Quando falamos em CANVAS, iniciamos pelo Planejamento que tem 3 pilares de sustentação:
1.VISÃO
- Que tipo de empresa desejamos nos tornar?
- Que produtos ou serviços sua empresa oferece ou pretende oferecer?
2. MISSÃO
- Que necessidades de mercado sua empresa atende?
- Qual é o mercado em que sua empresa compete?
3. VALORES
- Quais os valores mais importantes para nós hoje e no futuro?
- 6) E para os sociedade, clientes e colaboradores?
E ainda, você já repensou seu negócio com ferramentas e de forma estruturada?
Com qual frequência você remodela sua empresa e sua estrutura de gestão?
Define os objetivos para modelar o negócio: criar novo negócio ou reformular e melhorar o negócio atual?
O que é o gerador de modelo de Negócios “CANVAS”
“É uma ferramenta desenvolvida por Alexander Osterwalder & Yves Pigneur que através de nove (9) blocos básicos mostra a lógica de como uma empresa tem a intenção de ganhar dinheiro”, são eles:
1. Proposta de valor
2. Segmento de Clientes
3. Canais
4. Relacionamento com clientes
5. Fontes de receita
6. Recursos Principais
7. Atividades Principais
8. Parcerias principais
9. Estrutura de custos
Os nove blocos cobrem as quatro (4) principais áreas de negócios:
– O QUE: Viabilidade da oferta;
– COMO: Infra-estrutura;
– PARA QUEM: Clientes;
– QUANTO: Finanças.
ESMIUÇANDO O CANVAS
PROPOSTA DE VALOR:
• Que valor entregamos aos diversos segmentos de clientes atraves dos canais de comunicação?
• Qual o problema que estamos ajudando o cliente a resolver?
• Quais as necessidades dos clientes que estamos atendendo?
CLIENTES:
• Para quem estamos criando valor?
• Quais são os nosso clientes mais importantes?
• Existem diferentes segmentos de clientes?
• Com necessidades diferentes
• Que acessam por diferentes canais
• Que requerem diferentes tipos de relacionamento
• Que possuem diferentes portes
• Que valorizam atributos e funcionalidades diferentes
CANAIS
• Por quais canais de comunicação entregamos valor aos clientes?
• Por quais canais os clientes querem ser atendidos?
• Quais são os canais que apresentam melhor custo benefício?
• Como os canais estão integrados à rotina dos clientes?
• Como atendemos os clientes em relação à avaliação, compra, entrega, suporte?
RELACIONAMENTO COM CLIENTES
• Como é estabelecido e mantido o relacionamento com o cliente em cada um dos segmentos?
• Que tipo de relacionamento os clientes esperam?
• Como podemos superar as expectativas dos clientes?
• Quais são os drivers do relacionamento: conquista de novos clientes, retenção, impulsão de vendas, etc?
FONTES DE RECEITA
• Quais são as receitas oriundas das proposições de valor oferecidas com sucesso aos clientes?
• Por quais elementos da proposta de valor o cliente está disposto a pagar mais?
• O quanto cada fonte de receita contribui no total?
RECURSOS
• Quais os principais recursos necessários para oferecer e entregar a proposta de valor aos clientes?
• Os recursos podem ser físicos, humanos, intelectuais e financeiros
ATIVIDADES
• Que atividades são necessárias para construção da proposta de valor a ser entregue aos clientes?
• As atividades pode ser de vendas, desenvolvimento, suporte, consultoria, etc.
PARCEIROS
• Quais são atividades terceirizadas e alguns dos recursos chaves adquiridos fora da empresa?
• Quem são os principais parceiros estratégicos?
• Quais são os recursos, atividades ou serviços que eles nos fornecem?
ESTRUTURA DE CUSTOS
• Quais os custos principais necessários para entregar a nossa proposta de valor?
• Quais atividades chaves são mais caras?
• Que recursos principais são mais caros?
Este é um exemplo de aplicação!
É importante para complementar essa análise que o CANVAS está alinhado com as necessidades futuras da organização a partir das práticas atuais, e requer um repensar de todos os processos e objetivos para definir novas estratégias de atuação.
Gostou desse artigo? Comente para mim!
Salve estes modelos para usar na modelagem do seu negócio!
Angela Brun | Palestrante, Consultora e Fundadora Angela Brun Academy – Escola de Gestão e Estratégia.