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Terceirizações para empresas lucrativas

Na sua empresa existe o processo de terceirização? Ou processos que poderiam ser terceirizados?

Nosso assunto desse momento é terceirização para tornar sua empresa mais lucrativa.

Terceirização ou outsourcing é um processo de gestão pelo qual uma empresa contrata terceiros para executar algumas das suas atividades de apoio, ficando a empresa concentrada nas suas atividades principais.

Ganhos em terceirizar:

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Por que terceirizar:

  • Contratação eventual em atividades temporárias;
  • Concentração nas atividades FINS;
  • Serviços especializados;
  • Redução de custos.

Onde a terceirização é mais frequente?

  • Atualmente as empresas estão terceirizando as linhas de produção;
  • Onde os controles de qualidades são mais rigorosos;
  • Muitas vezes ficam apenas com as marcas.

Exemplos de áreas para terceirizar:

a)    Sistemas de informação

b)    Serviços de processamento

c)    Processo de negócio

d)    Recrutamento e Seleção

e)    Serviços de Limpeza

f)     Segurança

Planejamento e operação dos serviços:

a)    Planejamento estratégico;

b)    Conscientização;

c)    Decisão e critérios gerais;

d)    Projeto;

e)    Programa de apoio (aceitação do projeto);

f)     Acompanhamento permanente;

g)    Avaliação dos resultados.

Tipos de terceirização:

Quanto a Natureza de trabalho terceirizado:

a)    Funções da área tecnológica e

b)    Funções da área administrativa.

Quanto ao modo de operação da terceirização:

a)    Terceirização parcial e

b)    Terceirização total.

Características do processo de terceirização:

a)    Processo de interferência externa;

b)    Funções de apoio;

c)    Continuidade;

d)    Supervisão;

e)    Qualidade.

Benefícios da terceirização:

a)    Razões de ordem financeira;

b)    Razões de ordem tecnológica;

c)    Razões competitivas;

d)    Excelência operacional;

e)    Competência no negócio;

f)     Redução imediata dos custos e riscos inerentes à execução dos processos que são transferidos;

g)    Contínua e permanente atualização tecnológica, sem necessidade de investimento (que sob responsabilidade da contratada);

h)    Concentração nos esforços estratégicos.

Quarteirização:

1)    Deslocamento da administração dos contratos de terceirização para as mãos de empresas especializadas no assunto.

2)    Quarteirizar envolve transferir a gestão dos contratos de outsoursing para empresas com expertise no assunto.

Vantagens de quarteirizar:

a)    Eliminação de estruturas internas da empresa criadas para administrar os contratos e os relacionamentos com terceiros;

b)    Implantação de política corporativa;

c)    Profissionalização da gestão dos contratos e do relacionamento entre as empresas;

d)    Manutenção da garantia jurídica e preservação econômica da relação;

e)    Modulação permanente na forma de melhoria contínua

Desvantagens de quarteirizar:

a)    Custos adicionais;

b)    Imagem da empresa contratante;

c)    Retorno das atividades quarteirizadas à empresa quarteirizante

Uma tercerização com foco tem um objetivo muito preciso.

Focalizar uma terceirização significa diminuir ao mínimo a abrangência do resultado esperado, ainda que a quantidade de entregáveis possa ser grande.

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Angela Brun | Palestrante, Consultora e Fundadora Angela Brun Academy – Escola de Gestão e Estratégia.

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