Você aplica estratégias de Gestão de Desempenho na sua empresa?
O que é Gestão de Desempenho?
A gestão de desempenho é uma importante estratégia que tem foco nas tarefas, o que os colaboradores executam, como eles se comportam durante a execução dessas atividades, e os resultados gerados a partir delas, a fim de criar um ambiente de trabalho onde todos podem desenvolver suas habilidades, de forma plena e satisfatória.
Desta forma, a gestão de desempenho organizacional se configura como um processo, onde cada atividade cotidiana é uma oportunidade de avanço. Assim, as capacidades desse gerenciamento vão muito além de avaliações periódicas pontuais, pois a análise é feita no dia-a-dia, dando um maior controle ao gestor e uma visão precisa do desempenho que cada colaborador apresenta.
Os fundamentos da gestão de desempenho
Se encontram nas seguintes características: avaliação, monitoramento, controle, planejamento e melhoria. Sendo uma ótima forma de saber como mensurar a produtividade do colaborador e também de aumentá-la, visando uma retenção de talentos na firma.
Para tanto, a gestão de desempenho em empresas se propõe a formar um elo entre a performance individual e em grupo, seus resultados e uma gratificação por eles, gerando mais satisfação e motivação ao colaborador.
Dica #1 Vale a pena lembrar que a meta aqui é que todos os colaboradores possam potencializar suas aptidões. É isso que compõe uma empresa saudável e produtiva!
Princípios e a cultura da empresa
Portanto, é importante ter em mente que a gestão de desempenho possui relação íntima com os princípios e a cultura da empresa, e é importante para que os objetivos organizacionais da empresa sejam gradualmente alcançados, através de um aumento da performance geral em todos os setores.
Para que serve a gestão de desempenho?
A gestão de desempenho serve para melhorar a performance da empresa, alinhando o propósito da mesma às expectativas dos colaboradores, tendo em vista que a somatória dos esforços de todos os colaboradores é a chave para alcançar as metas da organização.
Portanto, ela faz isso através da busca por alcançar certos objetivos organizacionais, são eles:
Ter colaboradores com metas nítidas em mente
Gestores e colaboradores devem saber com precisão o que a organização espera deles. Devem também ter consciência de como serão avaliados. A honestidade na relação colaborador-empresa é completamente necessária aqui. Nada deve ser feito às escuras!
Encorajar a evolução dos colaboradores (principal)
Esse processo tem dois resultados incríveis: A melhoria da entrega dos serviços prestados pelos profissionais e o aumento do engajamento deles em seu trabalho.
Com isso, saber como fazer a gestão de cargos e salários se faz um ponto chave. Afinal, os colaboradores percebem a intenção que a empresa tem em seu crescimento profissional e individual, logo, eles estarão mais entusiasmados e engajados!
Ter domínio sobre os resultados exigidos
Aqui, o segredo é a conversa. Com as avaliações bem documentadas, você terá em mãos indicativos de comprometimento e comportamento valiosos sobre seus coadjuvantes.
Assim, é possível montar em conjunto um plano com metas detalhadas e feedback constante, dando a eles uma visão nítida do que deve ser feito e quais são as expectativas da empresa sobre os serviços prestados e sobre seu desenvolvimento pessoal.
Verificar a performance dos colaboradores
Os dados coletados devem ser usados para formar, com base em análise e supervisão constante, uma classificação comparativa do desempenho de cada colaborador.
Portanto, aqui, a gestão de desempenho exerce função crucial, trazendo métodos baseados na cultura organizacional que vão servir para a realização de uma avaliação adequada dos mesmos.
Gestão de desempenho e métricas, qual a relação?
A relação entre as métricas (KPIs) e a gestão de desempenho se dá com tais métricas sendo a parte de um todo, que é a gestão. Elas são úteis para medir e compilar de forma objetiva e concreta como está o desempenho dos colaboradores. Assim, as métricas é a melhor forma para saber como mensurar a produtividade dos seus colaboradores.
Portanto, elas são divididas em diversos tipos, os principais são:
- KPIs de qualidade
Servem para que o gestor tenha visão sistêmica ou holística que auxilie na compreensão de falhas que possam ter ocorrido em qualquer parte dos processos empresariais.
- KPIs estratégicos
Auxiliam no acompanhamento, cumprimento e mensuração dos resultados dos planos estratégicos traçados pela companhia no início de um período de tempo (anual, por exemplo), fornecendo um panorama do contexto atual.
- KPIs de lucratividade
Fornecem base para análise do índice de liquidez da empresa, assim como aumento dos custos, fluxo de caixa, percentual de crescimento, dando dados para um bom monitoramento de tais características.
- KPIs de capacidade
Medem a relação entre o tempo gasto nas atividades da empresa e a quantidade daquilo que pôde ser produzido nesse período.
Porém, apenas ter o controle das métricas não gera resultado, caso não haja uma boa metodologia sendo aplicada na hora de transformar esses dados em ação. Portanto, veja a seguir:
3 Metodologias para gestão de desempenho em empresas
Portanto, aqui, citaremos 3 metodologias que podem ser aplicadas no processo de gestão de desempenho da sua empresa, visando mais controle e sobriedade para a prática.
