Você sabia que o constelador pode despertar autoconhecimento nas relações humanas?
Perspectivas para um constelador
Quando um indivíduo planeja o seu ingresso no mundo da Constelação familiar ele tem que estar preparado para um processo de vivência. Isso se deve ao fato dele precisar enfrentar a própria história. Vale frisar ainda que ele vai precisar bem mais do que teoria e prática para entender os fundamentos da terapia. Assim, ele será o primeiro e próprio objeto de estudo.
Durante a formação como constelador, sua visão e padrão mudarão sua forma de enxergar os problemas. Temos uma nova perspectiva deles e dos caminhos para resolvê-los. Assim, temos maior autoridade para ajudar alguém a enfrentar os seus.
Toda essa visão só é possível graças ao desejo de mudança, assimilação e entendimento de um novo paradigma. Isso porque é um método que, por vezes, contraria o caminho dos demais. Por experiência, temos a tendência de questionar o que não nos é comum. Aceitar a natureza transformadora da CF nos coloca numa posição de mudança sem retorno e de busca constante.
Confira algumas das vertentes onde o constelador pode atuar:
Constelação familiar
Levando à frente a nomenclatura da terapia, esse nicho é voltado diretamente à família. A terapia se encarrega de descobrir o que está provocando a rachadura daquele círculo familiar. As relações entre os parentes são expostas em cada fibra e o constelador restringe sua atuação naquele berço. O atendimento pode ser individual, com casais, com pequenos grupos, com plateias, constelando com bonecos e online.
Constelação pedagógica
O tratamento é voltado unicamente à criança. Elas sempre se mostraram reflexos das relações que os adultos nutrem em casa. Ao ser analisada, a criança vai apresentar seus incômodos de forma que ela mesma entenda. Com a terapia voltada a entender a vastidão de sua mente e percepção, fica mais fácil entendê-la e tratá-la.
Constelação organizacional
Um ambiente de trabalho também tem os seus conflitos internos. Geralmente, a estrutura desse lugar está tão comprometida que afeta vários outros setores da empresa. É possível constelar empresas, equipes de trabalho ou até mesmo projetos de negócios.
Essa vertente terapêutica trabalha diretamente nesse sistema, identificando as máculas que envenenam o trabalho conjunto dos funcionários.
Um bom exemplo de atuação nesse lugar é o do coaching. Ao ter adicionado os conhecimentos da Constelação organizacional em seu modo de trabalho, pode gerenciar e conduzir de forma mais eficaz os constelados. A empresa se torna um ambiente mais harmônico e produtivo.
Constelação educacional e jurídica
Embora se trate de uma terapia, por vezes, complexa, a constelação familiar abraça a todos que a procurarem. Seus fundamentos são acessíveis aqueles dispostos à mudança pessoal e comunitária, visando o bem-estar e harmonia. É adaptável e replicável, garantindo ótimos resultados a cada perspectiva incluída.
Gostou do nosso momento?
Comente aqui se você já conhece como o papel do constelador pode contribuir na sua empresa ou pretende implantar e saber mais sobre esse tema, me conte alguma situação para poder te ajudar.