Muito além de atender ao mercado e resolver problemas, as empresas precisam priorizar e fazer a manutenção do que é conhecido como experiência do cliente, especialmente quando esse se diz satisfeito com o que o seu empreendimento oferece a ele.
Isso significa estar atento e trabalhar com todos os setores da empresa de modo a oferecer o que existe de melhor para o mercado, ação que tem como consequência clientes felizes e sucesso na operação.
As festas de final do ano são um momento especial para muitas pessoas, e é importante que as empresas se preparem bem para garantir que seu público tenha uma experiência positiva durante esse período.
Para se ter ideia a respeito da importância desse assunto, uma pesquisa realizada pela Zendesk mostrou que 82% dos consumidores brasileiros decidem suas compras a partir da qualidade do atendimento que recebem.
Outro dado importante diz respeito ao percentual de 61% dos clientes que consideraram mudar para o concorrente após uma experiência negativa.
O índice aumenta para 76% quando essa pessoa passa por dois problemas durante a sua jornada de compra.
Esses percentuais demonstram que cada vez mais se torna necessário a atenção pela manutenção da experiência do cliente, quando, muito além de bons preços e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, torna-se necessário que todos os cuidados sejam tomados para que o seu público sinta-se satisfeito.
Diante dessa realidade, sugerimos algumas ações que precisam ser tomadas para que o seu negócio tenha sucesso e alcance os resultados desejados nas festas de final de ano. Para saber detalhes, continue lendo e confira!
O que fazer para manter a experiência do cliente elevada?
Para manter a experiência do cliente elevada, sua empresa precisa adotar as seguintes ações:
Esteja preparado para a alta demanda
Nas festas de final do ano, muitas empresas experimentam uma grande demanda por seus produtos ou serviços.
Certifique-se de ter equipe suficiente para atender a essa demanda e esteja preparado para lidar com situações inesperadas, como atrasos nas entregas ou problemas com produtos.
É preciso sempre ter em mãos um plano B caso ocorram falhas ou erros, portanto, esteja preparado para as eventualidades e se antecipe aos fatos, trabalhando sempre com prazos que possibilitem a busca de alternativas.
Ofereça promoções especiais
Final do ano é uma época em que muitas pessoas estão procurando por promoções especiais.
A falta de opções nesse sentido afasta os clientes, uma vez que toda a concorrência está apresentando as mais diversas ofertas e vantagens, buscando atrair os consumidores.
Use de sua criatividade e se apresente ao mercado, incentivando-o através de promoções a realizarem as suas compras no seu estabelecimento.
Crie uma atmosfera festiva
Para muitas pessoas, as festas dessa época são momentos de alegria e celebração.
Crie uma atmosfera festiva em sua loja ou escritório com decorações temáticas e música festiva.
Se o seu negócio envolve loja virtual, mude o layout das páginas, incrementando-as com cores, imagens e estabeleça uma relação com os clientes, dividindo a alegria desses bons momentos.
Esteja disponível para ajudar
Facilite a vida das pessoas, oferecendo ajuda e esclarecendo as dúvidas, além da resolução de problemas que envolvem os produtos ou serviços comercializados pelo seu empreendimento.
Esteja disponível para colaborar e ofereça um atendimento excepcional para garantir que todos os que procuram a sua empresa tenham uma experiência do cliente positiva.
Para isso, toda a equipe de atendimento deverá ser treinada, conhecendo detalhadamente o que fazer diante das diversas solicitações e situações comuns desse período.
Ações extras que fazem a diferença
Além da manutenção da experiência dos clientes, oferecendo qualidade, agilidade e atenção para com o seu público, outras ações também podem ser implementadas.
Especialmente para ampliar o atendimento e conquistar o público que ainda não conhece o seu negócio ou que você queira conquistar.
Para isso, as seguintes medidas podem ser implementadas:
Melhore a comunicação
As empresas geralmente recebem, nessa época, um grande volume de clientes e pedidos.
Certifique-se de ter um sistema de comunicação eficiente para lidar com todas as solicitações de forma rápida e clara.
Considere disponibilizar canais extras de comunicação, como:
- chat online,
- WhatsApp,
- televendas.
Ofereça opções de presentes
Muitas pessoas procuram por presentes, mas nem sempre sabem o que escolher. Nesse momento, os atendentes precisam estar prontos para prestar uma consultoria e, a partir de algumas perguntas, apresentar soluções que possam agradar o cliente.
Ofereça opções de presentes em diferentes faixas de preço e personalize as sugestões para cada um deles.
Isso ajudará a criar um diferencial, aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente.
Garanta a qualidade dos produtos
A qualidade dos produtos deve ser mantida em alta prioridade.
Certifique-se de ter um controle de qualidade eficiente para evitar problemas com produtos defeituosos ou danificados.
Além disso, esteja preparado para lidar com trocas ou devoluções de forma ágil e eficiente.
Ofereça brindes
Oferecer brindes é uma forma eficaz de criar uma conexão emocional com os clientes e aumentar a fidelidade à marca.
Considere oferecer brindes personalizados com o logotipo ou slogan da empresa para aqueles que fizerem compras acima de um determinado valor.
Essa ação contribui para a fidelização dos clientes e se torna um diferencial de mercado, portanto, use a sua criatividade e a da sua equipe para projetar a sua marca.
Como se observa, é perfeitamente possível manter a experiência do cliente elevada durante as festas de final do ano, no entanto, para isso é necessário um bom planejamento e o desenvolvimento de ações que venham a possibilitar o sucesso dessa empreitada.
Se a sua empresa possui dúvidas a respeito ou deseja contar com especialistas no assunto, entre em contato com a Aba e conte com quem pode efetivamente desenvolver um excelente plano de trabalho para que os resultados sejam conquistados!