O papel da liderança na saúde mental da equipe - ABA

ABA

O papel da liderança na saúde mental da equipe

A liderança da sua empresa está com olhar na saúde mental da equipe?

Após dois anos de uma das maiores crises sanitárias de todos os tempos, vimos aumentar a procura por soluções para suprir não só o cuidado com a saúde física, mas, principalmente, com a mental e a emocional. Grandes empresas estão aumentando a oferta de recursos de saúde mental à medida que reconhecem a pressão que a pandemia deixou sobre seus colaboradores. Estudos apontam que 2/3 dos trabalhadores relatam que problemas de saúde mental prejudicaram seu desempenho profissional durante a pandemia da Covid-19.

Isso nos faz refletir o quanto é preciso propor ações de conscientização dentro das empresas, tais como palestras ou treinamentos com foco em saúde mental. Essas iniciativas são importantes para abrir o diálogo e começar essa jornada de cuidado integral, porém, o engajamento, tanto dos gestores quanto dos funcionários são essenciais para que as medidas sejam implementadas.

Identificando transtornos

As doenças mentais são por diversas vezes mal interpretadas justamente pelo fato de não poderem ser percebidas fisicamente por outras pessoas. Infelizmente, é muito comum não encarar os transtornos mentais como doenças ocasionadas por uma série de fatores químicos e hormonais, que se não tratadas logo, podem desencadear quadros graves de saúde como depressão profunda.

Identificar, tratar e conseguir alcançar o equilíbrio mental para retomar a vida profissional saudável, é uma trajetória lenta e gradual.

Empresas que se preocupam com o sucesso de um projeto sabem que dependem da produtividade e saúde dos colaboradores, devendo oferecer um ambiente de constante aprendizado e treinamento, também promover o bem-estar de todos os profissionais para que eles se sintam felizes no trabalho.

Como o líder pode promover a saúde mental?

A seguir separamos ações que todo líder pode implementar para conseguir demonstrar empatia e ajudar seus colaboradores a terem uma relação mais saudável consigo mesmo (física e mentalmente). Confira:

  • Treine os gestores

As lideranças devem compreender que a saúde mental precisa ser tratada como prioridade nas empresas. Esse é o primeiro passo para manter o clima organizacional em alta e, assim, contar com colaboradores engajados e produtivos. Por isso, os gestores precisam ser treinados para lidar com as questões de saúde mental que surgem no cotidiano da empresa. Logo, é preciso ter um olhar atento e humanizado para observar caso a caso e conduzir a saúde mental do colaborador de forma personalizada.

  • Monitore o engajamento

Em qualquer circunstância da vida, pessoas engajadas demonstram entusiasmo, são mais positivas e sentem orgulho em fazer parte de algo ou de um time. Assim, para monitorar o comprometimento das equipes, invista em pesquisas de satisfação com os funcionários, aplique questionários de engajamento e colete feedbacks constantes.

  • Conscientize os colaboradores

Assim como os gestores, os colaboradores também precisam ter consciência sobre a importância da saúde mental no trabalho. Para ajudá-los, promova campanhas a respeito do tema, organize palestras com especialistas da área, desenvolva workshops e compartilhe conteúdos relevantes.

  • Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Um ambiente de trabalho saudável precisa de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal do colaborador. Com isso, para evitar o esgotamento mental causado pelo excesso de trabalho, as empresas apostam em políticas menos rígidas. Permitir horários flexíveis para que os funcionários trabalhem em momentos que consideram mais produtivo são boas iniciativas para aumentar a qualidade de vida no trabalho e fora dele.

Todo cuidado é válido

Todos os cuidados com a saúde mental no trabalho são válidos e eles vão desde a comunicação, passando por atividades físicas e de lazer até a prática de meditação. Nesse contexto, manter a mente relaxada ajuda na concentração e, por consequência, aumenta a motivação e a produtividade.

Pensando em agregar mais práticas de bem-estar para serem aplicadas nas empresas por gestores e colaboradores, criamos um E-BOOK GRATUITO para você, clique no link e baixe o seu!

Gostou do nosso momento?

Comente aqui se esse conteúdo lhe ajudou a promover a saúde mental na sua empresa ou se pretende saber mais sobre esse assunto, me conte alguma situação para poder te ajudar.

Ouça este conteúdo no Spotify

Confira no youtube:

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos lhe ajudar. Diga sua dúvida.