Design Thinking como inspiração de Criatividade - ABA

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Design Thinking como inspiração de Criatividade

Apresentar conceitos e experiências sobre o uso de Design Thinking na Educação Presencial, a Distância e Corporativa e seu potencial de uso no campo educacional como metodologia para solução de problemas, como abordagem de inovação e como estratégia de ensino-aprendizagem é o nosso assunto desse artigo. 

Você tem alguma prática para estimular suas ideias?

Conhece ferramentas de ideação?

Capacitar equipes para desenvolver e adaptar seu comportamento de forma inovadora a partir da adoção do Design Thinking e do uso de metodologias corporativas ativas. 

Foco no Modelo inovativo de ideias com 3 olhares:

1.Metodologias Ativas:

E um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado.

2. Trabalho Colaborativo: 

Grupos de trabalho trabalharam junto de suas equipes e, a partir da compreensão da realidade da empresa, conceber estratégias comportamentais inovadoras e centradas em metodologias ativas com integração do CHA.

3.Pensamento crítico:

É um julgamento propositado e reflexivo sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão verbal ou escrita, ou argumentos.

Abordagem da Inspiração:

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Fonte: Cavalcanti e Bittencourt (2014) inspirados no processo da D.school (2011) e IDEO (2009)

MAPA DE EMPATIA: 

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Mapa é direcionado para todos os que trabalham com o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Serve para definir o perfil de um cliente ou usuário, saber do que ele precisa, o que quer e o que espera de um produto.

Mapa visual é útil para orientar discussões sobre a criação de novos produtos e/ou serviços a partir da perspectiva do cliente; é importante convidar pessoas que conheçam o potencial cliente, mas não o cliente em si; e ainda o mapa de empatia é feito tanto com as informações concretas de que o grupo dispõe (dados, estatísticas, etc), quanto pelas percepções (sensações e impressões).

PROCESSO DE INOVAR COM DESIGN THINKING:

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ETAPAS DESIGN THINKING:

1. Imersão: Mapa de empatia (descoberta)

Identifique uma oportunidade de melhoria ou um problema de comportamento, a partir das mais diversas perspectivas e pontos de vistas do grupo.

2. Análise e síntese: (definição)

Os dados coletados na fase de imersão, organizados em post-it, devem ser submetidos a uma fase de análise e síntese, por diagrama de afinidades, dentro de uma lógica que permita a compreensão do problema em questão. 

3. Ideação:

Análise crítica é a fase onde o perfil do público alvo é definido, daqueles que serão “servidos” pelas soluções criadas, a partir de ideias inovadoras para um tema do projeto em questão.

4. Prototipação: (experimentação)

É o momento que ideias abstratas ganham conteúdo formal e material, de forma a representar a realidade capturada e propiciar a validação do comportamento com a imersão, análise e síntese, e ideação.

      – Plano de Teste

      – Plano de ação

Angela Brun | Palestrante, Consultora e Fundadora Angela Brun Academy – Escola de Gestão e Estratégia.

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