Gestão por processos – ABA

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Gestão por processos

Faz parte da sua empresa: retrabalhos, rotatividade de pessoal, improdutividade, ineficiência das atividades e ainda o conhecimento das atividades está com as pessoas e não com a empresa?

Então, faz-se necessário reestruturar suas atividades e definir os processos deste negócio.

Modelagem de processos é estruturada mediante Diagramas de Processos – que mostram as atividades da empresa ou de uma área de negócios e a sequência na qual são executadas.

Em processos é necessário AGREGAR = mais VALOR que é um conjunto de funções úteis incorporadas ao produto, fornecidas ao cliente no momento correto e por um preço adequado, conforme julgamento do próprio cliente, especificamente para cada caso”, pois só faz sentido estabelecer processos se impactar no nosso cliente e representar mudanças e otimização das operações para entregarmos produtos e serviços de maior qualidade e eficiência.

Metodologia BPMN (Business Process Notation Management) que é Notação de Modelagem de Processos de Negócio é projetada para ser extensível e simples, utilizada tanto pelas pessoas que especificam como as que gerenciam os processos, interligando todos os departamentos que tem interferência no resultado de uma área específica, conforme modelo exemplificando abaixo

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Nesta metodologia por processos é possível conectar áreas e estruturar os processos por níveis que são identificados por Processos estratégicos, processos de negócio e processos de suporte, sendo prioritário a definição dos processos nesta ordem para que o resultado seja mais efetivo conforme apresentado na pirâmide:

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Como objetivos da Modelagem de Processos:

  • Modelar processos ajudando a entender como funciona uma organização.
  • Aumentar o entendimento dos participantes durante este trabalho.
  • Uniformizar entendimento sobre o problema através do uso de modelos.
  • Melhorar o fluxo de informações dentro da organização e entre organizações parceiras.
  • Profissionalizar gestão organizacional.

Contudo, para estruturação dos processos não podemos descartar duas possibilidades que temos, onde é possível trabalhar melhoria nos processos existentes na empresa ou até mesmo, criar e modelar processos desejados que ainda não estão presentes nas rotinas e atividades da empresa, considerando 3 etapas: COMO É – DESCONEXÕES – COMO SERÁ.

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Para gerenciamento dos processos de negócio é possível realiza-la com uma visão horizontal por processo ou mesmo uma visão vertical por funções, onde o entendimento pode seguir uma estruturação distribuída em:

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 Pensamento Sistêmico é a base desse método, pois atua muito forte com o conceito de sistemas que é o complexo do todo organizado, um conjunto ou combinação de coisas ou partes, que compõem um valor unitário e essa teoria de sistemas desempenha papel decisivo na ciência de nosso tempo, pois permite a integração de conhecimentos entre os departamentos organizacionais alinhados pelos sistemas abertos e sistemas fechados.

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Os processos estão organizados por classes que são elas: primários, de apoio e gerenciais entendidos por:

1)    Processos Primários

– Examinar processos que impactam no cliente externo;

– Criar fluxograma;

– Registrar os processos primários identificados;

– Compare com as etapas levantadas no fluxograma;

2)    Processos Chaves

– Identificar processos de alto custo para a organização;

– Identificar processos de alto impacto ao cliente externo;

– Enquadrar no quadrante apropriado;

3)    Processos Críticos

– Relação direta com estratégia de negócio da empresa;

– Desenhar e desenvolver o serviço;

– Prestar o serviço;

O ciclo do mapeamento dos processos inicia pelo entendimento dos processos, processo de aprendizagem dos usuários envolvimentos, a documentação de padronização e partir desse momento a implantação das melhorias.

Resumindo em processos o foco DESAPRENDER e RECRIAR e principalmente não se acomodar!!!!

Angela Brun | Coach, Palestrante, Consultora e Fundadora do ABAcademy, escola de gestão e estratégia.

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