Reflita que ações sua empresa está realizado para buscar a prosperidade estratégica?
Prosperidade Estratégica tem a ver com recuperar rapidamente a receita.
A velocidade é importante: não basta que as empresas recuperem gradativamente sua receita à medida que a crise for passando. Elas terão de repensar profundamente seu perfil de receita para se posicionarem no longo prazo e saírem à frente da concorrência. Para fazer isto, as empresas terão de rever sua forma de ser.
Mentalidade de startup.
Esta mentalidade incentiva a ação no lugar da pesquisa e a testagem no lugar da análise. Ela estabelece um ritmo veloz para estimular a agilidade e a responsabilização: check-ins diários com a equipe, bem como revisões semanais de 30 minutos e quinzenais de 60 minutos com o CEO.
Pessoas no centro.
As empresas terão de repensar seu modelo operacional com base em como as pessoas trabalham melhor. Em uma pesquisa realizada pela McKinsey no início de abril, 60% das organizações declararam que seus novos modelos de vendas remotas estavam se provando tanto (29%) ou mais (31%) eficazes do que os canais tradicionais.
Aceleração de análises, tecnologia e meio digital.
Já virou cliché: a crise da COVID-19 acelerou a mudança para o meio digital. Mas as melhores empresas estão indo mais além, aperfeiçoando e expandindo seus canais digitais. Elas estão usando com sucesso análises avançadas para combinar novas fontes de dados, como imagens por satélite, com seus próprios insights para tomar decisões melhores e mais rápidas e fortalecer sua ligação com os clientes.
Estratégia de clientes alavancada por propósito.
As empresas precisam entender o que os clientes valorizarão no período pós-COVID-19 e desenvolver novos casos de uso e experiências customizadas com base nesses insights.
Ecossistemas e adaptabilidade.
Dadas as disrupções nas cadeias de suprimento e nos canais relacionadas à crise, é essencial ter capacidade de adaptação. Isto significa mudar o ecossistema e considerar colaborações não tradicionais com parceiros por toda a cadeia de suprimento.
Uma resposta rápida da receita não é só uma forma de sobreviver à crise – é o novo normal de como as empresas terão de operar. Assumindo que os líderes das empresas estão alinhados nos pontos explicitados acima, de que maneira eles devem escolher o que fazer? Observamos três passos neste sentido.
Identifique e priorize oportunidades de receita. O importante é identificar as principais fontes e, com base nisto, tomar as iniciativas do tipo “agora ou nunca”, que precisam ser realizadas antes do período de recuperação começar de verdade. Elas podem incluir o lançamento de campanhas focadas para recuperar clientes fiéis; o desenvolvimento de experiências de consumidor focadas em mais saúde e segurança; o ajuste de preços e promoções com base em novos dados; a realocação de gastos a fontes comprovadas de crescimento; a requalificação da força de vendas para dar suporte à venda remota; o estabelecimento de termos flexíveis de pagamento; a digitalização de canais; e a automatização de processos visando liberar os representantes de vendas para que possam vender mais.
Uma vez identificadas, tais medidas precisam ser rigorosamente priorizadas para refletir seu impacto nos lucros e a capacidade da empresa de executar ações rapidamente.