Buscando construir o seu próprio negócio e não sabe por onde começar? Confira a seguir nossas dicas.
Iniciar um negócio é uma coisa bem complicada. Muitas vezes a pessoa até tem uma ideia, mas não sabe quais itens são necessários para conseguir iniciar o processo. Pensando nessa situação, trouxemos para você 8 passos fundamentais para iniciar no mundo do empreendedorismo.
Como começar a empreender?
1 – Tenha uma ideia bem definida
Saber o que quer vender é o primeiro passo para começar a empreender. A ideia inicial é o guia de um bom empreendedor e pode ser o diferencial na hora de conseguir manter a empresa a longo prazo.
Porém, ter uma boa ideia não significa que ela rende um bom empreendimento. Observe como outras empresas utilizam o seu objeto de vendas e quais os métodos utilizados pelos empresários para oferecerem o produto.
Aqui, o ideal é atender a uma nova necessidade, não compreendida pelos negócios atuais. Por exemplo, se você for abrir um novo restaurante, aposte num produto pouco produzido pelos concorrentes ou com diferenciais.
Independentemente de ser inovador ou não, saiba o que você quer fazer. Empreender é um negócio complicado e não deve ser feito de qualquer jeito. Tenha certeza do seu produto/serviço e analise como o mercado o consome. Aliás, a próxima dica vai nessa linha.
2 – Conheça a demanda do mercado e a persona
Se você já tem claro a sua ideia de negócio, precisa saber se há demanda para ela. Veja bem, de nada adianta ter um conceito ultra inovador, mas impossível dos clientes se interessarem. Já ouviu aqueles casos de gente que perdeu dinheiro num negócio bom “até demais”? Pois é, cuidado com isso.
Para entender a demanda você deve realizar pesquisas de mercado para saber se as pessoas vão comprar o produto. Isso pode ser feito no boca a boca, com amigos e familiares, mas há maneiras mais profissionais para isso, com empresas especializadas nessa questão. Ao fazer essa pesquisa de mercado, o empreendedor sabe também qual o seu público-alvo, ou seja, a persona e como ela se comporta na hora de comprar.
Definindo a persona, você sabe onde o seu público consome produtos, os seus gostos e hábitos e os meios de comunicação preferidos. Com isso, dá pra oferecer um serviço perfeito, atendendo as necessidades.
3 – Formalize a empresa
É costume algumas pessoas trabalharem de forma informal, para evitar gastos com impostos de Pessoa Jurídica. Mesmo assim, fuja desse caminho. Sim, ele pode ser mais vantajoso a curto prazo, mas lá na frente essa informalidade pode acarretar em problemas fiscais sérios e prejudicar o negócio.
Além do mais, não precisa gastar tanto para formalizar a situação. Atualmente os empresários podem optar pelo modelo Microempreendedor Individual (MEI), onde as taxas exigidas são menores e o faturamento pode alcançar no máximo os R$ 81.000 no ano.
Além do MEI, existem outros CNPJ para escolher e eles têm diversas vantagens exclusivas. Porém, uma dica importante é procurar um contador para te ajudar a analisar melhor a situação e escolher o modelo ideal para a sua empresa.
4 – Faça um plano de negócios
Chegando na metade do caminho, apresentamos o item mais importante, provavelmente. Depois de ver coisas básicas, mas essenciais para o seu trabalho, você deve organizar as informações num plano de negócios.
Esse documento vai guiar todas as atividades, detalhando cada item necessário para os trabalhos. Com isso, vai apresentar a visão estratégica e financeira do empreendimento, ou seja, abordar os custos estimados e como a empresa vai se organizar.
Abaixo, mostramos alguns pontos desse documento:
Estudo de mercado;
Descrição do serviço;
Modelo de negócios;
Nome e área de atuação;
Plano financeiro.
