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Metodologia ativas na educação corporativa

O que são as metodologias ativas?

O modelo em que o colaborador acompanha o conteúdo do treinamento por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o colaborador é o protagonista do treinamento.

Já na metodologia ativa, o treinando é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que o treinando desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Importância e o Papel das Metodologias Ativas de Aprendizagem: 

O advento da informatização provocou diversas mudanças na maneira como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. E como parte essencial para o funcionamento da sociedade, a educação também apresentou grande evolução, principalmente com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem.

Quais são os benefícios das metodologias ativas?

• adquirem maior autonomia;

• desenvolvem confiança;

• passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo;

• tornam-se aptos a resolver problemas;

• tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados;

• tornam-se protagonistas do seu aprendizado.

Para as empresas, os benefícios se mostram principalmente com:

• maior satisfação dos trabalhadores com o ambiente dos treinamentos;

• melhora da percepção dos trabalhadores com a empresa;

• aumento do reconhecimento no mercado;

• aumento da atração e retenção de colaboradores nas capacitações.

Portanto, a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem tem um papel importante para a educação e no meio empresarial.

Por isso, é preciso investir não somente em bons conteúdos, mas se faz necessário ter consciência de que aprimorar os procedimentos usados para treinar equipes no meio corporativo é algo extremamente relevante.

De acordo com as teorias de aprendizagem, as pessoas aprendem cerca de:

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• 10% lendo;

• 20% escrevendo;

• 50% observando e escutando;

• 70% discutindo com outras pessoas;

• 80% praticando;

• 95% ensinando.

Sala de aula invertida aplicada como uma aprendizagem ativa:

Acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo de treinamento seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio e apenas tire dúvidas com os treinadores e interaja com sua equipe para fazer projetos, resolver problemas ou analisar estudos de caso.

Já os colaboradores se beneficiam com um melhor planejamento do material de curso e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos. Afinal, cada um tem um jeito de aprender. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos colaboradores também nos encontros presenciais, sem que os treinadores se desgastem.

Surge nesse formato formas diferenciadas de aprender:

1) Ensino híbrido com metodologias ativas:

O ensino híbrido combina atividades com e sem o treinador com o uso de tecnologia. Dessa forma, possibilita que o colaborador estude sozinho, com o apoio da internet, e no espaço físico de treinamento, seja em grupo ou com o professor.

O ensino híbrido abre um espaço para o pensamento crítico, afinal os colaboradores têm a oportunidade de compreender os assuntos de maneira mais aprofundada e, ainda, levar questões e curiosidades para os encontros presenciais.

Aprendizagem baseada em projetos

o treinando precisa se esforçar para explorar as soluções possíveis dentro de um contexto específico ― seja utilizando a tecnologia ou os diversos recursos disponíveis, o que incentiva a capacidade de desenvolver um perfil investigativo e crítico perante alguma situação.

Além disso, o treinador não deve expor toda metodologia a ser trabalhada, a fim de que os colaboradores busquem os conhecimentos por si mesmos. Porém, é necessário que o educador dê um feedback nos projetos e mostre quais foram os erros e acertos.

2. Aprendizagem baseada em problemas:

O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o colaborador capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.

Enquanto a aprendizagem baseada em projetos exige que os colaboradores coloquem a “mão na massa”, a aprendizagem baseada em problemas é focada na parte teórica da resolução de casos.

3. Estudo de caso:

A prática pedagógica de Estudo de Casos tem origem no método de Aprendizagem Baseada em Problemas.

O Estudo de Caso oferece aos colaboradores a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas.

São relatos de situações do mundo real, apresentadas aos estudantes com a finalidade de ensiná-los, preparando-os para a resolução de problemas reais.

Seja em um estudo de caso ou em um projeto, é possível que os colaboradores resolvam os desafios e trabalhem juntos, o que pode ser benéfico na busca pelo conhecimento. Afinal, com a ajuda mútua, se pode aprender e ensinar ao mesmo tempo, formando o pensamento crítico, que é construído por meio de discussões embasadas e levando em consideração opiniões divergentes.

4. Aprendizagem entre pares ou times:

Se trata da formação de equipes dentro das empresas para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.

O desafio é com as novas gerações nas empresas aplicar novas formas de treinar para reter o colaborador nos treinamento e gerar aprendizagem com maior significado.

Dessa forma, é importante se questionar nesse modelo:

Sua forma de treinar está baseada no método ou no colaborador?

Como está a aplicação na sua empresa das metodologias ativas?

Sendo possível observar, então, que os métodos mais eficientes no mundo corporativo estão inseridos na metodologia ativa para aumentar desempenho de produtividade e financeiro.

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Angela Brun | Palestrante, Consultora e Fundadora Angela Brun Academy – Escola de Gestão e Estratégia.

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