Você sabe o que é People Analytics? Este método de gestão de pessoas pode ser o que falta na sua empresa para atingir novos níveis de sucesso!
People Analytics é um método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre os funcionários de uma empresa. Essa “análise de pessoas” torna o RH mais estratégico, otimizando processos, diminuindo o turnover, aumentando a atração de talentos e mais.
O que é People Analytics?
People Analytics ou análise de pessoas é a abordagem orientada a dados que coleta, organiza e diagnostica dados sobre as equipes da empresa por meio de softwares que cruzam as informações de diversas fontes — tudo para otimizar o gerenciamento de Recursos Humanos.
Também conhecido como análise de talentos ou análise de RH, ele pode ajudar gerentes e executivos a tomar decisões mais acertadas sobre seus funcionários ou força de trabalho.
Com isso, é possível acompanhar de perto e de forma imediata fatores como o engajamento, produtividade e a satisfação das pessoas na organização.
Como o People Analytics funciona?
O processo do People Analytics acontece da seguinte maneira:
1. Coleta
Este é o momento de colher todos os dados e informações que serão, então, analisados pelo método de People Analytics.
Eles podem vir das redes sociais, de pesquisas realizadas dentro da empresa e com candidatos, dos currículos dos interessados, dos sistemas de gestão da organização e de diversos outros locais.
2. Cálculo
O cálculo é o momento de análise de todos os dados coletados. Quanto mais variados forem os dados coletados, mais amplas são as suas possibilidades de análise.
Nesta etapa, você descobrirá as respostas para todas as perguntas que identificou serem relevantes. Elas vêm de maneira bem estruturada e clara, o que facilita bastante o próximo passo, que é justamente a análise dessas informações.
3. Análise
É aqui que as vantagens e possibilidades do People Analytics mostram seu potencial para revolucionar a gestão de RH da sua empresa.
A partir dos dados analisados e das respostas aos cálculos feitos anteriormente, você poderá tomar decisões com mais embasamento para a gestão da companhia, permitindo, assim, que ela cresça cada vez mais.
Dessa forma, você pode descobrir novas tendências, lacunas, forças e problemas da sua equipe e da empresa como um todo.
4. Modelagem
A modelagem é o cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas colhidos anteriormente.
Com ela você pode descobrir a conexão entre a escolaridade dos seus colaboradores e as promoções que eles recebem, o tempo de casa com o aumento de salário e o que mais for necessário.
Dessa forma, é possível pensar em maneiras de melhor estruturar a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo e até mesmo elaborar, por exemplo, campanhas de conscientização.
Quais são as vantagens do People Analytics?
A gestão de pessoas geralmente é guiada pela intuição apurada dos líderes que, com tempo, treinamento e desenvolvimento na profissão, acostumam-se a criar e comandar equipes de acordo com suas experiências e resultados de sucesso.
E quando a bagagem do líder não é tão grande assim que o possibilite apurar comportamentos e criar equipes alinhadas e produtivas?
Por mais experiência que se adquira, esse é um processo sempre passível de falhas, e, com um bom sistema de People Analytics, elas podem ser drasticamente reduzidas. Veja alguns dos benefícios a seguir:
Contratações mais acertadas
Contratar pessoas com base em dados pode ser uma ideia ainda assustadora para algumas pessoas, mas, na prática, um processo seletivo analítico garantirá a escolha de pessoas que estejam realmente alinhadas ao perfil da empresa e da equipe de trabalho.
Por meio de perguntas padronizadas para cada vaga e uma análise acertada do perfil comportamental de cada novo colaborador, é possível contratar o profissional mais adequado.
Também tem como prever o tempo de treinamento e adaptação do novo colaborador, além dos possíveis conflitos de adequação à equipe de trabalho.
Ações e resultados mensuráveis
Com uma análise preditiva de dados, você pode saber qual será o efeito de uma ação antes mesmo de executá-la.
O sistema pode, inclusive, mostrar quais foram os resultados de determinada ação em um evento passado.