1. Pesquisa de clima
Recurso que tem como meta fazer uma medição panorâmica dos níveis de empenho e satisfação dos colaboradores. A partir dessa medição, é possível tomar atitudes no caso de algum problema ou conflito interno que estejam defasando o desempenho dos colaboradores.
2. Ciclo PDCA
Se resume em quatro etapas: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Portanto, tais etapas fornecem maior controle dos processos sendo feitos, auxiliando no planejamento, controle e melhoria dos mesmos. Através desse ciclo é possível fazer um mapeamento de problemas, suas possíveis causas e melhores soluções.
3. Análise SWOT
Se baseia no diagnóstico, através do mapeamento tanto interno quanto externo da situação empresarial, de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Ajudando a planejar estrategicamente os próximos passos e metas.
Como realizar a gestão de desempenho?
Para realizar a gestão de desempenho, siga o seguinte passo a passo prático:
- Comece a partir dos seus gestores
Os líderes são os responsáveis pelos exemplos que serão seguidos dentro da empresa! Eles precisarão estar completamente comprometidos e engajados para que a gestão dê resultados.
Um estudo da Bersin pela Deloitt apontou 85% de todos os gestores de RH pesquisados colocando liderança em primeiro lugar no pódio de importância para o sucesso de um negócio.
- Ofereça constantes treinamentos
Tanto treinamentos externos quanto internos são uma boa pedida aqui. Essa ação deve ser tomada tendo como base as metas da empresa e as avaliações de desempenho feitas. A meta aqui é corrigir as falhas na atuação de ambos gestores e colaboradores.
Portanto, após identificados os pontos que devem ser trabalhados, tais treinamentos devem abranger uma gama de aptidões. São válidos desde recursos emocionais (favorecendo habilidades de liderança e trabalho em equipe) até recursos técnicos (como o uso de novas ferramentas)
- Capacite gestores e colaboradores
Afinal, o intuito aqui é a elevação geral de performance, logo a qualificação de colaboradores deve estar no cotidiano da empresa. Desta forma, é imprescindível que os gestores sejam capacitados para contribuir com o desenvolvimento profissional dos colaboradores e dar constante feedback a eles.
Da parte dos colaboradores, é preciso que tenham suas metas alinhadas aos objetivos da corporação, gerando assim satisfação individual e motivação para suas atividades diárias, mesmo que sua empresa esteja em regime de home office.
- Defina claramente os objetivos
Transparência é o nome do jogo. É importantíssimo aqui que toda meta empresarial, assim como as estratégias traçadas para alcança-las sejam do conhecimento de todos.
Portanto, com isso, você vai poder montar melhor seus times de atuação e também implantar modelos de gestão ágil exclusivos, com base nos objetivos a serem alcançados. Dessa forma, você aumenta a produtividade dos seus colaboradores.
- Cative os colaboradores
É importante nessa fase que você engaje todos os funcionários a se envolverem no processo e entenderem o porquê dele estar sendo feito.
Assim, aqui devem ser feitas reuniões para alinhar metas e expectativas, exibindo como tudo será feito. Mostre a todos como essa prática ajudará o crescimento profissional de cada um junto ao crescimento da empresa. A participação ativa dos colaboradores será uma grande aliada durante a gestão de desempenho.
- Faça um acompanhamento constante
Acho que já ficou claro aqui que a gestão de desempenho é um processo. Então, trate-a como tal! Ela deve ser aplicada e medida de forma constante, sem nunca quebrar o processo. Essa é a chave para a gestão de pessoas
Portanto, fique tranquilo, ele acontecerá de maneira cíclica, que será abordada neste artigo mais adiante.
É preciso acompanhar constantemente os resultados, até mesmo para que, a cada novo desafio, novas soluções estratégicas sejam aplicadas. Com o passar do tempo e a repetição dos ciclos, você vai pegar prática! Assim, apenas precisará se atualizar e o esforço será menor.
- Tenha em mãos bons indicadores chave de performance (KPIs)
Eles servem para que as avaliações sejam feitas de forma eficiente, através de resultados concretos, eliminando “achismos”. Com eles, ficará mais fácil julgar tanto procedimentos específicos quanto a performance individual e em grupo de cada colaborador.
Afinal, apostar em indicadores e metas tem ajudado empresas a alcançar bons resultados, diz o Sebrae.
Exemplos de KPIs comumente usados para medição são: eficácia, eficiência, efetividade, rentabilidade, produtividade, competitividade, entre outros.
- Integre os colaboradores de TI
O uso de novas ferramentas é fato no processo de implantação da gestão de desempenho. Logo, sua equipe de RH precisará realizar ações conjuntas com a equipe de TI.
Portanto, os profissionais da área serão responsáveis por guiar a escolha dessas ferramentas e monitorar seu uso, além de fazer a integração com os softwares já utilizados pela empresa.
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