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NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS E VENDAS

Você cria estratégias para negociar?

Onde você é bom, na negociação de compras ou de vendas?

Você planeja as negociações e se prepara para realizá-la?

Negociação são técnicas utilizadas para buscar aceitação para um propósito ou interesse de 2 ou mais partes.

Para se estabelecer uma conexão entre as partes são necessários 6 Fundamentos da Negociação:

  1. Estilo Pessoal;
  2. Metas e Expectativas;
  3. Padrões e Normas Dominantes;
  4. Relacionamentos;
  5. Interesses da outra parte;
  6. O Poder da Influência

A negociação é uma ferramenta, um conjunto de técnicas para lidar com conflitos e impasses que requer personalidades e perfis Comportamentais:

  • Competidores;
  • Solucionadores de Problemas;
  • Transigentes;
  • Prestativos;
  • Evitam Conflitos

Na negociação é necessário PLANEJAMENTO que é considerado o antídoto contra a “improvisação”, o “desperdício” de tempo e condição “sine qua non” ao sucesso nas negociações, considerando 3 aspectos:

  1. Aspecto Comercial: Conhecimento do mercado, do produto / serviço, seu e da outra parte.
  2. Aspecto Técnico: Atributos técnicos do produto / serviço.
  3. Aspecto Comportamental (CHA): Como você e a outra parte se comportam, e da necessidade de você conhecê-la bem para estabelecer uma comunicação eficaz a partir dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Fases e Etapas da Negociação são estruturadas da seguinte forma:

  1. Planejamento: Canais de Comunicação;
  2. Conversa: Persuasão, Neutralização
  3. Proposta: Zona de Acordo ou Faixa de Barganha, Estabelecer Limites na Negociação;
  4. Fechamento: Estratégias assertivas.

Aplicação da Negociação NAS VENDAS: Vender é diferente de negociar. A venda é a profissão, a atividade. E a negociação é a técnica.

  1. Técnicas de Argumentação em Vendas:
  • Argumentação de vendas e perguntas assertivas para vender valor e sair da guerra de preços.
  • NEW” Argumentação de vendas para vender valor com TÁTICAS como NÃO: AMEAÇAR; FAZER BLUFF; INTIMIDAR; DIVIDIR E REINAR; LINGUAGEM EMOCIONAL

2. Estratégias de Vendas:

  • Como vender mais e construir valor AGREGADO.

TÉCNICAS se constrói por 4 elementos fundamentais: legitimidade, , informação, tempo e e poder.

Aplicação da negociação nas COMPRAS se inicia com:

• Seleção de Fornecedores

• Técnicas de Negociação em Compras

Tanto na COMPRA como na VENDA, precisa desenvolver 4 técnicas:

1. Sugere-se a separação de pessoas do problema

2. Deve-se concentrar nos interesses e não nas posições

3. Devem-se desenvolver opções de ganho mútuo

4. Devem-se utilizar critérios objetivos

5. Conheça a melhor alternativa para um acordo negociado.

Importante é compreender as OBJEÇÕES que podem ser: CARÁTER LÓGICO (preço, prazo, qualidade) ou PSICOLÓGICO (ideias pré-concebidas, associações desagradáveis, estado de ânimo).

Faça sempre a pergunta:

Uma objeção pode tornar-se um forte argumento na negociação?

Exemplo: não tenho condições de comprar agora por este preço… podemos inverter:

 1 esse preço pode ser parcelado em xx vezes ou

 2 mesmo podemos dar carência para seu pagamento de xx meses ou ainda,

3 podemos reduzir as parcelas nos primeiros meses ou

4 ainda quanto você poderia pagar?

ENTÃO: ROMPA O CÍRCULO VICIOSO DE ATAQUE E DEFESA.

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