A Gestão por Exceção: pode ser definida como um método de gestão (ou estilo de liderança) que permite aos gestores dedicarem-se às áreas mais importantes para o crescimento e desenvolvimento da organização através da delegação das restantes áreas para níveis inferiores da hierarquia organizacional.
Para isso, são implementadas metodologias e instrumentos que permitem que os níveis mais baixos da hierarquia mantenham os seus superiores hierárquicos informados apenas sobre os acontecimentos de maior importância e que requeiram um tratamento especial ou a tomada de decisão por parte dos gestores de níveis mais elevados.
Todos os restantes assunto deverão ser analisados e tratados diretamente pelas pessoas que com eles lidam, não havendo necessidade de transmissão aos superiores hierárquicos.
Processo de gestão por exceção Primeiramente, é necessário estabelecer objetivos ou normas com resultados previsíveis e calculáveis. Estas performances são avaliadas e se equiparado ao desempenho real. Em seguida, o desvio fica analisada. Com um desvio insignificante ou nenhuma, nenhuma ação é necessária e gerentes seniores podem se concentrar em outros assuntos. Se performances reais desviam significativamente, a preocupação precisa ser passado para os gerentes seniores, como uma “exceção ocorreu”. Finalmente, o objetivo é resolver essa “exceção” imediatamente.
5 Ganhos da gestão por exceção:
- Agilidade na identificação e resolução de situações problemas;
- Otimização dos gestores nas decisões para questões importantes e relevantes;
- Economia de tempo: gerentes precisam trabalhar menos em estatísticas e a frequência da tomada de decisões;
- Maior responsabilidade dos colaboradores e aumento da motivação, libera os gestores para:
- Para tomar menos decisões e focar nos resultados.
Gestão por exceção tem tanto uma aplicação de negócios em geral e uma aplicação de inteligência de negócios. Exceções gerais de negócios são casos que se desviam do comportamento normal em um processo de negócio e precisam ser cuidadas de uma maneira única, tipicamente por intervenção humana.
Sua causa podem incluir: problemas de desvio de processo, infra-estrutura ou de conectividade, desvio externo, má qualidade de regras de negócios, Gestão de dados malformado, etc.
Porque exceção? É a prática de investigar, resolver e lidar com tais ocorrências usando ferramentas de pessoal e peritos em software. Uma boa gestão pode contribuir para a eficiência dos processos de negócio. Muitas vezes, nestes casos, o processo será chamado gerenciamento de exceções, como casos excepcionais não são o único foco da política de gestão e gerenciamento de exceções (em oposição a administração por exceção) indica uma aplicação mais moderada do processo.
Gostou desse post? Comente aqui sua experiência se você já gerencia por exceção na sua empresa ou quer saber mais sobre o assunto para poder te ajudar.