O turismo é uma das indústrias que mais crescem no mundo, e com a rápida evolução da tecnologia e mudanças culturais, é importante estar atento às tendências que vão impactar o setor nos próximos anos.
Esse promissor segmento envolvem empresas que atuam com:
- agências de viagem,
- hotelaria,
- locação de carros,
- alimentação,
- transporte,
- entretenimento,
- lazer,
- cultura,
- esportes, etc.
Portanto, trata-se de uma indústria de grandes oportunidades, onde, de acordo com dados do Ministério do Turismo, nosso país em 2022 faturou nesse segmento R$ 208 bilhões, um crescimento de 28% se comparado ao ano anterior.
É importante lembrar que o setor foi um dos mais atingidos em função da pandemia da COVID-19, no entanto, é visível que ressurge com muita força e o ano de 2023 promete um fechamento muito interessante para as empresas do setor.
De acordo com um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo (FecomercioSP), esse setor deverá apresentar em 2023 um crescimento na ordem de 11,5% em nosso país, ou seja, a caminhada continua.
A pergunta que surge diz respeito ao que acontecerá em 2024. Diante da questão, vale a pena continuar a leitura e conferir o que vem por aí!
Tendências do turismo para 2024
As expectativas e previsões são bastantes favoráveis para o ano de 2024, quando as seguintes tendências ganham importância e devem passar a fazer parte da estratégia das empresas ligadas ao setor:
Turismo sustentável
Cada vez mais os viajantes estão preocupados com a sustentabilidade e impacto ambiental de suas viagens.
Em 2024, espera-se que os hotéis e operadoras de turismo estejam ainda mais comprometidos com práticas mais sustentáveis, como a redução de plástico e emissões de CO₂.
Portanto, o seu negócio pode abraçar a sustentabilidade como forma de atrair clientes e colaborar de forma efetiva na proteção do meio ambiente, um sério problema que exige ações rápidas e de qualidade.
Aumento do turismo doméstico
Devido à pandemia da COVID-19, muitos viajantes optam por explorar destinos mais próximos de casa.
Para o próximo ano, espera-se que o turismo doméstico continue em alta, com mais pessoas optando por viagens dentro do próprio país.
Além disso, segundo uma pesquisa desenvolvida pela plataforma de reservas de viagem Booking, 74% dos turistas brasileiros desejam explorar culinárias autênticas em suas viagens, então, essa é uma ótima oportunidade para restaurantes, lanchonetes, cafés e todo tipo de estabelecimento que oferece alimentação.
Lembre-se, os brasileiros querem conhecer o país e aproveitar o melhor da rica gastronomia oferecida em todas as regiões.
Experiências imersivas
Os viajantes estão cada vez mais em busca de experiências autênticas e imersivas.
As expectativas são de um aumento na oferta de mais atividades e roteiros personalizados que permitam aos turistas mergulharem na cultura local.
Note que a cultura local vai muito além dos pratos servidos para os visitantes, portanto, é importante a promoção de pacotes que viabilizem esse desejo, como, por exemplo, oferecendo a possibilidade do turista conhecer:
- museus,
- espetáculos,
- artesanato,
- shows,
- músicas, etc.
Tecnologia
A tecnologia tem um papel cada vez mais importante nesse segmento e em 2024 se espera que as empresas adotem ainda mais soluções tecnológicas para melhorar a experiência do viajante, como a utilização de inteligência artificial para personalização de roteiros e chatbots para atendimento ao cliente.
Com a disponibilidade das soluções digitais, é fundamental que o segmento também se adeque às facilidades. Desse modo, empresas que não estiverem preparadas para atender a demanda gerada pelos turistas, certamente estarão em desvantagem quando da contratação dos serviços.
Turismo espacial
Embora ainda seja um setor em desenvolvimento, espera-se que essa novidade se torne uma realidade em 2024, com mais empresas oferecendo viagens ao espaço para passageiros civis.
Isso pode mudar completamente a forma como vemos esse setor e abrir novas oportunidades para a indústria.
Turismo de saúde
Com a pandemia da COVID-19, houve um aumento na busca por destinos que oferecem tratamentos de saúde e bem-estar.
Certamente essa preocupação continuará em alta, com mais viajantes buscando destinos que ofereçam tratamentos de:
- spa,
- meditação,
- yoga,
- outras atividades voltadas para o bem-estar físico e mental.
Turismo de aventura
Os viajantes estão cada vez mais procurando por experiências de aventura e adrenalina.
Para o próximo ano espera-se que as empresas de turismo ofereçam mais pacotes voltados para atividades como escalada, trekking, rafting, paraquedismo e outras atividades que proporcionam emoções fortes.
Turismo de luxo
Com o aumento da renda de muitas pessoas, espera-se que as viagens de luxo se tornem ainda mais populares.
Destinos exclusivos, hotéis de luxo, cruzeiros de alto padrão e outras experiências luxuosas devem estar em alta demanda nesse período.
Turismo de negócios
Embora a pandemia da COVID-19 tenha afetado significativamente o segmento de viagens a negócios, esse setor vem se recuperando rapidamente.
Com a retomada das atividades empresariais, mais pessoas estarão viajando a trabalho, participando de eventos e conferências, o que deve impulsionar as viagens de negócios em todo o mundo.
O setor do turismo é um dos mais dinâmicos e em constante evolução no mundo, portanto, é fundamental que todo empreendedor que esteja envolvido na área conheça as tendências que estão sendo sinalizadas para 2024.
É preciso reconhecer que o mundo mudou e as pessoas também vêm modificando os seus hábitos e a forma de ver a vida.
Empresas que estiverem atentas a essas tendências conseguem oferecer experiências valiosas e memoráveis aos seus clientes, então, não perca tempo e comece a se planejar para a nova temporada.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, continue em nosso blog e leia outros posts que podem ajudar o seu negócio a prosperar!