O consumidor 5.0 tem um perfil totalmente digital, ultraconectado e busca modos fáceis e convenientes de realizar suas compras e contratações de serviços.
Hoje, as empresas precisam estar onde os clientes mais se tornam presentes, como é o caso das redes sociais, de chats, e-mails e de ferramentas de mensagens instantâneas, como WhatsApp.
Esse tipo de consumidor deseja ter um processo de compra mais transparente, com conexões emocionais com a marca e quer ser valorizado.
Isso quer dizer que o foco não é mais o produto, mas sim a experiência do cliente, considerando a vivência e a sensação positivas que a compra de uma solução pode proporcionar.
Continue lendo para saber mais sobre o consumidor 5.0 e entender como atraí-lo.
Quais são os tipos de perfil do consumidor?
Saiba quais são os tipos de perfil do consumidor.
Consumidor 1.0
Ele é prático, pois procura um produto somente para solucionar um problema, e prefere espaços físicos.
A relação entre comprador e vendedor se restringia ao espaço físico da loja ou estabelecimento. Também não se importa muito com marcas e a decisão de compra é exclusivamente baseada na utilidade do produto ou serviço.
Consumidor 2.0
O consumidor 2.0 apareceu quando o mercado lançou mais opções de compra, ou seja, aumentou a concorrência. O cliente, então, precisou começar a comparar serviços e produtos, e as empresas precisaram mostrar o seu diferencial para ganhar seu espaço.
Consumidor 3.0
Esse tipo de consumidor surgiu junto com a internet e outras tecnologias. Isso quer dizer que ele passou a estar online procurando informações em blogs para ter mais autonomia na hora da compra.
De forma geral, busca atendimento rápido, eficaz e integrado, marcado pela presença no meio digital.
Consumidor 4.0
Esse perfil de cliente chamou a atenção por querer estar próximo da marca e prezar pela comunicação e sentimento de pertencimento. Ou seja, esse consumidor exige personalização de atendimento e serviço humanizado.
O perfil do consumidor foi se modificando e se adaptando a variados contextos até chegar neste consumidor 5.0. E essa evolução está ligada principalmente às mudanças tecnológicas que ocorreram ao longo do tempo.
Quem é o consumidor 5.0?
Uma das características mais marcantes do consumidor 5.0 é ter fácil acesso à internet e utilizá-la de diversas maneiras, como para:
- entretenimento,
- comunicação,
- estudar,
- trabalhar,
- comprar,
- entre muitas outras atividades.
São pessoas que consomem e produzem muito conteúdo nas mídias sociais e sabem utilizar diferentes ferramentas tecnológicas.
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O consumidor 5.0 busca intensamente informações sobre o produto que tem interesse e depois ainda compara opiniões de amigos, familiares e desconhecidos para considerar a compra. É aquele que usa das tecnologias não só para pesquisar sobre soluções e produtos que deseja, como também para realizar as compras de modo virtual.
Como estão em busca de praticidade e agilidade para resolver seus problemas, esperam um atendimento rápido e eficiente por parte das empresas.
Uma das preocupações do consumidor 5.0 é que outras pessoas saibam a qualidade determinados produtos e serviços, por esse motivo que além de serem influenciados, também influenciam.
Como atrair o consumidor 5.0 para sua empresa
Como já falado, os consumidores 5.0 são habituados a comprar pela internet, prezam por uma boa experiência de compra, pesquisam antes de comprar e consultam outros fornecedores e consumidores, buscam por marcas com propósito e personalidade bem definidas, opinam e sugerem mudanças sobre marcas, produtos, e serviços.
Para conseguir atrair, conquistar e fidelizar esse tipo de cliente, a empresa precisa verificar se as suas estratégias de marketing estão sendo veiculadas nos canais de comunicação corretos, assim como se está conversando com o público na linguagem adequada.
O uso de dados para identificar as necessidades, saber o que o consumidor está falando sobre a marca e fazer mudanças rápidas é essencial para atingir os resultados desejados.
O grande segredo para isso é estar conectado a muitas pessoas, mas não se comunicar em massa com eles. Dessa forma, é possível gerar uma melhor experiência para o consumidor 5.0 e garantir que a empresa está executando uma estratégia com foco nas necessidades do seu cliente.
Pensando em otimizar a experiência, tenha um processo de venda facilitado, condições especiais de frete, embalagens especiais e, se possível, envie um cartão personalizado ou um mimo.
O momento envolve conexão emocional entre marcas e consumidores para que as experiências positivas sejam disseminadas e as empresas conquistem mais clientes de acordo com o seu nicho.
Hoje fala-se muito dos embaixadores/promotores das marcas. Ou seja, estes passam de clientes à fãs. Vale lembrar que as marcas que alcançam esse status se tornam referências em seus respectivos segmentos.
Para isso, esteja em contato com seu cliente por meio de site, redes sociais, aplicativos, central de atendimento telefônico, FAQs e qualquer outra forma que aproxime sua marca.
Por fim, saiba que a internet chegou para ficar, assim como esse tipo de consumidor!
Para melhorar a sua relação com o seu público, é necessário entender quais etapas que ele passa até realizar uma compra. Leia Como aplicar Jornada de Compra do Cliente na sua empresa e saiba mais.