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Como aplicar o marketing sensorial na sua empresa

Como aplicar o Marketing Sensorial na sua empresa?

Em um mercado cada vez mais competitivo é necessário identificar novas maneiras de encantar os consumidores e oferecer novas experiências pode ser uma forma de estabelecer esse diferencial no seu negócio. Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing sensorial.

Essa estratégia é aquela que estimula os cinco sentidos do corpo humano (visão, audição, tato, olfato e paladar) criando uma conexão emocional com a marca. Tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes, para deixá-los à vontade oferecendo uma experiência única e agradável.

Mas, para isso, não é preciso estimular todos os sentidos! O ideal é entender quais fazem sentido para seus produtos e soluções, e fazer o estímulo de forma eficiente, utilizando-o como uma estratégia para aumentar as vendas do seu negócio e conectar os clientes com a sua marca. 

Continue lendo para saber mais sobre marketing sensorial e entenda como aplicá-lo no seu negócio.

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza o estímulo dos cinco sentidos para despertar nos consumidores a necessidade e o desejo de adquirir um produto ou serviço, com base em uma experiência única.

É uma estratégia que tem como objetivo criar vínculos e encantar o consumidor por meio dos 5 sentidos:

  • visão,
  • olfato,
  • paladar,
  • audição,
  • tato.

Alguns exemplos dessa estratégia são utilizar recursos como músicas, vitrines luminosas, aromas, e degustações.

Neste sentido, possibilitam despertar a decisão de compra do cliente, ao aprimorar a experiência e estimular as sensações de bem-estar. Para isso, os recursos sensoriais devem estar alinhados com o público-alvo e com o perfil do negócio.

Benefícios do marketing sensorial

O marketing sensorial oferece diversos benefícios. Veja os principais.

Criar vínculos emocionais com o consumidor

Os consumidores estão cada vez mais buscando marcas com que eles tenham um relacionamento sólido e que eles confiem, onde o elo emocional é algo tão forte que não é possível entender o que motivou a compra.

Dessa forma, o cliente deixa de ser um número para a marca e passa a ter uma relação emocional de forma próxima.

Estimular o desejo de compra no consumidor

O marketing pessoal estimula o consumidor a comprar da sua empresa sem precisar ficar “empurrando” produtos ou soluções de forma forçada. Isso dá uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.

Fidelizar e encantar os clientes

Sua marca pode aproveitar o potencial de criar sensações agradáveis do marketing sensorial para impulsionar as vendas. Além disso, as empresas que adotam essa técnica demonstram que conhecem bem os seus clientes e podem ganhar maior reconhecimento por parte deles.

Desenvolver uma identidade única para sua marca

Essa estratégia possibilita despertar a decisão de compra do cliente, ao aprimorar a experiência de compra e estimular as sensações de bem-estar. Para isso, os recursos sensoriais devem estar alinhados com o público-alvo e com o perfil do negócio.

Como aplicar o marketing sensorial na sua empresa

Entenda como usar os cinco sentidos para influenciar na decisão de compra dos seus clientes.

Olfato

Existem lojas que têm um cheiro específico, isso faz com que sempre que o cliente sinta aquele aroma lembre de determinada marca. Essa ideia pode ser colocada em prática a partir de uma fragrância que represente a identidade da sua empresa.

Pode ser utilizado como um cheirinho em seus pontos de vendas, produtos e embalagens. Também é essencial escolher um aroma que não seja tão doce ou forte para evitar sensações desagradáveis.

Paladar

Pode ser estimulado de diversas formas, como:

  • com café, biscoitos, sucos e água disponíveis na recepção, 
  • envio de brindes e mimos como nos presentes de final do ano: cestas, panetones, espumantes.

Tudo isso causa uma impressão positiva e sacia uma necessidade fisiológica que o cliente pode estar sentindo naquele momento, além do fato do consumidor sentir que é lembrado pela empresa.

Tato

Sensações como calor, frio e dor fazem parte do tato. É possível aplicá-lo através de expositores, em uma loja expor uma cama bem arrumada, com lençóis, cobertores e colchas para que os clientes sintam o quanto o produto é confortável.

Não deixe os produtos escondidos em vitrines de difícil acesso, que dificultem o toque. É essencial que, sempre quando for possível, seja buscado formas de proporcionar ao cliente uma experiência com o produto.

Visão

A decoração da loja física ou o layout das mídias sociais de acordo com o perfil do cliente é o estímulo visual mais aplicado no marketing sensorial. Para que ele seja ainda mais eficaz, é essencial que se tenha atenção a respeito dos sentimentos que determinadas cores podem causar nos clientes.

Nesse caso, a identificação das cores e a intensidade luminosa são pontos de extrema importância na hora de colocar aplicar essa estratégia na empresa.

Audição

Invista na criação de playlists que possuam elementos em comum com a mensagem que gostaria de passar ao seu consumidor, algo que represente a identidade da sua marca e atenda as preferências do seu público.

A música tem o poder de atrair e envolver o público em uma loja, não só tornando aquele ambiente mais agradável, mas despertando criatividade, lembranças e laços afetivos no consumidor, o que pode ser benéfico para a empresa, e aumentar as vendas.

O marketing sensorial tornou-se uma ferramenta indispensável para criar diferenciais competitivos em organizações que atuam em mercados onde o cliente não percebe uma diferenciação entre produtos e serviços, como forma de facilitar um vínculo emocional entre o cliente e a marca.

Os sentidos influenciam o comportamento e a tomada de decisão, e para isso, incentivos sensoriais podem possibilitar com que a sua empresa venda mais e que seu cliente fique satisfeito.

Se você deseja otimizar ainda mais a experiência do seu cliente, não deixe de entender os benefícios da estratégia omnichannel para a sua empresa.

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