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A globalização e sua influência no turismo

A globalização e sua influência no turismo

A globalização é um fenômeno que tem transformado o mundo em um lugar cada vez mais interconectado e interdependente. 

Essa interconexão tem influenciado diretamente o setor do turismo. Com a globalização, o mundo se tornou mais acessível e as pessoas podem viajar com mais facilidade e frequência para diferentes partes do planeta.

Além disso, a globalização tem incentivado a criação de redes de hotéis, companhias aéreas e agências de viagem que atuam em escala global, tornando o turismo uma indústria ainda mais importante para a economia mundial. 

Essas redes têm investido em infraestrutura, tecnologia e serviços para oferecer experiências cada vez mais personalizadas e satisfatórias aos turistas.

No entanto, a globalização também pode ter efeitos negativos nessa área, como a homogeneização da cultura e a exploração de destinos turísticos e suas populações locais. 

Por isso, é importante que ele seja desenvolvido de forma sustentável e responsável, levando em consideração os impactos:

  • sociais, 
  • econômicos, 
  • ambientais.

Em resumo, a globalização tem influenciado o turismo de maneira significativa, tornando-o mais acessível e lucrativo, mas também apresentando desafios que precisam ser enfrentados para garantir a sustentabilidade e medidas justas.

Continue lendo nosso post e conheça detalhes a esse respeito e o que sua empresa deve fazer para alcançar o sucesso em suas operações!

Como conviver com a globalização?

Independente do tamanho da sua empresa, o fato é que cada vez mais se torna necessário oferecer soluções para atender aos mais diversos gostos e exigências.

Essa é a globalização, onde se deve estar pronto para atender a alguma demanda que possa vir de países do outro lado do globo, como também a excursão local que pretende levar algumas pessoas a conhecerem determinado ponto turístico.

Para se ter ideia a esse respeito, nos 8 primeiros meses de 2023, entraram no Brasil mais de 4 milhões de visitantes vindos de outros países, gerando uma receita de US$ 4,45 bilhões.

No acumulado do ano, nosso país aumentou em quase 40% o número de visitantes, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Diante dessa realidade e sem desconsiderar o contingente de brasileiros que desejam viajar pelo mundo e dentro do próprio Brasil, sua empresa precisa estar preparada para esses novos tempos, assim, existem algumas medidas que podem ser tomadas no seu negócio:

Promover o turismo local

Promover o turismo local significa incentivar os visitantes a conhecerem e valorizarem a cultura e os produtos locais, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.

É importante saber que, cada vez mais, as pessoas desejam conhecer detalhes das diversas culturas de um povo, portanto, buscam por informações e oportunidades para conviverem com experiências que apresentem as:

  • músicas,
  • culinária,
  • lendas,
  • costumes,
  • hábitos.

Investir em turismo sustentável

A adoção de práticas que minimizem os impactos ambientais e sociais do turismo, como o uso de fontes de energia renovável e a gestão adequada de resíduos.

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade do planeta, pois vivemos momentos em que se torna indispensável que todos contribuam com os cuidados que precisam ser tomados com o meio ambiente e com os ecossistemas.

O turismo sustentável consiste em atitudes que colaboram com esses cuidados e que evitam o desperdício e geram ações que venham a contribuir para a preservação dos recursos naturais.

Valorizar a diversidade cultural

Promover a preservação e valorização da cultura local, evitando a homogeneização e a perda de identidade cultural.

Como vimos, os turistas buscam pela cultura local, portanto, é fundamental que as tradições e costumes sejam preservados e inclusive incentivados.

Homogeneizar a cultura é extingui-la, ou seja, possibilitar que a identidade cultural de um povo seja perdida e substituída por um padrão mundial, o que na maioria das vezes não é o que o turista busca.

Respeitar as comunidades locais

Envolver as comunidades locais no desenvolvimento do turismo, garantindo que elas sejam beneficiadas e não exploradas.

Esse processo significa ajudar essas pessoas a desenvolverem ações que possam ser revertidas em receitas, como é o caso, por exemplo, de ações que incentivam a produção de:

  • comidas típicas,
  • bebidas,
  • artesanato,
  • roupas,
  • apresentações artísticas,
  • lembranças, etc.

Combater o turismo predatório

Evitar o turismo que tem como objetivo principal a exploração de animais, a degradação ambiental ou a violação dos direitos humanos.

Em suma, a globalização tem trazido muitos benefícios para o turismo, mas é preciso agir de forma responsável para garantir que essa atividade seja sustentável e justa para todos os envolvidos.

Isso significa oportunizar condições para que todos conquistem o seu espaço e possam vivenciar os benefícios que as atividades turísticas proporcionam aos envolvidos.

A globalização deve promover a integração dos povos, oportunizando que todos possam ter os mesmos direitos e acesso a produtos e serviços que facilitem a vida das pessoas.

No entanto, isso não significa eliminar as culturas, tradições, hábitos, costumes e particularidades de cada povo ou sociedade.

Ao contrário disso, deve-se preservar todo esse conhecimento, aproveitando para apresentar aos visitantes como determinado grupo: pensa, age e se expressa, enriquecendo a cultura e, certamente, atraindo pessoas que buscam por detalhes a respeito.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, continue em nosso blog e acesse outros posts interessantes que contribuem para o sucesso do seu empreendimento!

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