Você já preparou o seu e-commerce para a demanda de promoções para o dia do consumidor?
Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado relevância no comércio digital, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.
E o evento não se resume a um único dia: nos últimos anos, ele tem movimentado uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados do varejo.
Em 2021, os e-commerces faturaram R$6,3 bilhões na primeira quinzena de março — um crescimento de 85% em relação ao ano anterior.
Esses são os dados do relatório da AlliN, que mostram o potencial do Dia do Consumidor para alavancar as vendas da sua loja virtual. Inclusive, este ano, 42% dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções da data.
Se você quer fazer a sua loja deslanchar nessa sazonalidade, confira nossas dicas para preparar o seu e-commerce para a data!
O que é o Dia do Consumidor?
Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Por aqui, o evento ganhou vida em 2014.
Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces.
Recentemente, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Com a alta competitividade no varejo online, cabe aos e-commerces oferecerem as melhores ofertas e garantirem uma experiência de compra incrível para ganhar destaque entre a concorrência e atrair muitos clientes nessa ocasião. Com um planejamento eficiente, é possível tirar o máximo proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano.
Para te ajudar a preparar a sua loja virtual para o Dia do Consumidor, fizemos uma lista com
7 dicas essenciais para se dar bem nessa data.
- Ofereça promoções atrativas
Parece óbvio, mas as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes ao longo da semana do evento.
Para conquistar os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, por exemplo. Analise também as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir que as suas promoções estão sendo competitivas.
Porém, é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.
Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como:
- kits de produtos;
- condições de pagamento especiais;
- brindes;
- cashback etc.
2. Invista na experiência do consumidor
Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo?
O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas.
Para garantir esses aspectos na Semana do Consumidor, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia.
Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durante os picos de acessos da semana.
Se o seu consumidor tentar comprar na sua loja, mas não conseguir acessar o seu site ou finalizar o pagamento, ele pode desistir da compra.
Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar suas conversões e fazer com que seus clientes tornem-se leais à marca e indiquem seu negócio para outras pessoas.
3. Divulgue suas ações de forma estratégica
Como falamos anteriormente, as pessoas já começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para a sua loja.
Na primeira quinzena de 2021, foi registrado um crescimento de 29,3% no volume de agendamentos de campanhas nas redes sociais pela plataforma da Etus, segundo o levantamento da AlliN.
Dessa forma, vale investir em uma campanha específica da Semana do Consumidor nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.
Mas lembre-se: não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. Selecione produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados.
Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo. Tudo isso vai aumentar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes para o seu e-commerce.
4. Disponibilize vantagens no frete
Comparando as duas últimas semanas de fevereiro com a primeira quinzena de março de 2021, a mesma pesquisa da AlliN identifica um aumento de 2,7% no frete cobrado pelos e-commerces.
Esse aumento é um ponto de atenção para os lojistas. Afinal, o valor da entrega é um fator muito relevante para a decisão de compra do consumidor, podendo ser determinante para o abandono do carrinho.
Sendo assim, se você quer se destacar da concorrência na Semana do Consumidor, oferecer vantagens no frete pode ser um importante diferencial competitivo.
Se você não tiver condições de arcar com o frete grátis para todas as compras feitas na sua loja virtual no período, uma solução é disponibilizar esse benefício somente para:
pedidos acima de um determinado valor;
produtos ou categorias específicas;
regiões mais estratégicas do país;
primeira compra de novos consumidores.
5. Implemente soluções omnichannel
O consumidor atual utiliza múltiplos canais em sua jornada de compra. Portanto, é essencial investir em soluções omnichannel, ou seja, que integram todos os seus canais de vendas e comunicação.
Isso inclui padronizar o seu atendimento, integrar o seu estoque e oferecer opções de entrega facilitadas.
O relatório da AlliN aponta que 28% das pessoas pretendem comprar tanto em lojas físicas quanto virtuais no Dia do Consumidor deste ano.
Para atender às diferentes necessidades, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, incluindo o Click & Collect, no qual o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física.
Assim, o consumidor tem a facilidade de escolher o modo de entrega da sua preferência, tendo uma experiência de compra positiva no seu e-commerce.
6. Preocupe-se com a fidelização dos clientes
Somente 3% das pessoas que fizeram uma aquisição no Dia do Consumidor em 2021 compraram em uma mesma loja da edição anterior, de acordo com a AlliN.
Essa taxa de recompra representa uma queda de 1,6 pontos percentuais em relação a 2020, mostrando que a retenção dos clientes é um grande desafio para os varejistas.
Se você pensa que a compra termina no momento do pagamento, você precisa rever suas ideias. Por meio de ações de pós-venda é que você torna sua marca parte da rotina do cliente, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra.
Portanto, aproveite o Dia do Consumidor para planejar ações na entrega do produto e no pós-venda. Uma experiência de entrega rápida com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.
Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente após a compra e garantir um processo de logística reversa eficiente para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência de compra do seu consumidor.
7. Foque no seu meio de pagamento
Você já parou para analisar se o seu site facilita ou dificulta a compra na hora do cliente dar o clique final? Ou melhor: nesse momento tão decisivo, seu site passa credibilidade, confiança e segurança?
Dar atenção ao meio de pagamento é vital para qualquer e-commerce, oferecendo aos usuários um ambiente fácil, seguro e com as principais opções de pagamento para ele concluir sua compra.
Além disso, possuir um checkout fluido e transparente é muito importante, para que todo o processo de pagamento aconteça dentro do seu próprio site. Isso gera mais credibilidade para o cliente na hora de inserir dados sensíveis do seu cartão.
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