ESG: Meio Ambiente, Social e Governança dentro das empresas. - ABA

ABA

ESG: Meio Ambiente, Social e Governança dentro das empresas.

Você sabe como aplicar as boas práticas do ESG na sua empresa?

Afinal, o que é ESG?

A sigla ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance. Para o português, Meio-Ambiente, Social e Governança. ESG é um conjunto de ações que as companhias aplicam visando melhorias no meio ambiente, na relação com seus parceiros, nas formas de compliance e nas boas práticas de gestão corporativa como um todo.

O conceito ESG não é uma moda corporativa e também não é uma novidade. O ESG foi citado pela primeira vez no final de 2004, numa iniciativa da ONU em parceria com instituições financeiras para mensurar o desempenho das empresas e obtenção de dados comparativos com relação aos três indicadores. Em outras palavras, a sigla contempla as boas práticas ambientais, sociais e de governança de um empreendimento.

Tendência sem volta

O Planeta Terra hoje não consegue regenerar todo o consumo de recursos naturais que a gente tem utilizado. Já estamos sentindo o impacto das mudanças climáticas, por exemplo. Com o ESG, é possível mensurar o quanto um negócio consegue minimizar seu impacto no meio ambiente e melhorar o seu entorno.

Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas corporativas voltadas ao meio ambiente, por exemplo, debate sobre aquecimento global, diminuição da emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos, entre outros.

Social: está relacionado à responsabilidade social e ao impacto da empresa em prol da comunidade como respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, diversidade da equipe, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade, envolvimento com a comunidade, investimento social privado, entre outros.

Governance ou Governança: está ligado às políticas de administração da empresa como a conduta corporativa, composição do conselho, práticas anticorrupção, existência de um canal de denúncias, auditorias, entre outros.

Dados

O ESG deve atrair U$S 53 trilhões de dólares de investimento até 2025, de acordo com a Bloomberg, empresa global de informações financeiras. E é impossível negar que a COVID-19 contribuiu para a mudança nas políticas das empresas. A desigualdade na distribuição de renda tem aumentado no período.

A cada dia mais cresce a busca por investimentos que gerem rentabilidade associada à impacto positivo no Planeta. Por conta disso, os investidores estão de olho nas empresas que são engajadas nos fatores sociais e ambientais. Afinal, organizações fortes podem gerar uma performance superior ao longo prazo.

Como iniciar um processo ESG

Um primeiro passo para iniciar uma estratégia de implementação ESG no seu negócio é conhecer os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável instituídos pela ONU e analisar quais os impactos positivos e negativos que podem ser gerados a partir da realidade da sua empresa. A partir disso, você pode definir estratégias e planos para cada um dos objetivos.

Lembre-se de que todas as metas e estratégias devem estar condicionadas às questões financeiras e humanas da sua empresa. É necessário responsabilidade, transparência e planejamento para uma implementação segura e viável no ambiente organizacional.

Um ponto desafiador nessa transformação é, justamente, o alto custo para implementação de ações ESG. Pode ser preciso mobilizar e contratar pessoas e profissionais, mudar ou criar processos, adequar produtos e estruturas, dentre outros. Por isso, é importante manter a responsabilidade e o controle financeiro.

Um outro ponto importante para a implementação de práticas ESG nas empresas é o envolvimento das lideranças e de todos os colaboradores.  Como trata-se de uma mudança na cultura organizacional, o engajamento de todos é primordial para que os processos de ESG sejam implantados de forma eficiente na empresa.

Compreender aspectos centrais e teóricos do ESG é importante para a construção de estratégias e para a implementação de uma política dentro do ambiente empresarial. No entanto, não basta a teoria. Vale ressaltar que é preciso mudanças, tanto nos processos internos quanto externos da empresa, para que haja uma consolidação da política ESG que não seja meramente conceitual.

9 Práticas simples de ESG que toda empresa pode aplicar:

  • Economizar água e energia.
  • Produzir menos resíduos.
  • Reutilizar papéis.
  • Incentivar a busca de transportes alternativos.
  • Reciclar.
  • Valorizar a proteção da natureza.
  • Proteger a saúde dos colaboradores com

campanhas de higiene e prevenção de doenças.

  • Estabelecer uma política ecológica de compras.
  • Respeitar as pessoas, o ambiente e ter ética.

Gostou do nosso momento?

Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou entender a importância de práticas de ESG nas empresas e se pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.