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O que é Cultura Empresarial e 4 passos para implementá-la com sucesso

cultura empresarial, o que é e como implantar uma de sucesso

A cultura instalada na sua empresa está alinhada com os seus propósitos?

Seus funcionários ou você, estão conectados com a essência do seu negócio?

A Cultura de uma Empresa.

Cultura são valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes de um grupo. A cultura de uma empresa, portanto, são os valores e os comportamentos compartilhados entre os funcionários de uma determinada organização.

O que determina cultura empresarial:

  1. Liderança: quem são os líderes e gestores.
  2. Políticas: políticas e ações = manifestação da cultura
  3. Remuneração
  4. Organograma
  5. Rotatividade

Passos importantes para desenvolver cultura:

1. Identifique qual a cultura prevalece na sua empresa:

  • descobrir qual é a sua cultura;
  • decidir como ela deveria ser;
  • mobilizar todos na direção desta cultura desejada.

Empresas com uma cultura adaptativa que está continuamente alinhada  com suas metas de negócio superam seus concorrentes de forma rotineira em 200% ou mais que o mercado.

2. Avalie a Cultura da Empresa

(existem comportamentos prejudicando a estratégia do negócio?)

Existem muitas formas de avaliar a cultura de sua empresa. A forma mais fácil de diagnosticá-la é olhar ao redor. Como os funcionários da empresa agem? O que eles fazem? Procure por comportamentos comuns e símbolos visíveis-ouça os funcionários.

3. Determine A Cultura Desejada para a Empresa

(como precisamos que as pessoas se comportem para atingir nossa estratégia?)

Antes de mudar a cultura da empresa, você tem que decidir como quer que ela seja no futuro. Diferentes empresas em diferentes segmentos terão diferentes culturas.  Decida quais funcionam para sua empresa e implemente-as.

  • Clareza de propósito.
  • Comprometimento dos funcionários.
  • Funcionários completamente auto-suficientes.
  • Ambiente de trabalho altamente íntegro.
  • Sólidas relações de confiança.
  • Liderança altamente efetiva.
  • Sistemas e processos efetivos.
  • Remuneração baseada em mérito e programas de reconhecimento.
  • Foco no cliente.
  • Comunicação efetiva 360º.
  • Compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento de competências.
  • Ênfase no recrutamento e na retenção de funcionários fora-de-série.
  • Alto grau de adaptabilidade.
  • Alto padrão de responsabilidade.
  • Explícito suporte à inovação.

4. Alinhe a Cultura da Empresa

(Como administrar a cultura que irá apoiar e valorizar estes comportamentos?)

Você precisa alinhar a cultura de sua empresa com seus imperativos estratégicos (se é que ainda não estão alinhados) e manter este alinhamento continuamente (checando possíveis lacunas periodicamente).

  • Desenvolva um plano de ação específico, que possa alavancar os pontos positivos de sua cultura atual e corrigir as áreas desalinhadas.
  • Aprimore, por meio de brainstorms, suas políticas formais e comportamentos diários.
  • Desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas.
  • Consolide um Plano Estratégico Para Gestão da Cultura e monitore rigorosamente todas as suas etapas de implementação.
  • E, finalmente, comunique sem parar a nova cultura e as ações envolvidas para todos os funcionários.

Somente uma cultura organizacional que esteja alinhada com suas metas, que o ajude a antecipar e a se adaptar às mudanças, vai ajudá-lo a alcançar uma performance superior a longo prazo.

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