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3 Técnicas de PNL para gestão nas empresas

O que é PNL? A Programação Neurolinguística é uma técnica responsável por entender o que se passa no subconsciente das pessoas. Com isso, é possível saber exatamente o que uma empresa precisa para conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas do negócio. … Além disso, também revelam o poder de cada cliente.

A PNL é uma mistura de técnicas das áreas de computação, neurologia e linguística que visa o aprimoramento e aperfeiçoamento das habilidades humanas visando potencializar os seus resultados.

De um modo mais usual, trata-se da exploração da forma como a compreensão e percepção humana assimilam as experiências com base na sua linguagem e gatilhos mentais.

É por meio disso que se mapeiam os processos estratégicos da mente humana em busca de uma mudança evolutiva em seus comportamentos para atingir objetivos específicos.

Dentro dessas mudanças, é possível destacar vários processos passíveis de serem melhorados, tais como:

  • Criatividade;
  • Relacionamentos interpessoais;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Motivação;
  • Aprendizagem;
  • Vendas.

A PNL relaciona a influência que os pensamentos (neuro) sofrem pelas palavras (linguística), levando à ação (programação). Além disso, procura formas de aumentar a produtividade ​modificando as ações.

3 Técnicas e PNL aplicáveis na gestão

1.       Fogging

A primeira técnica é voltada para a resolução de conflitos e parte da ideia de “embaçar” uma situação para tirá-la do foco e procurar novas soluções. Geralmente, são utilizadas frases como “Como posso melhorar a situação?” ou “O que posso mudar para resolver esse problema?”, na tentativa de trazer novas perspectivas sempre que uma situação de conflito e tensão de apresenta. Essa técnica pode ser adotada, na tentativa de remediar ou até mesmo evitar que desentendimentos aconteçam, quanto pelos próprios funcionários que integram a equipe. A ideia é retirar a ideia de acusação e questionar a real possibilidade de solucionar o problema.

2.       Swish

Essa é uma técnica simples de reprogramação dos gatilhos mentais. Ela consiste em associar uma imagem ou sensação boa a cada estímulo negativo que você recebe e, então, substituir o mal-estar por algo do seu agrado antes de ter uma sensação prejudicial. Você pode utilizar um assobio, literal ou mental, para demarcar a transição da sensação desagradável para a boa. Seus resultados servem para aumentar o bem-estar, evitar conflitos, manter a motivação do colaborador ou evitar a sobrecarga e o estresse, fazendo com que o ambiente de trabalho contribua para a qualidade de vida da equipe. Essa é uma técnica que deve ser utilizada por cada membro da equipe, sempre que identificar a necessidade.

3.       Rapport

A técnica deriva de um termo francês que expressa afinidade. Ela trata de um espelhamento comportamental, que pode variar da postura até o estado interior de uma pessoa. Se assemelha a uma imitação, mas muito mais sutil e empática, que visa a demonstração de reconhecimento e concordância com o outro. É uma técnica que pode ser usada com a intenção de buscar a aproximação e compreensão sobre as equipes. Além disso, pode ser repassada a supervisores setoriais e estendida para qualquer funcionário, já que se trata de um exercício de empatia. Isso irá contribuir para melhorar o ambiente corporativo de forma significativa.

Sistemas representacionais que é como você se relaciona com sua realidade:

Visuais: Essas pessoas têm um alto nível de energia, são inquietas e observadoras, captam os detalhes e muitos dos pequenos aspectos que, para outras pessoas, passam despercebidos.

– Auditivos: são pessoas mais relaxadas, comunicativas e com grandes dons de expressão; gostam de conversar e lembram com alto grau de detalhe cada uma das palavras que ouviram.

– Cinestésicos: apesar de tranquilas, sentem um gosto especial pelas emoções e por tudo aquilo que tenha a ver com as coisas manuais, com experimentar o tato, o gosto e o olfato. São muito expressivas socialmente, daquelas que procuram o contato pessoal, os abraços… o contato físico.

Com o uso dessas técnicas de PNL a longo prazo, é possível auxiliar o aperfeiçoamento das relações interpessoais, aproximando os colaboradores e melhorando a gestão.

Para concluir, queremos ressaltar que todos nós temos traços de todas estas dimensões, mas o interessante na perspectiva da PNL é que o modo como entendemos a realidade está intimamente relacionado com a nossa personalidade e também com nossos sentidos. É uma forma a mais para nos conhecermos, outra perspectiva interessante com a qual virar a chave do autoconhecimento.

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