Inclusão digital em pequenos negócios. Saiba quais são os benefícios e desafios para a empresa! - ABA

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Inclusão digital em pequenos negócios. Saiba quais são os benefícios e desafios para a empresa!

Inclusão digital em pequenos negócios. Saiba quais são os benefícios e desafios para a empresa!

Com o mercado cada dia mais competitivo e acelerado pelas transformações tecnológicas, a inclusão digital se tornou uma realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos, que já utilizam as redes sociais para se relacionar, divulgar e vender seus produtos e serviços.

Ao incluir sua empresa em plataformas digitais, além de trazer novas vendas de clientes que estão a uma maior distância de onde suas operações normalmente ocorrem, você também construirá uma marca com maior reconhecimento e, consequentemente, seus resultados podem se expandir.

A presença no mundo digital deixou de ser apenas uma oportunidade de mercado e passou a ser uma necessidade para garantir a sobrevivência de muitas empresas no mundo atual. 

Este cenário se acentuou ainda mais com a pandemia e com as restrições necessárias para conter o seu avanço, que contribuíram para mudanças significativas nos hábitos de consumo da sociedade.

Em busca de otimização de processos, maior organização, maneiras mais eficientes para se atingir metas, as empresas não se intimidaram e se adaptaram ao novo método digital. Continue lendo e saiba mais.

O que é a inclusão digital?

A tecnologia abriu muitas portas para a melhoria da sociedade. Hoje temos acesso a várias informações que não tínhamos antes e, com elas, transformamos nosso trabalho, nossas opiniões e nossa forma de ver o mundo.

Inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la acessível a um maior número de pessoas. Assim, a qualidade de vida das minorias melhora e novas oportunidades são geradas.

A internet mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e passaram a incluir os canais virtuais na sua jornada de compra.

Para se ter uma noção, uma pesquisa realizada pela All in, plataforma que reúne dados de consumo, mostra que quase 90% dos brasileiros compram online e são cada vez mais adeptos a usar as redes sociais para buscar produtos.

Isso quer dizer que o público que antes era deixado de lado, passa a ser um consumidor com a inclusão digital. São pessoas que podem se expressar com mais liberdade e também consumir produtos que antes não tinham acesso.

Por esse motivo, sua empresa deve ter uma presença digital de qualidade, posicionando-se da forma correta e usando todos os meios digitais para se mostrar relevante e confiável para o seu público-alvo.

Quais os benefícios da inclusão digital?

A inclusão digital rompe barreiras e amplia mercados por facilitar a criação de canais de vendas pela internet, seja pelas redes sociais, pelo próprio site ou por um das muitas plataformas de e-commerce disponíveis, que são muito atraentes para negócios de pequeno porte.

Foi por meio desses canais que muitos empreendedores conseguiram manter as portas abertas durante a pandemia, período que impactou diretamente a economia e o hábito de consumo das pessoas.

Como já falado, outro benefício da inclusão digital é a democratização e acessibilidade para as minorias, transformando a vida das pessoas e o mundo dos negócios.

Vale ressaltar que um dos desafios enfrentados é oferecer uma boa experiência para pessoas com limitações. Portanto, estimular ações e investir em acessibilidade é necessário para tornar o ambiente mais inclusivo para todos.

Além disso, outras vantagens são:

  • mais oportunidades de trabalho,
  • otimização de tempo,
  • maior capacitação e disponibilidade de realizar home office.

Os desafios para pequenas empresas

As empresas têm alguns desafios a superar, um é estar na internet de fato, digitalizando a maior parte dos seus processos, que pode envolver a criação de um perfil no e-commerce, o uso de chatbots para atendimento e a implementação de estratégias de marketing digital, por exemplo.

Outro ponto importante da inclusão digital é compreender as demandas do consumidor moderno e aplicar boas práticas de acessibilidade para que todos os visitantes sejam bem atendidos, convertidos em clientes e, por consequência, fidelizados.

Ou seja, o conceito de atendimento passa também por uma visão digitalmente inclusiva.

Dicas para promover a inclusão digital nas empresas

O empreendedor precisa observar negócios concorrentes e segmentos semelhantes ao seu, buscando compreender se eles já estão informatizados e como estão inseridos e atuando no mercado do ponto de vista digital.

Para isso:

  • Crie plataformas simples de mexer: independente do objetivo, as plataformas digitais precisam ser práticas, tanto para colaboradores quanto para os usuários.
  • Faça conteúdos perceptíveis: a plataforma ideal deve ser simples e acima de tudo, eficiente.
  • Use imagens e textos bem-feitos: legendas informativas e textos interativos são ações simples, mas que geram bastante resultado.
  • Inclua vídeos informativos com legenda: os vídeos estão cada vez mais em alta, sendo utilizados para passar informações; é importante incluir transições e legendas, bem como a descrição do áudio, detalhando o que acontece na tela, pois essa é uma boa forma de abranger deficientes visuais no seu conteúdo apresentado.
  • Presença digital nas redes sociais: investir nas plataformas digitais é indispensável, principalmente, com intuito de aproximar o consumidor da marca.

O sucesso da inclusão digital na empresa não ocorre da noite para o dia. É parte de todo um processo, focado principalmente em estreitar o relacionamento online com seus consumidores e seus potenciais clientes. 

Para isso, não basta apenas ter um site, blog, WhatsApp Business ou estar nas redes sociais. É preciso antes de tudo adotar ferramentas que otimizem todas as ações e tragam resultados para as pequenas empresas.

Curtiu esse conteúdo? Continue lendo no nosso blog e saiba como automatizar os processos da sua empresa.

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