Comunidade on-line de Colaboradores - ABA

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Comunidade on-line de Colaboradores

Você já pensou em criar uma comunidade on-line para colaboradores em sua empresa? 

Esse tipo de atividade tem ficado cada vez mais popular pela promessa de engajar e motivar os funcionários de um negócio, já que facilita a interação e permite a troca de experiências, informações e dicas sobre assuntos de preferência em comum.

Mas afinal, o que é uma comunidade on-line para colaboradores?

Uma comunidade on-line é um local da web que reúne pessoas com interesses em comum. Essa comunidade pode ser criada de diferentes formas, como fóruns on-line e grupos em redes sociais (Facebook, Telegram, WhatsApp, entre outras). Nesses espaços, as pessoas trocam ideias, experiências e fortalecem os relacionamentos. Por isso, a criação de comunidades on-line têm sido utilizadas por diversas empresas para se aproximar do seu público-alvo a fim de atrair e fidelizar clientes.

O que muita gente não sabe é que além de ajudar no crescimento do negócio, essa comunidade on-line também pode ser utilizada para aproximar os próprios colaboradores da empresa. Nesse caso, o empresário precisa investir na criação de um ambiente virtual capaz de conectar a empresa com seus funcionários de maneira dinâmica para coletar dados qualitativos e quantitativos que podem te ajudar a melhorar a experiência de seus colaboradores.

Para isso, a empresa pode utilizar ferramentas como fóruns, grupos em redes sociais e pesquisas, entre outras plataformas digitais. O importante é que o ambiente escolhido promova a realização de discussões construtivas para as duas partes — empresa e funcionários.

Para facilitar esse processo, o empresário pode até mesmo concentrar as discussões on-line em um único canal. Dessa forma, ele torna mais fácil e segura a obtenção, gestão e análise de dados dos funcionários.

5 benefícios de investir em uma comunidade para colaboradores

Todas as informações obtidas a partir das discussões dentro desse tipo de comunidade ajudam a empresa a entender o comportamento e as expectativas de seus colaboradores, bem como a visão que eles têm de sua empresa. Como resultado, as organizações podem adotar ações alinhadas com as demandas dos funcionários, permitindo a atração e retenção de talentos e aumentando a produtividade da equipe.

Por isso, muitas empresas começaram a inserir a ‘’criação de uma comunidade on-line interna’’ como parte da estratégia de endomarketing.

Um dos grandes benefícios resultantes da criação de uma comunidade on-line para funcionários é a possibilidade de adoção de melhorias que aumentam o engajamento da equipe. E como você deve imaginar, time engajado significa time motivado. Como consequência, a empresa consegue melhorar seu fluxo de trabalho e sua produtividade.

Além desse benefício, um time engajado também oferece outras vantagens, tais como:

1. Trabalhar a autoestima da equipe

Quem não gosta de ser ouvido? Quando os colaboradores percebem que suas opiniões são importantes para os gestores, eles se sentem mais valorizados pela empresa. Essa sensação aumenta quando essas opiniões são convertidas em ações que beneficiam a equipe. Nesse cenário, a autoestima desses funcionários aumenta, melhorando a forma como eles enxergam a empresa.

2. Reduzir o turnover/churn

Turnover ou churn é o termo utilizado para se referir a taxa de rotatividade de funcionários, ou seja, o período em que os profissionais permanecem na empresa.

Um dos fatores que influenciam no aumento dessa taxa é justamente a falta de valorização e um clima organizacional pesado. Uma das formas de melhorar esses parâmetros é ouvir o feedback dos colaboradores em relação ao seu trabalho para implementar melhorias e aumentar a sensação de pertencimento entre os funcionários, reduzindo o turnover e aumentando o valor de mercado da empresa.

3. Aumentar produtividade

O que acontece quando os colaboradores se sentem acolhidos e valorizados pela empresa em que trabalham? Se você respondeu que eles trabalham mais e melhor, então você acertou!

De acordo com uma pesquisa divulgada na Revista Exame, colaboradores felizes são cerca de 31% mais produtivos e 3 vezes mais criativos em comparação aos que estão insatisfeitos com o trabalho.  Isso comprova que a produtividade está diretamente ligada à motivação. Colaboradores felizes dão o seu melhor, trazendo excelentes resultados a empresa.

