entendendo suas preferências e comportamentos.

Dar uma atenção especial a isso, irá facilitar o desenvolvimento de ações de marketing e vendas de forma que chamem a atenção do consumidor nas diferentes plataformas utilizadas pela organização.

Use a tecnologia como aliada

Investir em tecnologia não exige grandes investimentos, já que há a opções que são acessíveis, como:

Assim, você conseguirá manter o seu cliente interessado na sua empresa, vendo a conexão entre o online e o físico.

Proporcione experiências inesquecíveis

As pessoas não compram mais produtos ou serviços, mas sim as sensações e experiências, as quais os consumidores buscam que sejam inesquecíveis e façam eles se sentirem importantes para a marca.

Negócios que conseguem fazer isso, considerando o phygital, tendem a se destacar no mercado.

Empresas que apostam na estratégia phygital

Amazon Go

A Amazon Go é uma rede de lojas de conveniência onde a Amazon permite que os consumidores visitem o ambiente e façam a compra ou a retirada dos produtos de forma prática, sem a necessidade de ficar em fila.

Todas as cobranças são feitas no forme self-checkout, a loja funciona 24 horas e todos os processos são rápidos e simples.

Grupo Big

A empresa mantém um serviço delivery via parceiros, com plataformas de entrega como: 

  • iFood,
  • Rappi,
  • Uber Eats.

Além disso, algumas lojas contam com opção de entrega gratuita e há a utilização dos pontos físicos como centros de distribuição e estoque.

Disney

A Disney Magic Band é uma pulseira que é utilizada nesse parque. Com ela, torna-se possível entrar e sair dos brinquedos, acessar quartos e fazer qualquer tipo de compra.

Como pôr a estratégia em prática?

O investimento em novas soluções é o primeiro passo para uma estratégia phygital de sucesso. Além disso, recomendamos:

Conhecer seu público

É fundamental refletir com atenção sobre quem será de fato o seu público-alvo, afinal, atingi-lo é o grande objetivo de toda estratégia. Deve-se sempre considerar o que seus clientes desejam e precisam ao criar novos métodos de comunicação.

Caso contrário, suas iniciativas no phygital serão inúteis.

Entender os canais

É preciso conhecer os diferentes canais que podem ser explorados para se relacionar com seus clientes. Para isso, entenda a fundo as preferências e comportamentos da sua persona e use tecnologias que possam contribuir com esse processo.

Investir em tecnologia 

Dispositivos e tecnologias, como os smartphones, QR Codes, inteligência artificial e muito mais, promovem não apenas a conexão entre o físico e o digital, mas também a imersão necessária para manter seu cliente interessado em comprar da sua empresa.

A estratégia phygital é uma ótima forma de atender melhor os seus clientes, aumentar a fidelização e ainda atrair novos consumidores. Além disso, ela ainda consolida a marca no ambiente online e offline.

Se você deseja saber mais sobre tecnologia, continue lendo no nosso blog com o post Transformação Digital: o que é e por que vale a pena investir na sua empresa.

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