A globalização é um fenômeno que tem transformado o mundo em um lugar cada vez mais interconectado e interdependente.
Essa interconexão tem influenciado diretamente o setor do turismo. Com a globalização, o mundo se tornou mais acessível e as pessoas podem viajar com mais facilidade e frequência para diferentes partes do planeta.
Além disso, a globalização tem incentivado a criação de redes de hotéis, companhias aéreas e agências de viagem que atuam em escala global, tornando o turismo uma indústria ainda mais importante para a economia mundial.
Essas redes têm investido em infraestrutura, tecnologia e serviços para oferecer experiências cada vez mais personalizadas e satisfatórias aos turistas.
No entanto, a globalização também pode ter efeitos negativos nessa área, como a homogeneização da cultura e a exploração de destinos turísticos e suas populações locais.
Por isso, é importante que ele seja desenvolvido de forma sustentável e responsável, levando em consideração os impactos:
- sociais,
- econômicos,
- ambientais.
Em resumo, a globalização tem influenciado o turismo de maneira significativa, tornando-o mais acessível e lucrativo, mas também apresentando desafios que precisam ser enfrentados para garantir a sustentabilidade e medidas justas.
Continue lendo nosso post e conheça detalhes a esse respeito e o que sua empresa deve fazer para alcançar o sucesso em suas operações!
Como conviver com a globalização?
Independente do tamanho da sua empresa, o fato é que cada vez mais se torna necessário oferecer soluções para atender aos mais diversos gostos e exigências.
Essa é a globalização, onde se deve estar pronto para atender a alguma demanda que possa vir de países do outro lado do globo, como também a excursão local que pretende levar algumas pessoas a conhecerem determinado ponto turístico.
Para se ter ideia a esse respeito, nos 8 primeiros meses de 2023, entraram no Brasil mais de 4 milhões de visitantes vindos de outros países, gerando uma receita de US$ 4,45 bilhões.
No acumulado do ano, nosso país aumentou em quase 40% o número de visitantes, quando comparado com o mesmo período de 2022.
Diante dessa realidade e sem desconsiderar o contingente de brasileiros que desejam viajar pelo mundo e dentro do próprio Brasil, sua empresa precisa estar preparada para esses novos tempos, assim, existem algumas medidas que podem ser tomadas no seu negócio:
Promover o turismo local
Promover o turismo local significa incentivar os visitantes a conhecerem e valorizarem a cultura e os produtos locais, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.
É importante saber que, cada vez mais, as pessoas desejam conhecer detalhes das diversas culturas de um povo, portanto, buscam por informações e oportunidades para conviverem com experiências que apresentem as:
- músicas,
- culinária,
- lendas,
- costumes,
- hábitos.
Investir em turismo sustentável
A adoção de práticas que minimizem os impactos ambientais e sociais do turismo, como o uso de fontes de energia renovável e a gestão adequada de resíduos.
Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade do planeta, pois vivemos momentos em que se torna indispensável que todos contribuam com os cuidados que precisam ser tomados com o meio ambiente e com os ecossistemas.
O turismo sustentável consiste em atitudes que colaboram com esses cuidados e que evitam o desperdício e geram ações que venham a contribuir para a preservação dos recursos naturais.
Valorizar a diversidade cultural
Promover a preservação e valorização da cultura local, evitando a homogeneização e a perda de identidade cultural.
Como vimos, os turistas buscam pela cultura local, portanto, é fundamental que as tradições e costumes sejam preservados e inclusive incentivados.
Homogeneizar a cultura é extingui-la, ou seja, possibilitar que a identidade cultural de um povo seja perdida e substituída por um padrão mundial, o que na maioria das vezes não é o que o turista busca.
Respeitar as comunidades locais
Envolver as comunidades locais no desenvolvimento do turismo, garantindo que elas sejam beneficiadas e não exploradas.
Esse processo significa ajudar essas pessoas a desenvolverem ações que possam ser revertidas em receitas, como é o caso, por exemplo, de ações que incentivam a produção de:
- comidas típicas,
- bebidas,
- artesanato,
- roupas,
- apresentações artísticas,
- lembranças, etc.
Combater o turismo predatório
Evitar o turismo que tem como objetivo principal a exploração de animais, a degradação ambiental ou a violação dos direitos humanos.
Em suma, a globalização tem trazido muitos benefícios para o turismo, mas é preciso agir de forma responsável para garantir que essa atividade seja sustentável e justa para todos os envolvidos.
Isso significa oportunizar condições para que todos conquistem o seu espaço e possam vivenciar os benefícios que as atividades turísticas proporcionam aos envolvidos.
A globalização deve promover a integração dos povos, oportunizando que todos possam ter os mesmos direitos e acesso a produtos e serviços que facilitem a vida das pessoas.
No entanto, isso não significa eliminar as culturas, tradições, hábitos, costumes e particularidades de cada povo ou sociedade.
Ao contrário disso, deve-se preservar todo esse conhecimento, aproveitando para apresentar aos visitantes como determinado grupo: pensa, age e se expressa, enriquecendo a cultura e, certamente, atraindo pessoas que buscam por detalhes a respeito.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, continue em nosso blog e acesse outros posts interessantes que contribuem para o sucesso do seu empreendimento!