Você possui estratégias diferenciadas de atendimento para gerar mais vendas na sua empresa?
Nos dias de hoje, em que as possibilidades de compras são inúmeras, as técnicas de vendas passam a focar não mais no produto ou serviço oferecido somente, mas na experiência que os acompanha. Desde o momento em que o cliente entra numa loja, física ou virtual, a forma como ele é atendido e a experiência proporcionada pelo site em que navega ou pelo vendedor que o aborda são fatores que influenciam fortemente a finalização ou não da compra.
As técnicas para fornecer essa experiência mudam de acordo com o contexto: há diferentes estratégias de vendas no varejo, de vendas de serviços, e estratégias de vendas externas, por exemplo. Mas, no geral, podemos estabelecer alguns princípios adaptáveis a cada uma dessas áreas. Aqui listamos dez deles. Confira abaixo:
- Analise e adapte-se ao cliente.
Conhecer o perfil do público-alvo é essencial para fazer uma abordagem certeira. Um bom empreendedor presta atenção ao comportamento do consumidor e é flexível para mudar o seu próprio, adaptando-se às necessidades do cliente. No contexto do e-commerce, por exemplo, essa adaptação pode estar na incorporação de mais idiomas, o que facilitará a experiência para um número maior de consumidores.
2. Adote um sistema de recomendação personalizada imediata.
Se as vendas são virtuais, invista em um bom atendimento ao cliente via chat. Personalize o atendimento de acordo com o produto oferecido: se são roupas, disponibilize um stylist; se maquiagem, um maquiador; e assim por diante. Reforçar esse tipo de abordagem em lojas físicas também é importante, pois as recomendações ganham credibilidade. Ter um profissional da área para conversar com o cliente e fazer recomendações específicas para suas necessidades é uma estratégia diferenciada.
3. Disponibilize testes de produtos.
Se alguém entra em sua loja e quer comprar, mas tem dúvidas, oferecer alguns testes pode ser uma boa saída. Eles ajudam a identificar a personalidade do cliente, o que facilita a vida do vendedor na hora de fazer recomendações e sugerir outros produtos ou serviços.
4. Ofereça benefícios e não características.
Apresentar características é um ímã para objeções. Apresente as características somente quando o cliente expressar claramente que existem certos padrões e normas que devem ser seguidos ou respeitados. Logo, apresentar os benefícios cria conexão com o cliente, facilitando a venda.
5. Personalize ofertas.
Tente extrair as preferências de seus clientes, através da interação com eles ou mesmo por meio de questionários. Utilize os dados para personalizar ofertas e recomendações, com produtos que realmente tenham a ver com os gostos, personalidade e necessidades de seus consumidores.
6. Não apresente, entreviste.
Grandes vendas giram em torno dos problemas do comprador. Para isso, é preciso fazer perguntas que tragam os problemas do cliente à tona. Se o seu serviço ou produto não pode resolver os problemas do cliente, não existe nenhuma razão válida para ele estar lhe dando sua atenção.
7. Utilize a tecnologia para se aproximar do cliente.
Quer o seu setor de vendas seja online ou não, adotar uma política de mídias sociais como estratégia de vendas e marketing é importante para manter um relacionamento duradouro com o cliente, principalmente se ele for muito conectado. Assim, o consumidor sente que tem uma via direta de acesso ao produto ou serviço oferecido.
8. Invista em técnicas de comunicação.
Pode parecer clichê, mas o vendedor que sabe se expressar melhor, relacionando-se com o cliente de forma diferenciada e usando sua linguagem verbal e corporal nesse sentido, geralmente consegue finalizar mais compras. Portanto, dedicar-se a melhorar habilidades de comunicação é uma estratégia importante.
9. Seja ético.
Manter a conversa com o cliente o mais sincera e genuína possível pode levar um vendedor longe. Esse tipo de atitude engloba oferecer apenas o que você realmente acha que o cliente precisa, acreditar no produto e não aumentar vantagens sobre ele. O consumidor valoriza o vendedor autêntico e que não tenta lhe passar a perna. No longo prazo este valor é mais importante do que um sucesso imediato.
10. Mantenha o foco.
Trace e persiga metas de prospecção, vendas e fidelização de clientes. Dedique-se 100% a entregar soluções aos consumidores, aproveitando todo o tempo de trabalho para investir em suas técnicas de vendas e formas de expansão e personalização delas.
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