Não seria muito mais confortável gerir um projeto ou uma situação, sabendo de antemão que efeito suas novas decisões causariam na sua equipe de trabalho?
Assim, ficaria mais fácil tomar decisões e já se preparar para os possíveis contratempos, certo?
Mais possibilidade de controle dos processos
O setor de Recursos Humanos é composto por vários subsistemas, exigindo do gestor muito jogo de cintura para equilibrar todas as suas funções.
O People Analytics vai ajudar a controlar, de modo mais simples e eficiente, entre outros aspectos:
O clima organizacional;
O plano de cargos e salários;
Os processos seletivos;
O treinamento e desenvolvimento.
tudo isso interligado, num único sistema, que fornecerá dados sólidos para uma boa tomada de decisões.
Melhor rendimento do RH
Com tudo organizado, os profissionais de RH terão mais tranquilidade para trabalhar e buscar novas soluções para o desenvolvimento da equipe de trabalho, atuando de forma mais estratégica para potencializar a produtividade.
Com resultados melhores, é natural que o rendimento do setor aumente, refletindo em toda a empresa.
Redução de custos
O People Analytics identifica rapidamente todos os possíveis gaps dos processos de trabalho e previne falhas no recrutamento e na seleção de novos colaboradores, ajudando a criar uma equipe consistente e reduzindo muito a rotatividade.
O sistema também pode ajudar a planejar treinamentos muito mais eficientes, já que identifica com segurança o perfil da equipe de trabalho e dos novos colaboradores.
Também reduz as falhas e o tempo gasto com processos de treinamento. Consequentemente, a organização gastará menos com contratações, demissões, treinamentos e falhas de produtividade.
Como aplicar o People Analytics no seu RH?
Qualquer que seja o tamanho da sua empresa, é possível, sim, implementar o People Analytics na sua estrutura organizacional!
Sua essência permite usar os dados disponíveis de maneira prática, para acessar fatos, ou seja, combinar inputs (dados de sua equipe) com outputs (dados de seus objetivos de negócios) e, assim, criar insights acionáveis.
Para isso, é preciso que você:
1. Escolha o software
Existem várias empresas no mercado que oferecem soluções para a implantação do People Analytics.
Antes de contratar um sistema é importante definir quais são os objetivos e as necessidades da sua empresa para escolher um modelo que atenda com eficiência às suas demandas.
Peça uma demonstração para decidir com clareza e obter os melhores resultados.
2. Treine a equipe
Um bom software de People Analytics exigirá treinamento do gestor e da equipe para usá-lo.
Uma empresa competente oferecerá, juntamente ao sistema, o treinamento necessário que você e sua equipe precisa para extrair o melhor dele.
Além disso, existem cursos online, livros e fóruns de discussão que podem ajudar no treinamento.
3. Comece com os dados disponíveis
Mesmo com dados limitados, você pode gerar esses insights. Comece focando em um problema de negócios e envolva um grupo diversificado de pessoas (não apenas a área de RH) para explorar o problema e mapeá-lo de maneira orientada a dados.
Inclua métricas do ciclo de vida completo dos funcionários e preste atenção aos indicadores de RH e KPIs de negócios existentes.
4. Avalie a qualidade dos dados
Mas não lute pela perfeição. Existem maneiras criativas e estatísticas de lidar com dados ausentes.
5. Evite análises e projetos pontuais.
Isso porque uma análise pontual é demorada e difícil de replicar. Detecte tendências ao longo do tempo e você poderá concentrar melhor suas ações.
6. Foque nas áreas relevantes para os negócios
Cuidado para não se afogar nos dados e ficar preso na paralisia da análise. Concentre-se nas áreas mais relevantes para o seu negócio.
7. Incremente os recursos de análise de dados da sua equipe
A análise requer habilidades e conhecimento de domínio. Para isso, vale juntar-se a T.I e marketing e aproveitar os recursos dessas equipes para juntos, serem mais fortes.
Lembre-se, portanto: esse é só o começo para você ter uma estrutura voltada ao People Analytics. Cada empresa tem um método de aplicação dele, mas o importante é ter a iniciativa para implementá-lo.
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