5 – Busque especializações
A nossa quinta dica funciona para quem quer ser empreendedor, assim como para o empregado. Estude, se dedique, torne-se especialista no seu serviço. Existe a ideia de que para ter um bom negócio só é necessário ter dinheiro e uma boa ideia. Mas isso não é verdade. Para manter o empreendimento você deve possuir uma boa noção de gestão empresarial e, com isso, dos elementos principais de funcionamento de uma empresa.
Contabilidade, marketing, gestão de pessoas e gestão financeira são só alguns dos pontos. Entender esses itens já ajuda na hora do aperto e lhe dá segurança ao tomar decisões e escolher o caminho certo.
Por isso, faça cursos relacionados à gestão de negócios, sejam graduações ou pós-graduações. Existem especializações como Administração, Gestão Comercial, Gestão Financeira ou Marketing. Além disso, para conseguir estudar você pode escolher diversos modelos, como a modalidade EAD, muito presente em diversas universidades.
No fim, não tem como fugir dos estudos. Ele está presente em tudo. Acredite, se fizer uma especialização vai conseguir melhorar os negócios e ser uma referência na sua área de atuação.
6 – Aposte nas redes sociais
Essa é a dica mais recente e tem tudo a ver com a sociedade atual. Vamos ser práticos, tudo gira em torno das redes sociais hoje em dia. O negócio que não está presente nos meios digitais acaba perdendo visibilidade e chega atrás dos concorrentes. Sabe o ditado “quem não é visto não é lembrado”? Então, é bem por aí.
Por isso, esteja presente de forma digital, mesmo que o seu negócio não tenha relação com as redes sociais. Quase todas as carreiras conseguem criar conteúdos interessantes e conseguir clientes dessa forma. Assim, tenha uma conta ativa nas principais redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.
Se você não consegue manter esses perfis sozinho, talvez seja bom contratar alguém só para isso ou optar por uma empresa especializada na gestão de mídias sociais. Há diversas opções no mercado e com preços bem acessíveis.
7- Contrate um consultor
A consultoria baseia-se em uma série de análises feitas por especialistas, englobando desde o estudo de mercado do empreendimento até todas as análises financeiras e previsões futuras do mesmo.
Ter a experiência de um consultor para auxilia-lo no início do seu empreendimento é um guia para traçar o melhor caminho a ser percorrido. Sendo assim, elabora-se um plano de negócios que especifica o seu funcionamento, e traz dados que possibilitam o exame da viabilidade ou não do empreendimento, nos termos propostos pelo cliente.
Aqui na ABA ACADEMY oferecemos consultoria para novo empreendedores, entre em contato conosco e faça um orçamento.
8 – Tenha persistência e paciência
Falamos antes, mas é melhor repetir: empreender não é fácil. É necessário disciplina, ter um bom mindset e organização. Não vamos mentir para você, é um mercado desafiador e requer muita paciência, pois dificilmente uma empresa lucra da noite para o dia. Assim, é importante ter a cabeça no lugar e entender como esse mercado é complicado.
Acontece de vermos na internet algumas pessoas dizendo como começar a empreender foi um processo natural e fácil. Mas não funciona desse jeito para todo mundo. Por isso, as nossas dicas são tão importantes, elas vão te dar o básico para enfrentar esse mundo cheio de adversidades.
Bora empreender?
Apesar do caminho ser longo e com muitos desafios, empreender pode te ajudar a alcançar seus objetivos profissionais e financeiros e é uma boa forma de ter o controle da sua vida, afinal, você será o próprio chefe e quem dita seus horários.
Com isso, fica bem mais interessante saber como começar a empreender, não é? E as nossas dicas com certeza ajudaram de alguma forma nessa empreitada. Agora é por elas em prática e lutar para conseguir seu lugar ao sol. Lembre-se que disciplina, perseverança e esforço sempre são recompensados.
Gostou do nosso momento?
Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou a se organizar para começar a empreender ou se pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.
Ouça este conteúdo no Spotify
Confira no youtube: