Assim como você deve se preocupar com a satisfação do seu cliente, também é importante garantir uma boa experiência do colaborador.
Muitas vezes, os empreendedores se preocupam demais com oferecer um bom atendimento, mas acabam não valorizando aqueles que tornam isso possível: a sua equipe.
Dessa forma, você garante o bem-estar de todos e ainda incentiva o aumento da produtividade, a fidelização e a melhora do clima organizacional.
Continue lendo para saber mais e entenda como implementar uma boa experiência do colaborador no seu negócio.
O que é a experiência do colaborador ou employee experience?
Experiência do colaborador é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo. Afinal, quem gera os resultados que levam a sua empresa ao sucesso são os seus colaboradores e, assim, é importante que você crie planos de ação para aumentar os níveis de satisfação, motivação e engajamento do seu time.
É, portanto, a combinação de tudo o que ocorre no ciclo de vida de um colaborador. Tudo começa quando um funcionário se inscreve para o trabalho e ingressa até o último dia de trabalho na organização.
O desempenho da empresa, a qualidade do produto ou serviço prestado são afetados pelo trabalho da equipe, por isso é essencial que a empresa preste atenção e dê devida importância a experiência do colaborador do seu negócio.
Também chamado de employee experience, esse conceito está ligado com a visão que um colaborador tem sobre a empresa. Inicia com o processo seletivo, passa pela contratação e segue até o desligamento, envolvendo todas as opiniões, percepções e vivências que o trabalhador tem durante esse período.
Desse modo, é todo o relacionamento do time com a organização, visto de forma ampla, e levando em conta todas as interações.
Pensando nisso, é essencial que a empresa invista na experiência do seu colaborador, oferecendo flexibilidade, autonomia e um ambiente agradável. Isso é fundamental para garantir o sucesso de sua empresa.
Dessa forma, é possível:
- aumentar a produtividade e motivação,
- melhorar a qualidade do trabalho,
- reduzir a rotatividade do seu negócio,
- melhorar o clima organizacional,
- otimizar o atendimento ao cliente,
- destacar-se no mercado.
Vantagens da experiência do colaborador
Confira as principais vantagens de investir na experiência do colaborador.
Retenção de talentos
A experiência do colaborador promove a retenção de talentos, visto que um time com uma jornada agradável na empresa estará propenso a permanecer nela. Para isso, o ideal é que a equipe se sinta ouvida, motivada e, principalmente, perceba que há espaço para crescimento, desenvolvimento e reconhecimento.
Esse fator é de extrema importância para a empresa visto que os custos para admissão, desligamento e treinamento são elevados. Bem como reter talentos pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio.
Maior produtividade
Quando a empresa está preocupada em cuidar de seus colaboradores, eles tendem a produzirem mais. Para isso, a organização pode oferecer plano de carreira, capacitações, treinamentos, uma liderança inspiradora, entre outras ações que façam com que a equipe se sinta uma prioridade para a empresa, aumentando sua performance e foco.
Melhora no clima organizacional
O clima no ambiente de trabalho influencia diretamente na experiência do colaborador e é um indicador para compreender o nível de satisfação da equipe. Se você notar desmotivação e desânimo, por exemplo, é preciso rever suas ações e promover mudanças reais.
Como implementar a experiência do colaborador no seu negócio
Para implementar a experiência do colaborador, siga os passos abaixo:
Conheça o seu colaborador
Os colaboradores têm objetivos relacionados ao seu trabalho e esperam que a empresa os ajude a alcançá-los.
Desse modo, é primordial conhecer cada colaborador, entender suas necessidades, desejos e objetivos relacionados ao seu negócio. Avaliações de desempenho e feedback são duas ferramentas que podem ajudar você, gestor, a descobrir os anseios pessoais e profissionais de cada um e oferecer aquilo que almejam.
Invista no desenvolvimento dos seus colaboradores
É essencial que os colaboradores estejam motivados a exercer seu trabalho. Para isso, estimular a equipe a progredir pessoal e profissionalmente é uma estratégia que deve ser adotada no mundo corporativo, bem como, oferecer oportunidades para adquirir novos conhecimentos.
Clima organizacional favorável
Quanto melhor for o clima organizacional, maior é a satisfação do profissional e o seu rendimento. É importante que os colaboradores se sintam confortáveis em seu ambiente de trabalho para conseguirem se concentrar melhor em suas funções.
Escute seus colaboradores
É preciso ouvi-los antes de seguir qualquer passo. Afinal, os colaboradores almejam uma vivência agradável e motivadora na empresa. Para isso, deixe-os à vontade para dar opiniões e sugestões, e incentive a participação de cada membro da equipe. Não esqueça de criar uma proximidade para que as respostas sejam verdadeiras.
Ofereça benefícios
Para melhorar a experiência do colaborador, ofereça benefícios que vão além de Auxílio Refeição, seguro saúde e premiação de metas. Seu negócio pode conceder benefícios como vale-cultura, promover confraternizações ou integrações custeadas pela empresa, bem como sorteio, vale viagens, reservas em restaurantes.
O colaborador é o “coração” do seu negócio, portanto, é necessário entender e melhorar a experiência dele, desde o recrutamento até o desligamento, criando uma cultura na empresa. Isso também vai auxiliar você, empreendedor, a atender melhor aos seus clientes e expandir o seu negócio.
Como vimos, é primordial investir na experiência do colaborador para ter uma equipe mais motivada e eficiente para oferecer serviços e produtos com mais qualidade.
Quer ver mais dicas para ter uma equipe motivada? Continue no nosso blog e leia O papel da liderança na saúde mental da equipe.