O fim de ano é uma época muito importante para as vendas em muitos segmentos, possibilitando que grandes resultados sejam alcançados.
Por isso, é fundamental que as empresas desenvolvam um planejamento com antecedência, visando garantir que estejam bem preparadas para atender a demanda dos seus clientes e, consequentemente, aumentar os lucros da operação.
Ao planejar as vendas de fim de ano, as empresas devem:
- observar quais produtos serão mais procurados pelos clientes,
- definir as promoções que serão oferecidas,
- desenvolver a estratégia de divulgação a ser aplicada,
- validar as metas de vendas a serem alcançadas.
Com essas informações, é possível preparar a equipe comercial, aumentar o estoque dos produtos mais procurados e garantir que tudo esteja pronto para atender aos clientes.
Além disso, o planejamento também ajuda a evitar imprevistos e problemas que possam ocorrer durante o período de maior movimento.
Com uma estratégia bem definida, as empresas podem se preparar para possíveis atrasos na entrega de mercadorias, problemas com fornecedores e outras situações que possam surgir.
Em resumo, o planejamento para o fim de ano é crucial para garantir que as empresas estejam preparadas nessa época tão importante.
A seguir, apresentamos algumas estratégias fundamentais para que a sua empresa possa alcançar os resultados desejados, aumentando as vendas e melhorando o desempenho do seu negócio. Continue lendo nosso post e confira!
Quais as melhores estratégias a serem adotadas no final do ano?
Antes de apresentarmos as melhores estratégias a serem adotadas no final do ano, é importante conhecer alguns números.
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela empresa líder em pagamentos eletrônicos da América Latina, as vendas do varejo em todo o Brasil tiveram uma alta de 10,5% no Natal de 2022 quando comparados aos resultados do mesmo período do ano anterior.
No e-commerce, esse índice alcançou 18,4%, enquanto que nos negócios presenciais a elevação foi de 10%.
Os setores que mais se destacaram no crescimento das vendas no final do ano de 2022 foram os seguintes:
- turismo e transporte,
- cosméticos e higiene pessoal,
- livrarias, papelarias e afins,
- óticas e joalherias,
- drogarias e farmácias.
Para o ano de 2023, segundo as previsões da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a oferta de vagas de empregos temporários terá a maior alta dos últimos 10 anos.
Serão mais de 108 mil novos trabalhadores prestando serviços na época mais importante do ano para o setor varejista, quando se estima um incremento de 5,6% nas vendas se comparado ao Natal de 2022.
Como se observa, devemos viver um final de ano de muita movimentação e grandes resultados, porém, para que as expectativas se confirmem e se possa ter um ótimo aproveitamento nesse período, algumas ações precisam ser tomadas, tais como:
Analisar o desempenho do ano anterior
Uma boa forma de começar o planejamento é analisando como foi o desempenho de vendas do ano anterior, identificando:
- produtos mais vendidos,
- promoções com melhores resultados,
- erros e acertos cometidos durante esta época.
Essa análise pode ajudar a definir as estratégias para o próximo fim de ano, no entanto, não esqueça de realizar um estudo a respeito das tendências e das preferências dos consumidores.
Definir as metas de vendas
Com base na análise do ano anterior e nas expectativas de crescimento, é importante estabelecer metas de vendas realistas e alcançáveis.
Essas metas devem ser comunicadas a toda a equipe comercial, assegurando um trabalho em conjunto para que sejam atingidas.
Preparar a equipe de vendas
A equipe comercial é fundamental para garantir o sucesso no final de ano.
Por isso, é importante prepará-la com antecedência, oferecendo treinamentos específicos para essa época e definindo as estratégias que serão adotadas.
Uma maneira de incentivo e que pode fazer toda a diferença é oferecer uma premiação específica que motive os vendedores a atingirem as metas estabelecidas, ou seja, criar um fato novo que redobre os esforços do seu time.
Definir as promoções
As promoções são uma ótima forma de atrair clientes e aumentar as vendas.
Por isso, é importante definir com antecedência quais serão as promoções oferecidas, levando em consideração a margem de lucro e o impacto no faturamento e capital de giro.
Divulgar as promoções
De nada adianta oferecer promoções se os clientes não souberem delas.
Por isso, é extremamente importante investir em divulgação, utilizando diferentes canais como:
- redes sociais,
- site da empresa,
- e-mail marketing,
- anúncios em veículos de comunicação.
Monitorar o desempenho
Durante o período de vendas de fim de ano, é importante monitorar constantemente o desempenho para identificar possíveis problemas e corrigi-los rapidamente.
Para isso, é importante definir indicadores de desempenho e ter uma equipe dedicada a acompanhar os resultados.
Como se observa, as expectativas são excelentes para esse final de ano, mas é preciso desenvolver ações que atraiam os clientes. Então, um planejamento bem desenvolvido, onde cada um saiba o que precisa ser feito e como fazer, passa a ser fundamental para que os resultados aconteçam.
A partir de um bom planejamento e com o acompanhamento de sua execução, a empresa pode aproveitar ao máximo o período de vendas de fim de ano, aumentando o faturamento e fidelizando os clientes.
Agora que você conhece detalhes a esse respeito, mas precisa de apoio para desenvolver um planejamento para os negócios de fim de ano, entre em contato conosco e apresente os seus objetivos. Estamos prontos para atender a sua demanda e contribuir com o sucesso da sua operação!