Transformação Digital: Como garantir cibersegurança na sua empresa - ABA

ABA

Transformação Digital: Como garantir cibersegurança na sua empresa

Como está a segurança do sistema de dados da sua empresa? Com a evolução digital também aumenta os perigos com hackers e roubo de dados, sua empresa está preparada para estes riscos?

Com certeza você já leu notícias sobre os enormes prejuízos sofridos por empresas conhecidas em razão de falhas na cibersegurança.

Essa é uma pauta importantíssima dentro da gestão empresarial uma vez que, após a transformação digital, a tecnologia vem ganhando cada vez mais destaque no cumprimento dos processos das organizações.

Paralelamente às soluções tecnológicas que otimizam os processos e tornam as empresas mais especializadas e produtivas crescem também as lacunas de segurança.

As falhas internas, os riscos de fraude e os ataques de hackers são alguns dos problemas acarretados quando não se faz o investimento adequado em cibersegurança.

Infelizmente, muitos gestores não acreditam que um problema dessa natureza vai atingir seus negócios até que isso, de fato, aconteça.

Nesses casos, a empresa pode perder dinheiro e ter sua credibilidade afetada junto aos clientes por conta de possíveis vazamentos de dados e atraso no atendimento de demandas.

O que é cibersegurança?

A cibersegurança diz respeito a uma série de ações e medidas colocadas em prática para proteger equipamentos, redes e sistemas de possíveis invasões.

Ela é uma fatia da segurança da informação que se foca especialmente na proteção dos dados dentro do mundo digital.

Com algumas medidas de cibersegurança, é possível identificar quais são e onde estão os dados mais importantes ou confidenciais para a empresa e a quais riscos eles estão expostos.

A partir dessa definição, a própria tecnologia é utilizada em favor da proteção desses dados, minimizando ao máximo os riscos.

Nesse sentido, a cibersegurança funciona como uma ferramenta à qual as pessoas e empresas recorrem para evitar falhas e ataques cibernéticos, garantindo a proteção das informações.

É muito importante a compreensão de que a cibersegurança e a segurança da informação não são sinônimos. Como vimos, a primeira é uma parte específica da segunda.

Cuidar, por exemplo, das informações referentes ao seu setor financeiro pode ser uma ação de segurança da informação, mas não de cibersegurança se essas informações não estiverem online.

Como a internet é hoje um recurso fundamental para o funcionamento das empresas, as especificidades da cibersegurança não podem ser ignoradas.

É igualmente importante lembrar que a cibersegurança é um processo permanente que perpassa absolutamente todas as informações que circulam ou que simplesmente estão armazenadas no ambiente online.

Ou seja, não basta adquirir um software de segurança hoje e acreditar que a questão da cibersegurança está resolvida para sempre.

Ela vai bem além da aquisição de softwares e deve ser estabelecida, se possível, a partir de uma política interna.

Enfim, a cibersegurança tem a ver com todos os processos e procedimentos empresariais e perpassa vários setores.

Por que a cibersegurança é tão importante no meio empresarial?

Uma breve pesquisa no Google sobre empresas de diversos segmentos e portes que sofreram várias consequências por conta das falhas de segurança digital vai te convencer de que esse investimento é urgente dentro da sua empresa.

Os ataques de hackers são cada vez mais elaborados e as empresas precisam estar preparadas para evitá-los.

Mesmo quando há um investimento em cibersegurança, os riscos continuam existindo. Por isso é importante manter uma rotina de análise da eficiência dos recursos de cibersegurança utilizados em sua empresa.

A cibersegurança precisa ser aprimorada constantemente para que a empresa, seus ativos e os dados com os quais ela lida diariamente estejam sempre protegidos.

Podemos dizer, portanto, que ela é necessária dentro de qualquer empresa para evitar o comprometimento dos dados online. Ela é fundamental para o funcionamento de cada setor e para a segurança da empresa como um todo.

Além disso, quando as informações estão devidamente protegidas pelos recursos de cibersegurança, elas tornam-se mais confiáveis e o trabalho da sua equipe de TI é otimizado.

