Realidade Virtual para empresas: o que é, como usar e vantagens – ABA

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Realidade Virtual para empresas: o que é, como usar e vantagens

Você faz projeções para o futuro de realidade virtual (VR) sobre essa tecnologia na sua empresa? Já pensou em alguma possibilidade para sua marca? Quais os usos e benefícios para seu negócio?

Era o ano de 1999 e o filme Matrix foi lançado, era somente um sistema artificial e inteligente que manipula as pessoas e cria um mundo de ilusão. Hoje, esse tema é bem promissor, se até pouco tempo atrás a ideia de usar a tecnologia de forma interativa se restringia aos desenhos (Jetsons) e aos filmes, agora ela é inerente ao presente — e chegou o momento de pensar em adotá-la no âmbito corporativo.

Então, o convite é sair da ficção e compreender o que isso significa para o nosso dia a dia.

O que é a realidade virtual?

Essa tecnologia consiste em uma interface disponível em um ambiente virtual que simula efeitos sonoros, visuais e táteis para enganar o usuário e fazê-lo acreditar que aquelas interações ocorrem no mundo real. Com todos esses estímulos, há uma imersão total nesse meio simulado. A tecnologia está embasada em displays estereoscópicos, que incluem os headsets e os óculos. Em boa parte dos casos, seu uso está voltado para o entretenimento, mas há muitas outras possibilidades.

Exemplo: Parques que na prática, o visitante pode pular virtualmente de bungee jump, criar avatares para entrar em uma batalha alienígena ou se aventurar em uma montanha-russa fictícia, mas que traz a mesma sensação de aventura que a real.

Como ela vai mudar o mercado?

A resposta é complexa e passa pelas aplicações da tecnologia nos games, na ciência e, claro, nos negócios. Devido à evolução da computação gráfica, da capacidade de processamento das máquinas e dos sensores de movimento, a expectativa é que o mercado seja significativamente impactado em diferentes âmbitos. Confira, a seguir, as principais implicações:

Vendas e atendimento ao cliente: a experiência personalizada é a chave do sucesso atual. Com a VR, o cliente pode ser imerso em ações específicas para testar o produto ou o serviço. É o caso de fazer um test drive virtual com o veículo que se deseja comprar. Já os e-commerces podem oferecer a visualização do item em 3D para conhecê-lo melhor e identificar os detalhes. Por fim, é possível fazer vídeos em 360º para ter um relacionamento mais próximo com os consumidores.

Treinamentos: A simulação de guerras e voos, por exemplo, já fazem parte do escopo de utilização da VR. No entanto, é possível adotar essa tecnologia para capacitar os colaboradores de outros cargos e funções. É o caso dos bombeiros, que precisam saber o que fazer em caso de incêndio.

Gamificação de processos: As empresas podem usar os jogos para simular processos e identificar a atitude de cada colaborador diante de um contexto específico. Por exemplo: um profissional da área administrativa pode ser inserido em uma situação predeterminada, que o testará a tomar decisões rápidas e que surtirão consequências positivas ou negativas. Esses games devem contar com pontuações, que são fornecidas conforme o desempenho do indivíduo ou da equipe. Assim, a performance de todos é otimizada.

Qual a relação entre realidade virtual e marketing? com essa tecnologia, é possível oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores, conquistar vantagem competitiva, aumentar a atração e a retenção de clientes, assim como se destacar perante a concorrência e a mídia. Aliás, já existe até um nome para isso: marketing de realidade virtual. O intuito é gerar e agregar valor ao cliente para que seu interesse pela marca esteja sempre presente, através de roteiros e aspectos claros:

Possibilidades maiores de interação: A relação entre cliente e marca é praticamente ilimitada com essa tecnologia. Prepare-se para enfrentar novas possibilidades e pensar naquelas que agregam mais valor à sua companhia. Busque opções que visem ao maior engajamento, ao teste de uma solução diferente ou ao conhecimento mais aprofundado sobre um produto ou serviço.

Planejamento a longo prazo: Os resultados nem sempre aparecerão em curto prazo quando o assunto for VR. O ideal é um planejamento mais longo, que considere várias alternativas de interação. Perceba que essa é uma maneira de estar pronto para as mudanças de consumo de conteúdo e escolha de produtos ou serviços.