4. Melhorar relacionamentos interpessoais

Outra consequência da criação de uma comunidade on-line para colaboradores é a possibilidade de melhora dos relacionamentos entre os próprios funcionários. Eles podem se sentir mais à vontade para se posicionar e emitir opiniões em ambientes digitais.

Com isso, a empresa consegue ouvir até mesmo os colaboradores mais introspectivos, que também podem fornecer ideias interessantes para o negócio.

5. Manter os colaboradores focados

Como resultado de todos os benefícios anteriores, o funcionário se sente mais motivado, influenciando diretamente no seu foco durante a realização das atividades, ou seja, um profissional motivado é um profissional que consegue otimizar tempo.

Como funciona a comunidade on-line no trabalho?

Geralmente, as grandes empresas utilizam uma rede privada, ou seja, a intranet, para criar comunidades de interação para colaboradores.

Nesse método tradicional, gestores, líderes e funcionários compartilham arquivos, comunicados e diferentes informações. O problema é que as plataformas baseadas em intranet não são consideradas soluções eficientes para acompanhar as mudanças digitais e comportamentais do mercado.

Afinal, hoje em dia as pessoas valorizam recursos otimizados e ferramentas intuitivas e fáceis de usar. Nesse contexto, uma alternativa que tem ganhado força são as plataformas de comunidade baseadas em softwares on-line. Esse tipo de plataforma se diferencia por reunir diferentes atividades para os colaboradores em um único lugar.

Dentre os recursos desse tipo de plataforma estão os fóruns de discussões, pesquisas quantitativas e qualitativas, enquetes, chats, agendas de eventos, focus groups, entre outras possibilidades. Assim, você pode incentivar seus colaboradores a participar dessas atividades oferecendo premiações, acúmulo de pontos, cartões de presente, medalhas, etc.

Porém, antes de inserir a comunidade on-line no dia a dia dos colaboradores, é importante saber como criar uma comunidade on-line.

5 passos para criar uma comunidade on-line no ambiente de trabalho

Agora que você já entendeu a importância das comunidades on-line para o ambiente de trabalho, está na hora de aprender a usar essa comunidade a seu favor. Para isso, confira os passos abaixo!

Passo 1: crie um planejamento

O primeiro passo é definir como essa comunidade deve ser criada, quais serão suas regras e quais ferramentas serão utilizadas. Ou seja, é fundamental criar um planejamento para essa implementação.

Para facilitar esse processo, compartilhe a ideia com todo o time de RH da empresa. Desta forma, é possível determinar a função de cada um na implementação da comunidade.

Passo 2: escolha a plataforma

Após definir o plano, está na hora de colocar o projeto em prática. Para isso, você deve escolher a plataforma onde essa comunidade será criada.

Como estamos falando de uma comunidade corporativa, o ideal é que essa plataforma reúna todas as ferramentas de interação relevantes para a empresa.

Além disso, essa plataforma deve oferecer suporte apropriado, ser fácil de usar e permitir a moderação e personalização da comunidade.

Passo 3: colete os dados

Após implantar e começar a usar a plataforma, está na hora de estimular a interação entre os funcionários e coletar dados.

Para isso, a empresa pode abrir enquetes, canais de chat, fazer pesquisas de opinião, entre outras ferramentas, para coletar informações relevantes para entender o que seus funcionários pensam e como isso pode ajudar a empresa.

Passo 4: não seja controlador(a)

É importante lembrar que a comunidade on-line de colaboradores deve ser um ambiente agradável, confortável e amigável para troca de informações.

Assim, os colaboradores podem se sentir à vontade para trazerem pautas e compartilhar ideias ou feedbacks.

Por isso, é essencial adotar uma política de moderação que favoreça a criação desse ambiente confortável para melhorar o relacionamento entre a empresa e os funcionários.

Caso algum colaborador viole as regras dos grupos e ofenda algum membro ou a empresa, é fundamental atuar como mediador e incentivar o diálogo respeitoso.

Além disso, em situações extremas, você pode agendar conversas individuais para tentar resolver o problema.

Passo 5: a companhe os resultados

A estratégia da comunidade on-line só funcionará se os gestores ou pessoas responsáveis estiverem atentos aos resultados obtidos.

Apesar deles não serem facilmente mensuráveis, a melhora na interação entre os funcionários será visível nos números da empresa.

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