A vida, como está organizada hoje, cabe em 24 horas?
Quantas vezes você prometeu a si próprio que assumiria o controle de sua vida?
Somos capazes de criar mil e uma rotas de fuga só para não enfrentar aquilo que tínhamos programado.
- decidimos ler os e-mails antes …
- ligar para…
- arrumar a gaveta…
O dia vai passando e aquela atividade ali, atormentando sua mente.
Há uma palavra que define esse comportamento: procrastinação ou “empurrar com a barriga”.
De acordo com Brian Clegg, autor do livro Administração do tempo: método prático – reorganize sua vida e o seu trabalho já !
“Mesmo que você tenha controle total sobre sua agenda, pode estar certo de que os outros irão bagunçar seus planos”.
As pessoas não agem desta forma porque querem prejudicá-lo. Na verdade, assim como você, elas também estão um pouco perdidas em relação ao tempo. Provavelmente têm uma lista de tarefas importantes para ser realizadas mas não sabem por onde começar.
E aí criam-se os mecanismos de fuga.
Alguns sabotadores do tempo em nosso dia a dia:
- Interrupções
- Comunicação Deficiente
- Reuniões
- Telefone/Celular
- E-mail/Internet e Intranet
- Falta de planejamento
- Indisciplina
- Indefinição de objetivos
- Indefinições de prioridades
- Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador, bips, caixas eletrônicos de banco)
Tudo foi criado para economizar tempo e facilitar nossa vida. A verdade, no entanto, é que estamos cada vez mais presos nessa roda-viva tecnológica
Numa sociedade em que o tempo se acelera e as distâncias se encurtam, o ato de aprender e reaprender se torna uma atividade cotidiana permanente.
Como tem-se os sabotadores, é mais importante analisarmos os Economizadores de tempo
- Utilização de agenda
- Fazer relação de afazeres
- Definição de metas
- Definição e acompanhamento de prioridades.
- Organização das tarefas
- Organizar as informações usadas com frequência para tê-las à mão
No leque de competências fundamentais, destacam-se a abertura à inovação, a adaptabilidade à mudança e a capacidade de trabalhar em equipe, assim como a capacidade de agir por si mesmo e de se auto-organizar.
Não há mais modelos prontos: cada um de nós precisa dar sentido às nossas escolhas. Assumir seu tempo, elegendo o que é importante para você, é uma imensa responsabilidade.
Defina prioridades, evite gastar tempo à toa e ganhe espaço na agenda para cuidar dos vários aspectos da sua vida e crie MATRIZ DE GERENCIAMENTO DO TEMPO, priorizando o URGENTE em detrimento ao IMPORTANTE.
Contudo, o quadro nos apresenta que se focar no que é IMPORTANTE gera Stress a longo prazo e ilusão de que está entregando o que não é urgente, gerando consequentemente falta de qualidade nas entregas e desperdício de tempo. Porém, se priorizar o que é URGENTE gera stress a curto prazo e qualidade de entregas de forma imediata com resultados positivos e consistentes.
Angela Brun | Palestrante, Consultora e Fundadora Angela Brun Academy – escolha de Gestão e Estratégia.