7 Dicas para acelerar o sucesso do seu Planejamento Financeiro Empresarial - ABA

ABA

7 Dicas para acelerar o sucesso do seu Planejamento Financeiro Empresarial

Você consegue ter o entendimento de como está a situação atual do financeiro da sua empresa? Tem dificuldade em planejar seu financeiro a médio e longo prazo?

O planejamento financeiro empresarial facilita a projeção de receitas e despesas com o intuito de indicar a real situação econômica da empresa. Assim, aponta o caminho a seguir e quais ações devem ser tomadas para manter tudo em dia.

Sem esse guia, manter o negócio em pé será difícil, especialmente no longo prazo. Nessa jornada, a falta de uma bússola como essa provavelmente tornaria mais complicado encontrar as melhores oportunidades e direcionar o negócio.

Para que isso não aconteça, veja 7 dicas para elaborar o seu planejamento com precisão, deixar as finanças equilibradas, gerenciar o orçamento e analisar as metas. Confira:

1. Reconheça a situação real

A primeira etapa para iniciar a estruturação de um planejamento financeiro empresarial simples é conhecer o real cenário da empresa, ou seja, é necessário delimitar condições, avaliar tempo de mercado, pontos positivos e negativos, o tipo de produto ou serviço, o público-alvo, a maneira que se comunica com os clientes, enfim, todas as características que compõem o perfil do negócio.

Para este momento, uma planilha financeira pode ser uma grande aliada, pois com ela fica mais fácil organizar-se e mapear todos os ativos e passivos. Ao fim deste processo, o empreendedor está mais apto a tomar decisões e preparado para efetuar as mudanças cabíveis.

2. Projete cenários diferentes

Ninguém é capaz de prever o futuro, não é mesmo? Mas com um bom planejamento é possível estar preparado para lidar com qualquer situação.

Basta projetar o negócio para todos os cenários existentes. Quando você analisa a sua real situação, como destacamos antes, obtém dados valiosos capazes de lhe dar segurança para realizar mudanças e tomar decisões, seja qual for o momento.

Para isso, faça um levantamento das despesas fixas e variáveis, alinhe a estrutura dos gastos, estabeleça metas e, por fim, projete o ciclo operacional em todos os ambientes possíveis (crise, aumento da demanda, etc).

3. Trace um plano de ação

Com todas as informações coletadas até aqui, é hora de arregaçar as mangas e pôr no papel tudo que deve ser feito:

Defina os objetivos

Mapeie as ações necessárias para alcançá-los

Crie um cronograma realista

Divida as tarefas conforme as responsabilidades e competências da sua equipe

Mensure resultados

Documente o que foi feito para que tudo possa ser avaliado futuramente.

Assim, você terá registrado todas as ações que devem ser tomadas e estará mais que preparado para enfrentar as eventuais mudanças no seu segmento.

4. Calcule o preço ideal para o seu produto ou serviço

É por meio da análise de custo de produção, expectativa de lucro, pró-labore dos sócios e outras despesas que se determina o valor do produto ou serviço oferecido. É imprescindível que o preço sustente todos estes gastos para promover o crescimento da empresa, caso contrário, é necessário reavaliar.

Se o atual preço praticado for um problema, uma opção é rever todos os processos utilizados e estudar uma forma de reduzir custos, promovendo mais entradas ou, se necessário, aumentando o preço.

5. Considere a ajuda de um consultor

A gente sabe o quanto a rotina de um empreendedor é corrida e o quanto ele tem que pensar na empresa como um todo, não apenas no financeiro. Portanto, uma ajuda é sempre bem-vinda.

Na hora de iniciar o planejamento financeiro avalie a contratação de um consultor. Por mais experiente que você seja, essa tarefa exige a reflexão sobre assuntos relacionados à organização do fluxo de caixa, à necessidade de criar mais capital de giro, ao processo de contas a pagar e a receber, entre outros.

Então, um olhar de fora pode até abrir a sua mente para novas possibilidades e também ajudar a traçar planos certeiros.

6. Utilize um software online

Para manter tudo em ordem, um software online pode facilitar muito a sua vida. Além dele ajudar no controle das finanças e em outras atividades de gestão, é possível acessá-lo de qualquer lugar.

Com ele é possível controlar todo o fluxo de trabalho — financeiro, vendas, estoque, emissão de boleto e nota fiscal eletrônica — em uma única solução. Assim, você tem mais facilidade para ver como anda a sua empresa, obtém resultados mais rápidos e ganha tempo para focar na atividade-fim do seu negócio.

7. Registre e controle

Por último, não esqueça de deixar tudo registrado. Ter um controle rígido do setor financeiro permite medir, a qualquer momento, o retorno sobre o investimento (ROI) e, se necessário, tomar uma decisão com segurança para reverter qualquer eventual problema.

Agora que você já sabe como acertar em cheio em um planejamento financeiro simples, é hora de pôr o seu conhecimento em prática para fazer a sua empresa crescer ainda mais.  Aproveite também para compartilhar conosco a sua experiência aqui nos comentários. Se houver alguma dúvida, teremos prazer em ajudá-lo.

Empreender com a visão financeira de longo prazo

Viu como o planejamento financeiro é essencial para a sua empresa? De fato, essa ferramenta pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Mas, para utilizá-la corretamente, é necessário enxergar à distância e mirar o longo prazo. De nada adianta uma visão financeira que se limite a algumas semanas ou à situação imediata.

Isso porque a jornada rumo à viabilidade e sustentabilidade pode ser longa. Mesmo assim, se você levar a sério as dicas deste artigo, e aplicar o Ciclo PDCA, terá condições de planejar as finanças de sua empresa e promover seu crescimento efetivo e acelerado.

Acreditamos que tenha agora as informações que precisa para começar a colocar a sua estratégia em prática. Defina suas metas, execute suas ideias, avalie e corrija quando preciso. Esse exercício fará de você um gestor melhor e bem-sucedido.

Gostou do nosso momento?

Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou a fazer o seu planejamento financeiro empresarial ou se pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.

Ouça este conteúdo no Spotify

Confira no youtube:

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.