O marketing de influência vem ganhando cada vez mais força nas redes sociais, uma vez que o público tem muito interesse em seguir e acompanhar os influenciadores nesses canais.
Mas para isso não basta contratar qualquer pessoa com grande número de seguidores. É necessário entender todas as nuances da sua marca e escolher uma pessoa que possui um discurso e ações mais próximas dos valores da sua empresa.
Já pensou se uma marca que vende carne, por exemplo, faz parceria com um vegano? Ou uma empresa que tem uma comunicação mais fofa e próxima escolher alguém com vocabulário mais agressivo? Não combina.
Apenas a partir de um bom planejamento é possível atingir o seu público-alvo de forma mais assertiva e aumentar a sua conversão. Afinal, o público de um seguidor do seu nicho específico já tem interesse na sua área, ou seja, tem predisposição para comprar no seu e-commerce. Continue lendo e saiba mais.
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é o conjunto de ações e estratégias que se utilizam de um interlocutor com poder de convencimento ou liderança, buscando influenciar a decisão de compra a favor da sua marca.
De uma maneira objetiva, podemos definir esse tipo de marketing como uma estratégia de apresentação de um produto ao seu público alvo através da influência de uma pessoa que cria conteúdos nas redes sociais.
Na prática, esse conceito funciona com ações executadas por pessoas influentes nas redes sociais. Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas, que têm um público fiel e pode direcioná-lo para uma marca ou produto específico, pois falam diretamente com o consumidor, levando em consideração seus interesses, seus hobbies e a linguagem que ele conhece e já utiliza.
Pode ser uma solução para qualquer tipo de negócio que esteja disposto a crescer em produção e vendas, aliadas ao marketing digital. Para isso, é preciso que se tenha um conteúdo de qualidade, alinhamento, estratégia e que seja feita uma análise de dados e definição de metas para esta estratégia.
Os resultados de uma parceria bem-alinhada com influencers são benéficos para todos os envolvidos, ou seja, a marca, o produtor de conteúdo e principalmente o cliente. Afinal de contas, é pensando nele que as ações são elaboradas.
Vale ressaltar que, de acordo com a plataforma de cupons Cupom Válido, cerca de 43% dos brasileiros já realizaram uma compra por causa de um influencer.
Vantagens do marketing de influência
Quando os influenciadores digitais contam as experiências a respeito de um produto ou serviço, transmitem mais confiança do que um anúncio, por exemplo. Isso porque, nesse caso, é uma pessoa real compartilhando opiniões e percepções.
Nesta linha, as principais vantagens do marketing de Influência são:
- alto Retorno Sobre Investimento (ROI),
- aumento do número de vendas,
- aumentar a base de leads,
- ampliação dos canais de comunicação da marca,
- melhora a percepção da sua marca.
Além disso, com o marketing de influência é possível aumentar a receita, construir uma identidade forte no mercado digital, bem como, mudar a opinião pública (a favor da organização).
Como criar uma estratégia eficiente com o marketing de influência
Veja quais passos seguir para criar uma estratégia eficiente com o marketing de influência.
Estabeleça as metas para as campanhas
Para que a estratégia tenha um bom resultado é necessário definir as metas que são almejadas. Nesse caso, podem basear-se em 3 pontos:
- Alcance: aumentar a visibilidade dos produtos ou serviços para um novo público.
- Tráfego: ampliar o tráfego em seu site e blog, aliado com a otimização do conteúdo, pode resultar em uma maior conversão.
- Vendas e conversões: usar cupons de descontos como forma de aumentar rapidamente as vendas.
Estude o público alvo que será atingido
A principal natureza do marketing de influência está não somente em atingir um grande número de pessoas, mas alcançar um público de nichos específicos, que esteja ou fique interessado nas suas soluções.
Escolha a mensagem que irá passar
É necessário identificar a mensagem que será passada a este público para que ela atue de forma eficaz. A mensagem deve estar alinhada a finalidade e objetivos desta campanha, comunicando as metas de forma clara.
Defina o orçamento
Ao definir o orçamento é necessário que se tenha em mente a necessidade de compensar o custo do influenciador, bem como o custo do produto ou serviço.
Encontre os influenciadores certos para cada campanha
É importante que você consiga entender em mais detalhes quais tipos de campanhas geram engajamento para esses influenciadores. Só assim, será possível encontrar o influenciador certo para a campanha, aquele que tem o público ao qual queremos atingir.
Acompanhe o desempenho
Após a publicação da campanha de marketing de influência, é importante acompanhar os resultados analisando o engajamento, como a quantidade de visualizações, de curtidas, de ações tomadas e o que mais fizer sentido.
Lembre-se: quanto mais informações se tem sobre o desempenho da campanha, mais decisões assertivas serão tomadas.
O marketing de influência é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados para o seu e-commerce. Porém, é importante seguir as dicas e cuidados para trabalhar com influenciadores alinhados à sua marca e realizar ações realmente eficientes.
Além disso, não esqueça que sua empresa deve transmitir os seus valores e divulgar suas soluções por meio de uma voz reconhecida, confiável e admirada pelo público.
Se você deseja conhecer outra estratégia para ter mais resultados, continue lendo no blog e saiba mais sobre o inbound marketing.