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Você sabe como implementar uma boa experiência do colaborador no seu negócio?

Você sabe como implementar uma boa experiência do colaborador no seu negócio?

Assim como você deve se preocupar com a satisfação do seu cliente, também é importante garantir uma boa experiência do colaborador.

Muitas vezes, os empreendedores se preocupam demais com oferecer um bom atendimento, mas acabam não valorizando aqueles que tornam isso possível: a sua equipe.

Dessa forma, você garante o bem-estar de todos e ainda incentiva o aumento da produtividade, a fidelização e a melhora do clima organizacional.

Continue lendo para saber mais e entenda como implementar uma boa experiência do colaborador no seu negócio.

O que é a experiência do colaborador ou employee experience?

Experiência do colaborador é um conceito que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo. Afinal, quem gera os resultados que levam a sua empresa ao sucesso são os seus colaboradores e, assim, é importante que você crie planos de ação para aumentar os níveis de satisfação, motivação e engajamento do seu time.

É, portanto, a combinação de tudo o que ocorre no ciclo de vida de um colaborador. Tudo começa quando um funcionário se inscreve para o trabalho e ingressa até o último dia de trabalho na organização.

O desempenho da empresa, a qualidade do produto ou serviço prestado são afetados pelo trabalho da equipe, por isso é essencial que a empresa preste atenção e dê devida importância a experiência do colaborador do seu negócio.

Também chamado de employee experience, esse conceito está ligado com a visão que um colaborador tem sobre a empresa. Inicia com o processo seletivo, passa pela contratação e segue até o desligamento, envolvendo todas as opiniões, percepções e vivências que o trabalhador tem durante esse período.

Desse modo, é todo o relacionamento do time com a organização, visto de forma ampla, e levando em conta todas as interações.

Pensando nisso, é essencial que a empresa invista na experiência do seu colaborador, oferecendo flexibilidade, autonomia e um ambiente agradável. Isso é fundamental para garantir o sucesso de sua empresa.

Dessa forma, é possível:

  • aumentar a produtividade e motivação,
  • melhorar a qualidade do trabalho,
  • reduzir a rotatividade do seu negócio,
  • melhorar o clima organizacional,
  • otimizar o atendimento ao cliente,
  • destacar-se no mercado.

Vantagens da experiência do colaborador

Confira as principais vantagens de investir na experiência do colaborador.

Retenção de talentos

A experiência do colaborador promove a retenção de talentos, visto que um time com uma jornada agradável na empresa estará propenso a permanecer nela. Para isso, o ideal é que a equipe se sinta ouvida, motivada e, principalmente, perceba que há espaço para crescimento, desenvolvimento e reconhecimento.

Esse fator é de extrema importância para a empresa visto que os custos para admissão, desligamento e treinamento são elevados. Bem como reter talentos pode trazer vantagem competitiva para o seu negócio.

Maior produtividade

Quando a empresa está preocupada em cuidar de seus colaboradores, eles tendem a produzirem mais. Para isso, a organização pode oferecer plano de carreira, capacitações, treinamentos, uma liderança inspiradora, entre outras ações que façam com que a equipe se sinta uma prioridade para a empresa, aumentando sua performance e foco.

Melhora no clima organizacional

O clima no ambiente de trabalho influencia diretamente na experiência do colaborador e é um indicador para compreender o nível de satisfação da equipe. Se você notar desmotivação e desânimo, por exemplo, é preciso rever suas ações e promover mudanças reais.

Como implementar a experiência do colaborador no seu negócio

Para implementar a experiência do colaborador, siga os passos abaixo:

Conheça o seu colaborador

Os colaboradores têm objetivos relacionados ao seu trabalho e esperam que a empresa os ajude a alcançá-los.

Desse modo, é primordial conhecer cada colaborador, entender suas necessidades, desejos e objetivos relacionados ao seu negócio. Avaliações de desempenho e feedback são duas ferramentas que podem ajudar você, gestor, a descobrir os anseios pessoais e profissionais de cada um e oferecer aquilo que almejam.

Invista no desenvolvimento dos seus colaboradores

É essencial que os colaboradores estejam motivados a exercer seu trabalho. Para isso, estimular a equipe a progredir pessoal e profissionalmente é uma estratégia que deve ser adotada no mundo corporativo, bem como, oferecer oportunidades para adquirir novos conhecimentos.

Clima organizacional favorável

Quanto melhor for o clima organizacional, maior é a satisfação do profissional e o seu rendimento. É importante que os colaboradores se sintam confortáveis em seu ambiente de trabalho para conseguirem se concentrar melhor em suas funções.

Escute seus colaboradores

É preciso ouvi-los antes de seguir qualquer passo. Afinal, os colaboradores almejam uma vivência agradável e motivadora na empresa. Para isso, deixe-os à vontade para dar opiniões e sugestões, e incentive a participação de cada membro da equipe. Não esqueça de criar uma proximidade para que as respostas sejam verdadeiras.

Ofereça benefícios

Para melhorar a experiência do colaborador, ofereça benefícios que vão além de Auxílio Refeição, seguro saúde e premiação de metas. Seu negócio pode conceder benefícios como vale-cultura, promover confraternizações ou integrações custeadas pela empresa, bem como sorteio, vale viagens, reservas em restaurantes.

O colaborador é o “coração” do seu negócio, portanto, é necessário entender e melhorar a experiência dele, desde o recrutamento até o desligamento, criando uma cultura na empresa. Isso também vai auxiliar você, empreendedor, a atender melhor aos seus clientes e expandir o seu negócio.

Como vimos, é primordial investir na experiência do colaborador para ter uma equipe mais motivada e eficiente para oferecer serviços e produtos com mais qualidade.

Quer ver mais dicas para ter uma equipe motivada? Continue no nosso blog e leia O papel da liderança na saúde mental da equipe.

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