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Dificuldade para captar novos clientes? Saiba como atraí-los para o seu negócio

Você quer atrair mais clientes para o seu negócio e não sabe como?

Atrair novos clientes é o objetivo de muitos empresários. Em um mercado altamente competitivo, as empresas estão em busca de resultados. O aumento das carteiras de clientes é um fator que contribui significativamente para que a meta de crescimento seja alcançada.

Entretanto, antes de pensar em soluções e ideias para atrair clientes, é necessário compreender a importância de identificar o perfil de cliente ideal para o seu negócio. A avaliação dessas questões e a clareza com relação às expectativas da empresa fazem toda a diferença em um processo futuro de captação de clientes.

Neste post, além de ter acesso a ideias para atrair clientes para o seu negócio, você descobrirá como aplicar uma estratégia inteligente, baseada em conhecimento e informações relevantes sobre comportamento de consumo e planejamento. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

O que você precisa saber antes de atrair novos clientes

O mapeamento do negócio e a elaboração de uma estratégia são as duas primeiras ações que o empresário deve considerar antes de atrair novos clientes para o seu negócio.

Isso é importante pois é preciso conhecer o mercado e entender qual é o perfil e o comportamento do consumidor em potencial que você está tentando atrair. Além disso, a empresa precisa ter clareza com relação às suas expectativas, respondendo a perguntas como:

  • por que eu quero aumentar a minha carteira de clientes?
  • tenho condições de trazer mais clientes para minha empresa?
  • a empresa vai conseguir atender novos clientes, mantendo o mesmo padrão e qualidade no atendimento?
  • qual é o perfil de cliente que eu quero atrair para o meu negócio?

Entender a realidade da empresa, as perspectivas de crescimento, os objetivos a médio e curto prazo e a capacidade de aumentar o rol de clientes são etapas essenciais que antecedem o processo de captação de clientes.

Avalie o comportamento e trace o perfil do cliente

Durante o planejamento da sua estratégia de captação de clientes, você se deparará com a seguinte pergunta: “qual é o perfil e o comportamento do cliente que eu quero atrair para o meu negócio?”

Responder a ela de forma inteligente e adequada é essencial para que você estabeleça ações alinhadas com as expectativas do seu público, mirando de forma mais precisa no alvo que você deseja acertar.

A partir do momento em que você sabe quem é o seu público e quais são as preferências, gosto e necessidades do seu potencial cliente, você tem todas as informações necessárias para conquistá-lo. Além disso, você passa a conhecer tudo aquilo que impacta negativamente esse consumidor, sabendo todos os cuidados que devem ser tomados em suas ações.

Por isso, pesquise sobre o perfil dos seus consumidores. Entenda o seu comportamento, direcione suas promoções e monte estratégias inteligentes e precisas para aquisição de clientes. Para tanto, confira 7 ideias que preparamos para atrair novos clientes!

7 ideias incríveis para atrair novos clientes

Com um bom mapeamento, um planejamento e um perfil comportamental traçado com base em dados, você pode começar a colocar em prática as 7 dicas que apresentamos a seguir. Elas são dicas práticas e que podem ser adaptadas a diferentes modelos de negócio. Acompanhe!

1. Invista em um atendimento de excelência

Atração, captação e fidelização de clientes são objetivos que devem estar associados a um atendimento de qualidade. É importante que sua empresa e seus colaboradores estejam preparados para oferecer um atendimento único para fazer com que o consumidor tenha vontade de fazer novos negócios com a sua empresa. Sem atendimento de qualidade, ficará bem mais difícil captar novos clientes e ainda poderá correr o risco de perder os clientes atuais.

2. Treine os seus colaboradores

Atrelada à questão do atendimento, está a necessidade de treinar os seus colaboradores. Um time alinhado, capaz de dar suporte ao cliente e preparado para lidar com os problemas, garante uma abordagem qualificada aos clientes, o que propicia maiores chances de fidelização desses consumidores. Isso favorece o crescimento da empresa e amplia as possibilidades de captação de novos clientes para o negócio.

3. Desenvolva parcerias

Você pode investir em parcerias com outras empresas ou negócios locais que possam atrair clientes para a sua empresa. Outra opção é apostar em influenciadores digitais, que são pessoas que utilizam redes sociais para expressar a sua opinião e influenciar um determinado público.

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade de realizar o marketing digital do seu negócio, por meio da divulgação da sua marca pelos influenciadores. Mas atenção: é importante contatar pessoas que abordem temáticas relacionadas ao mercado que sua empresa atua, para que sua empresa seja vista por potenciais clientes que já possuem interesse no seu produto/serviço.

4. Participe de eventos

Faça eventos dentro da sua empresa e atraia clientes em potencial para dentro do seu negócio. Você também deve participar de eventos que concentram pessoas interessantes e que podem ampliar o conhecimento do mercado a respeito da sua marca.

5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio

Atualmente estar nas redes sociais é quase um imperativo para atrair novos clientes e obter sucesso nos negócios. Mas será que você e o seu cliente em potencial estão na mesma rede social?

É aqui que faz toda a diferença ter um mapeamento do perfil e comportamento do seu público. Ele auxiliará na identificação de quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público, para você investir em estratégias de marketing digital do sua empresa.

6. Conecte a sua empresa a um marketplace

O marketplace consiste em uma plataforma, mediada por uma determinada empresa, na qual vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Dependendo do perfil do seu negócio, conectar-se a um marketplace pode ser uma alternativa interessante para atrair a atenção e o interesse de pessoas que jamais conheceriam o seu negócio.

7. Invista em estratégias de inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Diferente do outbound, o inbound é focado em estratégias indiretas e se afasta das estratégias tradicionais de publicidade.

Ele está baseado na ideia de criar uma conexão com um determinado público por meio do SEO, marketing digital, marketing de conteúdo e estratégias específicas nas redes sociais.

As empresas podem mesclar suas ações, investindo tanto no marketing direto, como no marketing indireto. O importante, em qualquer situação, é ter clareza com relação ao público que você quer atingir.

Como você pode ver, captar clientes para uma empresa não é um processo simples, suas ações devem estar baseadas em conhecimentos de mercado e em estratégias alinhadas com o perfil, comportamento e necessidades do seu público. Colocando nossas dicas em prática, com certeza você criará um ambiente favorável para melhorar o desempenho da sua empresa.

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