A metodologia squad tem como principal objetivo otimizar toda a experiência dos seus clientes, assim como facilitar todos os processos e tarefas de um negócio.
Essa aplicação traz diversos benefícios para as marcas, como o fortalecimento das equipes, a agilidade na solução de problemas, o aumento de produtividade e outros.
Continue lendo para saber mais e tire suas dúvidas sobre a metodologia squad.
O que é a metodologia squad?
A tradução de squads significa “esquadrão” ou “batalhão”. Dessa forma, trata-se de um método de organização de equipes ou times dentro de uma empresa.
A metodologia squad tem como objetivo principal melhorar a experiência do cliente, bem como de otimizar as tarefas e aperfeiçoar os processos de uma empresa, sendo extremamente útil para marcas que desejam extrair o máximo dos seus profissionais e, com isso, crescer e conquistar mercado.
Os times que seguem essa estratégia têm crescido e se popularizado devido às startups, graças aos seus ótimos resultados, além de grandes negócios, como Spotify, Apple, Google e Microsoft.
A transformação digital, inovação e necessidade de maior agilidade nas tarefas têm impactado o desempenho e resultados de todas as organizações, independente do seu tamanho.
Assim, ter equipes engajadas e eficientes é cada vez mais o objetivo da maioria das empresas, tendo em mente que quando seus colaboradores estão unindo esforços e com alto desempenho, os resultados são mais fáceis de serem alcançados.
Para isso, a metodologia squad pode ser aplicada para unir a equipe que tem diferentes habilidades e experiência, dando autonomia para cada pessoa e permitindo que cada um escolha o melhor caminho para executar suas tarefas.
Dessa forma, é possível unir capacidades distintas, que se complementam, para a busca de objetivos comuns, de forma dinâmica, eficaz e com maior agilidade. Como consequência, há mais agilidade nos processos.
Durante a estruturação da metodologia, os colaboradores precisam entender o seu papel e manter a organização e disciplina, assim como o líder deve ficar atento para ter uma visão geral de todo o processo.
Benefícios da metodologia squad
Veja quais são os principais benefícios da metodologia squad.
Fortalece a união entre equipe
O contato mais próximo e constante gera uma maior fluidez de informações, insights, conclusões e criatividade. Aliado ao fato de que manter um ambiente mais comunicativo fortalece a cultura organizacional com espaço para as pessoas opinarem e tomarem decisões.
Agilidade na solução de problemas
Todas as ideias e tarefas não precisam passar pela aprovação de gestor de forma centralizada. O próprio grupo de squad contém pessoas com conhecimento e habilidades complementares para gerar valor para o cliente.
Sendo assim, a equipe trabalha em alta colaboração e tende a reduzir os ciclos e acelerar o desenvolvimento e o aprendizado sobre o produto ou serviço.
Maior produtividade
Devido às diferentes habilidades e visões de mundo de cada colaborador, as equipes mais unidas conseguem aproveitar melhor os recursos e, assim, promover mais agilidade no dia a dia.
Concede autonomia ao colaborador
Existem pessoas que têm capacidade e autoridade para tomar decisões referentes ao produto ou serviço de sua responsabilidade, o que torna a tomada de decisões mais rápidas e aumenta a capacidade de criação do time. Também permite que os membros do grupo decidam o que fazer, como fazer e como se organizar para isso.
Como estruturar a metodologia squad no seu negócio
Veja quais são os passos para estruturar a metodologia squad:
- Definir o objetivo: esse método é baseado na resolução de problemas específicos, para isso, é essencial que se tenha metas claras e alinhadas.
- Selecionar os profissionais: aliado ao objetivo, é primordial definir quais profissionais são os melhores para desempenhar a atividade pretendida.
- Montar os squads: nessa etapa deve-se definir quantos serão os times e quem serão os líderes de cada squad. É necessário que os gestores tenham uma visão geral do processo e das metas a serem atingidas.
- Mensurar a performance: avaliar a performance é fundamental para detectar possíveis mudanças, seja de alocação de profissionais ou de líderes. Para isso, é preciso ter indicadores bem definidos também.
Como vimos, a metodologia squad mescla os colaboradores de diferentes setores de uma empresa em equipes multidisciplinares com objetivos específicos, assim, setor administrativo, marketing e vendas, por exemplo, não são áreas separadas, mas estão juntas para atuar com autonomia para desenvolver projetos e tomar decisões que estejam alinhados ao objetivo maior da sua empresa.
A metodologia ainda preza pela descentralização, visto que a finalidade do squad é trabalhar de modo a propor soluções multidisciplinares para os problemas. Assim, todo membro do grupo, independentemente de sua área, tem sua relevância e pode contribuir com sua opinião acerca de todo processo realizado no seu negócio.
Por fim, em um mercado com alta inovação, competitividade e agilidade, é importante investir em métodos e ferramentas capazes de alavancar os resultados do seu negócio, além de investir em processos que otimizam a produção de demandas e aceleram a entrega de soluções aos clientes.
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