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Marketing conversacional: o que é e como aplicar no seu negócio!

Marketing conversacional: o que é e como aplicar no seu negócio!

O marketing conversacional é uma tendência que permite que você interaja mais com os seus clientes sem perder tempo.

A partir dele, você consegue valorizar os seus consumidores, aumentar as chances de ocorrer uma fidelização e ainda aumentar a autoridade da sua empresa.

Para isso, é preciso seguir três passos: a atração, a qualificação e a análise.

Para falar mais sobre todos esses pontos, criamos esse post. Continue lendo e saiba mais sobre o marketing conversacional.

O que é o marketing conversacional?

O marketing conversacional é cada vez mais utilizado para aumentar a interação e engajamento com os clientes. Ele se baseia em conversas naturais, como as que ocorrem no atendimento para ajudar as empresas a entender melhor seus consumidores e oferecer-lhes uma experiência personalizada.

Esse conceito busca aumentar o valor do seu negócio por meio da disponibilidade constante, já que valoriza as conversas durante o processo de venda, automatizando algumas perguntas e respostas por meio de interfaces auditivas ou visuais para tornar o atendimento mais eficiente e humanizado.

Essa estratégia faz uso de chat ao vivo, chatbots e aplicativos de mensagens ​​para permitir essas conversas personalizadas, tornando o seu negócio mais acessível ao cliente. Dessa forma, é primordial que todas as decisões sejam tomadas considerando as personas e objetivos de negócio da sua marca.

A partir da sua implementação, é possível melhorar a comunicação com os leads, conduzindo possíveis clientes na sua jornada de compra. Assim, você consegue oferecer um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre que ele quiser.

Além disso, o marketing conversacional também pode ser usado para coletar dados valiosos sobre os clientes. Por meio de conversas naturais, as empresas podem aprender mais sobre as necessidades e desejos dos consumidores, e usar essas informações para criar campanhas de marketing mais eficazes.

Então, para suprir todos esses desejos e necessidades do consumidor, essa estratégia começou a ganhar cada vez mais espaço, utilizando ferramentas tecnológicas a seu favor para atender aos clientes do seu negócio.

Benefícios do marketing conversacional

Confira os principais benefícios do marketing conversacional.

Otimização o tempo

Com o uso da inteligência artificial é possível otimizar o tempo dos clientes e dos colaboradores. Assim, pode se utilizar chatbot para fazer determinadas tarefas operacionais e permitir que os profissionais tenham mais tempo para se dedicar a atividades que exigem um pensamento mais estratégico.

Maior volume de leads

O marketing conversacional torna possível atender um maior número de pessoas em um menor espaço de tempo. Isso ocorre porque o chatbot tem maior escalabilidade e rapidez durante esse processo, fazendo com que em poucos casos seja necessária uma intervenção humana para o consumidor finalizar a sua compra.

Como consequência, há a redução dos custos com a contratação de colaboradores.

Aumento na produtividade

Ferramentas de marketing conversacional garantem a segmentação e qualificação dos leads, que trazem uma melhor identificação dos clientes em potencial, permitindo focar seus esforços e direcioná-los para aqueles com maior probabilidade de fechar negócio com a sua empresa.

Engajamento da marca

Essa estratégia eleva o nível de engajamento com a marca por meio de diálogos relevantes, onde os clientes passam a interagir mais com a empresa, sabendo que não terão que esperar muito tempo para a resposta.

A boa experiência e a humanização do contato, por sua vez, trazem como benefício a aproximação dos clientes com a marca, melhorando e fortalecendo a imagem da sua empresa.

Fidelização dos clientes

Esse tipo de marketing colabora para a construção e o fortalecimento das relações com os clientes com a marca, que quando aliado a uma boa experiência favorece o aumento e fidelização destes clientes no seu negócio. Também auxilia a formar uma base sólida de consumidores, podendo aumentar o faturamento e gerar defensores da sua marca.

3 passos para aplicar o marketing conversacional no seu negócio

Veja quais são os passos para aplicar essa estratégia na sua empresa.

Atração

Neste passo é importante definir como irá atrair o cliente em potencial para uma conversa, oferecendo uma solução para sua principal dor ou necessidade, atendendo algum desejo específico deste consumidor.

Para isso, costumamos utilizar a personalização para entender o que esse cliente em potencial deseja e em qual etapa da jornada de compra ele se encontra. Se está em dúvida em relação ao preço ou está na página de compra, por exemplo, subtende-se que ele deseja uma proposta para fechar o negócio, ou ainda queira entender mais sobre seu produto ou serviço para definir se atende sua necessidade.

Qualificação

É onde descobrimos se o cliente ficou interessado naquela conversa e deseja ter uma proposta personalizada do seu produto ou serviço, considerando todas as informações coletadas até o momento para identificar se o lead é qualificado e quais são suas necessidades.

Neste segundo passo, é essencial ter em mente que não se deve solicitar dados como CNPJ ou CPF, nem ter uma quantidade exagerada de questionamentos, visto que são duas das maiores causas de desistência durante o processo de atendimento.

Análise

Este passo é a forma de descobrir se você está utilizando a abordagem certa para cada público de seu site e se suas perguntas de qualificação estão alinhadas com as necessidades do seu negócio e do seu lead. Para isso são necessários os dados e saber quais métricas analisar para garantir que estratégia alcance o resultado esperado no seu negócio. 

O marketing conversacional procura estabelecer conexões e diálogos com o público com escala, agilidade e eficiência, e o objetivo de melhorar a experiência dos clientes e os resultados do seu negócio. Assim, é uma oportunidade para que a sua empresa se destaque no mercado.

Como vimos, essa estratégia pode gerar vários benefícios para o seu negócio, visto que o uso da inteligência artificial agiliza o processo de comunicação, aumentando a satisfação e reduzindo o índice de reclamações por conta da demora no atendimento.

Adote essa metodologia e tenha ainda mais resultados durante esse ano.

Se você gostou desse conteúdo, continue lendo no nosso blog e entenda mais sobre a transformação digital.

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