A cultura instalada na sua empresa está alinhada com os seus propósitos?
Seus funcionários ou você, estão conectados com a essência do seu negócio?
A Cultura de uma Empresa.
Cultura são valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes de um grupo. A cultura de uma empresa, portanto, são os valores e os comportamentos compartilhados entre os funcionários de uma determinada organização.
O que determina cultura empresarial:
- Liderança: quem são os líderes e gestores.
- Políticas: políticas e ações = manifestação da cultura
- Remuneração
- Organograma
- Rotatividade
Passos importantes para desenvolver cultura:
1. Identifique qual a cultura prevalece na sua empresa:
- descobrir qual é a sua cultura;
- decidir como ela deveria ser;
- mobilizar todos na direção desta cultura desejada.
Empresas com uma cultura adaptativa que está continuamente alinhada com suas metas de negócio superam seus concorrentes de forma rotineira em 200% ou mais que o mercado.
2. Avalie a Cultura da Empresa
(existem comportamentos prejudicando a estratégia do negócio?)
Existem muitas formas de avaliar a cultura de sua empresa. A forma mais fácil de diagnosticá-la é olhar ao redor. Como os funcionários da empresa agem? O que eles fazem? Procure por comportamentos comuns e símbolos visíveis-ouça os funcionários.
3. Determine A Cultura Desejada para a Empresa
(como precisamos que as pessoas se comportem para atingir nossa estratégia?)
Antes de mudar a cultura da empresa, você tem que decidir como quer que ela seja no futuro. Diferentes empresas em diferentes segmentos terão diferentes culturas. Decida quais funcionam para sua empresa e implemente-as.
- Clareza de propósito.
- Comprometimento dos funcionários.
- Funcionários completamente auto-suficientes.
- Ambiente de trabalho altamente íntegro.
- Sólidas relações de confiança.
- Liderança altamente efetiva.
- Sistemas e processos efetivos.
- Remuneração baseada em mérito e programas de reconhecimento.
- Foco no cliente.
- Comunicação efetiva 360º.
- Compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento de competências.
- Ênfase no recrutamento e na retenção de funcionários fora-de-série.
- Alto grau de adaptabilidade.
- Alto padrão de responsabilidade.
- Explícito suporte à inovação.
4. Alinhe a Cultura da Empresa
(Como administrar a cultura que irá apoiar e valorizar estes comportamentos?)
Você precisa alinhar a cultura de sua empresa com seus imperativos estratégicos (se é que ainda não estão alinhados) e manter este alinhamento continuamente (checando possíveis lacunas periodicamente).
- Desenvolva um plano de ação específico, que possa alavancar os pontos positivos de sua cultura atual e corrigir as áreas desalinhadas.
- Aprimore, por meio de brainstorms, suas políticas formais e comportamentos diários.
- Desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas.
- Consolide um Plano Estratégico Para Gestão da Cultura e monitore rigorosamente todas as suas etapas de implementação.
- E, finalmente, comunique sem parar a nova cultura e as ações envolvidas para todos os funcionários.
Somente uma cultura organizacional que esteja alinhada com suas metas, que o ajude a antecipar e a se adaptar às mudanças, vai ajudá-lo a alcançar uma performance superior a longo prazo.
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