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4 Passos para Gerenciar por Objetivos

Você tem hábito de definir objetivos na sua vida pessoal e profissional? Falando em empresa… Os objetivos são gerenciáveis?            

Gerenciar por objetivos: Um sistema de planejamento e controle, a partir do qual superiores e subordinados trabalham juntos na definição dos objetivos da organização, estabelecendo metas individuais que contribuem para o alcance de objetivos maiores.  

Variações da administração por objetivos:   Muitas variações são encontradas na prática, trata-se de um processo por meio do qual metas, planos e sistemas de controle de uma organização são definidos pela colaboração entre gerentes e seus subordinados. Juntos, eles identificam objetivos comuns, definem os resultados esperados de cada indivíduo e usam essas medidas para direcionar a operação de sua unidade e avaliar as contribuições individuais. Nesse processo, o conhecimento e as habilidades de muitos membros da organização são melhor aproveitados. Em vez de dizer aos subordinados sobre seus objetivos, os gerentes pedem aos subordinados que participem e decidam quais devem ser os objetivos.  

Benefícios da administração por objetivos: Para compreender melhor gestão por objetivos, separamos aqui os benefícios:  

A) Colaboradores têm voz ativa em seus objetivos e se sentem mais valorizados e dispostos a contribuir para o sucesso da organização;
B) Colaboradores passam a entender suas tarefas e deveres com mais clareza;
C) Atividades são delegadas de acordo com o interesse, especialização, experiência e competência de cada colaborador;
D) Todos contribuem para a realização dos objetivos, concluindo com sucesso as tarefas e deveres que lhes são atribuídos pelo superior;
E) Cria-se um ambiente colaborativo e de comunicação aberta na organização;
F) Gerentes são levados a pensar sobre o planejamento de resultados, em vez de simplesmente planejar o trabalho ou as atividades;
G)Afim de tornar os objetivos realistas, a administração por objetivos também exige que os gerentes pensem na maneira pela qual realizarão os resultados, bem como os recursos e a assistência que precisarão;
H) Descobrir deficiências e tomar as medidas necessárias para corrigi-las com mais facilidade;
I) Possibilita a fazer uma avaliação de desempenho mais sistemática;
J) Melhorar a produtividade e a reduzir custos;
K) Aumenta a satisfação dos funcionários.  

Como a AO funciona na prática? É preciso 4 passos seguir para aplicar essa metodologia na sua empresa.  

Passo 1 – Defina os objetivos organizacionais Na primeira etapa, a administração analisa e define adequadamente os objetivos gerais do negócio. Todo o desenvolvimento de uma organização depende dos objetivos definidos.  

Passo 2 – Determine os objetivos dos colaboradores Depois de determinar os objetivos organizacionais, é estabelecer as metas individuais de cada colaborador. É responsabilidade do gerente perguntar aos funcionários quais metas eles podem realizar em determinado período e quais recursos serão necessários para atingir tais metas.

Características dos objetivos:

Os objetivos precisam ser mensuráveis. Por exemplo, reduzir os custos de produção em 10% é um objetivo mensurável.
Os objetivos precisam ser coerentes e não entrar em conflito com outros objetivos. Por exemplo, reduzir a quantidade de estoque disponível em 50% e aumentar as vendas em 20% podem ser considerados objetivos conflitantes.
Os objetivos também precisam ser alcançáveis e estar dentro das limitações de recursos do negócio. Por exemplo, pode não ser possível duplicar as vendas se a empresa não puder arcar com o dobro do número de vendedores.  

Passo 3 – Monitore o progresso: Monitorar o desempenho dos funcionários e oferecer ajuda onde for necessário. Objetivos precisarão ser mensurados. Caso contrário, o sistema não funcionará corretamente. Cada objetivo deve ter objetivos intermediários. Por isso, os gerentes devem estar focados em apoiar os subordinados e monitorar seu progresso. Portanto, o foco dos líderes não deve estar no desempenho, mas sim em perceber como o funcionário está se desenvolvendo. A avaliação deve focar no crescimento, bem como na obtenção dos objetivos.  

Passo 4 – Avalie e recompense as conquistas O estágio de monitoramento deve levar à avaliação do desempenho. No final do ciclo, a gerência e os funcionários se reúnem para discutir se alcançaram (ou não) dos objetivos, comparando aquilo que o colaborador conseguiu fazer com o que ele concordou em realizar. O feedback é fornecido em reuniões periódicas. Nelas, os líderes e seus subordinados analisam o desempenho em relação ao alcance das metas. Por um lado, o feedback ajuda os funcionários a conhecerem suas fraquezas. Por outro, também motiva os indivíduos a melhorarem e a desenvolverem seu desempenho. No final, ofereça recompensas para aqueles que conseguirem alcançar as metas estabelecidas, como bônus salarial, folgas extras, presentes etc. A intenção é fazer com que o colaborador sinta que todo o esforço valeu a pena.  

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