Isso sem falar no destaque e na credibilidade que a empresa ganha quando age sempre com responsabilidade no que diz respeito à segurança digital.

Dicas para aumentar a cibersegurança da sua empresa

Vamos listar em seguida algumas recomendações para que você comece a priorizar a cibersegurança dentro da rotina do seu negócio.

  • Entenda quais são as vulnerabilidades atuais relacionadas à cibersegurança

Se a sua empresa ainda não tem a cibersegurança no topo da lista de prioridades, é preciso estudar a atual situação de possível exposição dos seus dados para conduzir uma boa gestão de riscos.

Pode ser que muitos riscos ou vulnerabilidades sejam detectados em uma análise inicial, mas você não vai conseguir resolver tudo satisfatoriamente de uma só vez.

Então, defina uma lista de prioridades a partir dos maiores riscos para saber por onde começar.

A partir da compreensão da situação atual dos seus dados em relação a possíveis falhas e ataques, você dará os primeiros passos rumo à composição da sua política de cibersegurança.

  • Defina uma política interna de cibersegurança

Como dissemos anteriormente, a cibersegurança é um processo constante e não se resume à aquisição de softwares de segurança digital.

É claro que esses recursos são fundamentais, mas é preciso pensar também em quem lida com os dados online, nos processos e procedimentos internos da empresa.

Assim, todos os colaboradores envolvidos precisam estar cientes e dispostos a ajudar nas ações de cibersegurança.

Com uma política de cibersegurança, você vai conseguir alinhar as condutas e criar formas de controle em relação às ações internas que podem prejudicar a segurança dos dados.

Você pode, por exemplo, criar regras quanto ao compartilhamento de informações via e-mail, documentos internos e armazenamento de dados pessoais, dentre tantas outras.

A política de cibersegurança e uma boa comunicação interna vão ajudar a tornar a eficiência da cibersegurança um objetivo coletivo dentro da empresa.

Então, mantenha sua equipe conscientizada e estabeleça uma cultura organizacional voltada para a proteção de dados. Essa não deve ser uma preocupação restrita aos profissionais de TI.

  • Mantenha os softwares atualizados

Esta pode ser uma medida inicial se você ainda não elaborou a sua política de cibersegurança.

Softwares desatualizados estão sempre mais vulneráveis a possíveis falhas e vazamentos. Aliás, muitas atualizações são disponibilizadas justamente na tentativa de evitar esses problemas.

 E essa não é uma tarefa difícil. Não deixe de realizar uma atualização porque acha que vai demorar muito. Este pode ser um erro fatal para a sua cibersegurança.

  • Faça backups

Nos casos em que os ciberataques são inevitáveis, os backups são a salvação de muitos empreendimentos.

Por isso eles são considerados essenciais quando o assunto é a cibersegurança, pois mantêm os dados guardados e protegidos para serem acessados rapidamente quando algum deles é comprometido.

  • Promova testes de segurança

Os testes que simulam ciberataques são cada vez mais comuns dentro das organizações.

Eles são uma ferramenta muito relevante para entender qual é a real capacidade da empresa de se defender diante de ameaças externas.

Com os testes de segurança, você avalia a eficácia da sua estratégia e da sua política de cibersegurança.

  • Utilize uma hospedagem segura

Considerando que o site da sua empresa é uma importante ferramenta para a conquista de clientes e para garantir a visibilidade das soluções que você oferece, é preciso pensar na segurança da hospedagem dele. Isso é ainda mais importante se você trabalha com e-commerce.

Mas, em qualquer situação, se você busca uma interação online com os seus clientes, ele precisa confiar em seu site para compartilhar dados e baixar conteúdos.

Então, ao escolher a hospedagem do seu site, tenha em mente a segurança do servidor, o certificado SSL, o sistema de cópia de segurança e o suporte técnico oferecido.

Gostou do nosso momento?

Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou a desenvolver a cibersegurança da sua empresa ou se pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.

Confira este conteúdo no YOUTUBE:

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.