Gestão por processos - ABA

ABA

Gestão por processos

Faz parte da sua empresa: retrabalhos, rotatividade de pessoal, improdutividade, ineficiência das atividades e ainda o conhecimento das atividades está com as pessoas e não com a empresa?

Então, faz-se necessário reestruturar suas atividades e definir os processos deste negócio.

Modelagem de processos é estruturada mediante Diagramas de Processos – que mostram as atividades da empresa ou de uma área de negócios e a sequência na qual são executadas.

Em processos é necessário AGREGAR = mais VALOR que é um conjunto de funções úteis incorporadas ao produto, fornecidas ao cliente no momento correto e por um preço adequado, conforme julgamento do próprio cliente, especificamente para cada caso”, pois só faz sentido estabelecer processos se impactar no nosso cliente e representar mudanças e otimização das operações para entregarmos produtos e serviços de maior qualidade e eficiência.

Metodologia BPMN (Business Process Notation Management) que é Notação de Modelagem de Processos de Negócio é projetada para ser extensível e simples, utilizada tanto pelas pessoas que especificam como as que gerenciam os processos, interligando todos os departamentos que tem interferência no resultado de uma área específica, conforme modelo exemplificando abaixo

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nesta metodologia por processos é possível conectar áreas e estruturar os processos por níveis que são identificados por Processos estratégicos, processos de negócio e processos de suporte, sendo prioritário a definição dos processos nesta ordem para que o resultado seja mais efetivo conforme apresentado na pirâmide:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como objetivos da Modelagem de Processos:

  • Modelar processos ajudando a entender como funciona uma organização.
  • Aumentar o entendimento dos participantes durante este trabalho.
  • Uniformizar entendimento sobre o problema através do uso de modelos.
  • Melhorar o fluxo de informações dentro da organização e entre organizações parceiras.
  • Profissionalizar gestão organizacional.

Contudo, para estruturação dos processos não podemos descartar duas possibilidades que temos, onde é possível trabalhar melhoria nos processos existentes na empresa ou até mesmo, criar e modelar processos desejados que ainda não estão presentes nas rotinas e atividades da empresa, considerando 3 etapas: COMO É – DESCONEXÕES – COMO SERÁ.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para gerenciamento dos processos de negócio é possível realiza-la com uma visão horizontal por processo ou mesmo uma visão vertical por funções, onde o entendimento pode seguir uma estruturação distribuída em:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Pensamento Sistêmico é a base desse método, pois atua muito forte com o conceito de sistemas que é o complexo do todo organizado, um conjunto ou combinação de coisas ou partes, que compõem um valor unitário e essa teoria de sistemas desempenha papel decisivo na ciência de nosso tempo, pois permite a integração de conhecimentos entre os departamentos organizacionais alinhados pelos sistemas abertos e sistemas fechados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os processos estão organizados por classes que são elas: primários, de apoio e gerenciais entendidos por:

1)    Processos Primários

– Examinar processos que impactam no cliente externo;

– Criar fluxograma;

– Registrar os processos primários identificados;

– Compare com as etapas levantadas no fluxograma;

2)    Processos Chaves

– Identificar processos de alto custo para a organização;

– Identificar processos de alto impacto ao cliente externo;

– Enquadrar no quadrante apropriado;

3)    Processos Críticos

– Relação direta com estratégia de negócio da empresa;

– Desenhar e desenvolver o serviço;

– Prestar o serviço;

O ciclo do mapeamento dos processos inicia pelo entendimento dos processos, processo de aprendizagem dos usuários envolvimentos, a documentação de padronização e partir desse momento a implantação das melhorias.

Resumindo em processos o foco DESAPRENDER e RECRIAR e principalmente não se acomodar!!!!

Angela Brun | Coach, Palestrante, Consultora e Fundadora do ABAcademy, escola de gestão e estratégia.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.