Inovação: A cópia de ações já executadas por outras empresas é pouco recomendada. É mais interessante avaliar e usar as boas práticas, mas também testar a VR para ver o que seria viável fazer para sua empresa. Assim, você consegue pensar à frente, sair do lugar-comum e realmente criar experiências. Para alcançar esses objetivos, você pode usar vários recursos, como: cardboards, vídeos 360º, aplicativos de VR e campanhas imersivas.

Quais são as previsões para o futuro da realidade virtual? O atual momento da humanidade é de constante transformação. Com a tecnologia sendo modificada e evoluindo a todo instante, muitas são as possibilidades para os próximos anos.

Os headsets autônomos serão os dispositivos principais: Esses aparelhos já se tornaram importantes nesse cenário e os investimentos de grandes companhias, como o Facebook, incentivam ainda mais essa projeção.

A realidade aumentada fomentará a virtual: A realidade aumentada deve ser maior que a virtual pelo menos até 2023. Apesar disso, as duas tecnologias devem abranger investimentos da ordem de 35 bilhões de dólares até 2025. A tecnologia mista tende a oferecer uma experiência mais imersiva para os usuários.

A VR oferece experiências ilimitadas: A tecnologia, atualmente, é muitas vezes utilizada para propósitos comuns, mas isso tende a mudar em pouco tempo. Com a evolução do processamento, a VR também deve progredir e ofertar experiências ilimitadas.

Todos esses aspectos podem parecer estranhos para você nesse momento, mas com exemplos de aplicações ficará muito mais claro.

Quais são os principais exemplos de aplicações? Conheça 6 aplicações que podem ser executadas com essa tecnologia.

Realidade virtual no entretenimento: Os filmes, os desenhos e os seriados são interessantes, mas já pensou em assistir ao jogo do seu time de futebol diretamente de uma arquibancada virtual, sem se preocupar com imprevistos? Ou que tal ver um show da banda que mais gosta diretamente do seu sofá, mas com a experiência de que está no local?

Realidade virtual na medicina: A ideia de que a mente ajuda na recuperação é bastante verdade. E acredite ou não, a VR pode ajudar. Muitos médicos já trocam o uso intensivo de medicamentos após uma cirurgia, por exemplo, pela imersão no ambiente virtual, que passa tranquilidade e paz para acalmar a mente. Essa ideia é similar à técnica da hipnose. Contudo, os médicos podem aproveitar muitos outros recursos.

Realidade virtual no varejo: As empresas que apostarem na VR para encantarem consumidores sairão à frente da concorrência. Ex:o iGUi permite testar diferentes modelos de piscina antes de começar a mexer no quintal da sua casa. Você consegue verificar todo o projeto e ter uma visão perfeita de como ficará o resultado.

Realidade virtual na ciência: A ciência é um dos grandes beneficiados da VR. Esse é o caso do projeto MarsVR, que incentiva a exploração de Marte por meio dessa tecnologia. O projeto é desenvolvido pela Mars Society, que visa à ocupação daquele planeta. Porém, antes de iniciar o processo, é preciso conhecê-lo melhor — e é aí que entra a VR. Com técnicas especiais de fotogrametria, é possível vasculhar as áreas do planeta vermelho e entender melhor como funciona a vida por lá.

Realidade virtual no mercado imobiliário: Os corretores também podem se beneficiar significativamente da VR, sabia? É possível oferecer um catálogo diferenciado, com fotos e informações online, além de total imersão nos imóveis. Assim, o interessado pode mapear os cômodos e verificar se atende às suas necessidades. Com isso, o cliente também consegue sanar todas as suas dúvidas sem ter que visitar o imóvel várias vezes, medida que diminui significativamente o retrabalho e o tempo gasto pelo corretor. Os vídeos em 360º também contribuem para esse processo.

Realidade virtual na educação: As escolas cada vez mais devem utilizar a VR a seu favor. A proposta é que os interessados façam um tour virtual pelo colégio e compreendam a metodologia adotada. Além disso, o professor usará a tecnologia na sala de aula para aprimorar os resultados alcançados pelos estudantes e proporcionar experiências em inglês para simular situações reais.

Em suma, fica muito claro que a realidade virtual é uma tecnologia que veio para ficar e se aperfeiçoar. É fundamental que você esteja pronto para esse momento e se prepare desde já. Assim, conquista competitividade e não perde espaço para a concorrência.

Gostou desse post? Comente aqui se você já utiliza realidade virtual na sua empresa ou quer saber mais para poder te ajudar.

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