Será que você está conseguindo conduzir o seu negócio da maneira certa para alcançar os resultados que deseja?
A mentoria empresarial é uma estratégia que pode ajudar um negócio a superar desafios e aproveitar oportunidades ao contar com a expertise de um especialista para orientar o empreendedor na condução de sua empresa.
O Desafio de ter uma Empresa
Abrir e gerir um negócio não é algo fácil: uma série de obrigações e responsabilidades diariamente batem na porta do empreendedor, trazendo desafios e oportunidades. Muitos montam uma empresa sem imaginar o trabalho que terão ao cuidar das burocracias e compromissos legais, desenvolver produtos e serviços competitivos, desenhar processos eficientes, ser uma liderança exemplar, encontrar os melhores gestores e colaboradores, fazer parcerias… além de tantas outras tarefas.
Ainda mais considerando o complexo cenário empresarial no Brasil, é preciso ter muito preparo e planejamento antes de abrir um CNPJ. Não é à toa que um grande número de negócios no país são fechados logo nos primeiros anos de existência. Assim como também ocorre com frequência que uma mudança no ambiente acabe prejudicando seus resultados, fazendo-os perder competitividade no mercado.
Muitos erros são cometidos por falta de experiência, fazendo um caminho difícil ser ainda mais tortuoso para todos os envolvidos na organização. Quantos problemas passados na sua vida pessoal seriam mais facilmente resolvidos com a maturidade e conhecimentos que se tem agora? O mesmo não se aplicaria aos negócios?
O empreendedor não precisa passar por tantas dificuldades sozinho ou sem o apoio de alguém mais experiente, que tenha passado por desafios parecidos e que conheça bem as alegrias e dificuldades de se ter um negócio: para isso que existe a mentoria empresarial!
O que é Mentoria Empresarial?
Ela nada mais é do que um aconselhamento profissional voltado para os empreendedores, feito por outro empresário mais experiente. Como um padrinho, esse mentor ajuda a empresa a superar desafios, descobrir oportunidades e se fortalecer no mercado.
A mentoria empresarial é uma ferramenta que pode ajudar novos negócios a encontrar seu espaço, e aos empreendedores encontrarem seu caminho — tornando-se líderes exemplares e inovadores.
Mesmo uma empresa com anos de existência pode aproveitar a mentoria empresarial para ajudá-la a superar desafios (até antigos) e mudanças repentinas no mercado, evitando que elas acabem impactando profundamente o negócio e arrisquem a sua sobrevivência.
Quando o negócio está em expansão, encarando um novo oceano de possibilidades, muitos empreendedores também recorrem a este auxílio para tornar essa jornada mais tranquila e evitar tempestades desnecessárias em seu caminho.
O mentor é um empresário experiente que orienta o empreendedor em relação ao seu negócio, com noções diretas e práticas da área, usando a sua vivência e conhecimentos como base. Ele mentora o cliente de acordo com sua realidade e até quando ele desejar, não se prendendo a prazos.
Também é importante pontuar que o mentor não vai colocar a mão na massa ou ter todas as respostas como se fosse um Oráculo: ele ajudará como guia e padrinho, orientando, questionando e incentivando o empreendedor — que ainda sim, ao fim do dia, será quem decidirá o que e como agir em relação ao negócio.
Com um mentor verdadeiramente competente e o mentorado disposto a escutar, desenvolvendo um relacionamento de empatia e respeito, esse aconselhamento poderá gerar vários impactos positivos na empresa.
5 Motivos para contratar um mentor
1. Experiência
O mentor é um empreendedor assim como você. Ele tem ou já teve negócios antes de iniciar o processo de mentoring. Isso é primordial no seu processo de aprendizado.
É feito um alinhamento com o empreendedor sobre todos os pontos decisivos para a empresa, como gestão, marketing, relacionamento com clientes, etc.
É importante ressaltar que a falta de conhecimento e gestão é responsável pelo fechamento de 52,5% das empresas em menos de quatro anos, de acordo com o IBGE.
Contar com um mentor evitaria o fechamento das maiorias dessas portas, já que muitos empreendedores acham que não precisam de ajuda na forma como conduzem seus negócios.
Contar com o apoio de um mentor profissional oxigenará o modo como esses empresários pensam no negócio
2. Cabe no seu modelo de negócio
Avalia-se item por item, os requisitos para saber o que está dando certo e o que pode melhorar no negócio.
A maioria dos erros são cometidos por inexperiência ou falta de conhecimento específico.
Por isso o mentor foca em não deixar que as pessoas que contratem seu serviço de mentoria empresarial passem por esses problemas.
A maioria dos micro e pequenos empreendedores não sabem delegar tarefas e não costumam investir em plano de carreira para os parentes (em caso de empresa familiar) ou funcionários.
3. Ter a visão de quem está fora do processo
Estar fora do processo de gestão é importante para notar quais são os erros e acertos do estabelecimento.
Quem é dono de negócio fica tão preocupado em sanar as questões mais urgentes do dia a dia que acaba por deixar de prestar atenção no crescimento da sua empresa e na sua gestão a médio e longo prazo.
Quando se está fora desse sistema, é possível notar falhas no plano de marketing, no trato com os clientes, nas vendas, fornecedores, comparativo com concorrentes, fatores de risco, etc.
Isso ajuda na hora de elaborar um plano de ação e na definição de metas e objetivos que devem ser alcançados, bem como os prazos e implicações.
4. Ter um modelo a seguir
O mentor é como um mestre para o empreendedor.
Ele é responsável por inspirar, puxar a orelha e trazer novidades aos alunos.
Além disso, os mentores são exemplos de sucesso empresarial, e isso inspira os empreendedores a continuarem lutando até alcançar o que desejavam quando abriram o negócio.
5. Você faz as mudanças
Outro ponto interessante é a relação do dono do negócio com o mentor.
A opinião do dono do negócio é tão importante quanto a do consultor, afinal ele já passou por muitas crises até contrata-lo.
Quando se contrata um mentor, não se receberá uma lista de afazeres e deveres de casa.
O mentor precisa ir até a empresa, ver como é o trabalho e só então propor ideias para o negócio, mas sempre com a participação do dono.
O processo de mentoring é uma ferramenta barata se for comparada com o prejuízo que se leva ao se deixar permitir que a sua empresa feche as portas.
Além do mais, sua característica intimista garante que o empreendedor seja ativo no processo de mudança.
Nós podemos te ajudar!
A ABA Academy oferece serviço de Mentoria Empresarial, entre em conto conosco para mais informações.
Gostou do nosso momento? Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou a entender sobre Mentoria Empresarial ou pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.